diagnostico organizacional
21 pág.

diagnostico organizacional


Disciplina4 Periodo de Rh Unopar5 materiais35 seguidores
Pré-visualização4 páginas
\ufffdPAGE \ufffd
SUMÁRIO
31.	INTRODUÇÃO	\ufffd
42.	DESENVOLVIMENTO	\ufffd
2.1CARACTERIZAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO............................................................4
2.2 DIFERENÇA ENTRE TREINAMNTO E DESENVOLVIMENTO............................6
2.3 ETAPAS DE UM PROGRAMA T & D....................................................................7
2.4DINÂMICAS DE GRUPOS E JOGOS....................................................................8
2.5SISTEMA DE GESTÃO DE SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO................9
2.6 TIPOS DE LIDERANÇA.......................................................................................11
2.7 TEORIA DOS DOIS FATORES E A TEORIA DA HIERARQUIA DAS NECESSIDADES.......................................................................................................12
3. CONCLUSÃO...................................................................................................15	
REFERÊNCIAS..........................................................................................................16
17ANEXOS	\ufffd
\ufffd\ufffd
INTRODUÇÃO
O presente trabalho foi desenvolvido durante o 4º período do curso de Gestão de Recursos Humanos. O diagnóstico organizacional permite uma visão global do estudo a ser iniciado. Através dele é possível verificar a existência de problemas ou disfunções que estão afetando os resultados da organização, bem como fornecer indicadores para ações interventivas que colaborem com a supressão das queixas. 
A empresa a ser pesquisada será: Amazonas Indústria e Comércio LTDA, com uma Filial em João Pessoa- PB. Na oportunidade, apontaremos a caracterização da empresa onde será realizado o diagnóstico, com o determinado referencial teórico que trará as concepções e as etapas pelas quais segue o processo de diagnóstico, além da estrutura ambiental e dos aspectos humanos observados no diagnóstico. Posteriormente apresentaremos as etapas pela qual se realizou o processo de diagnóstico, bem como as recomendações propostas e análise critica.
DESENVOLVIMENTO
CARACTERIZAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO
A empresa escolhida para realizar o estudo de caso é a Amazonas Industria e Comércio Ltda ,inscrita no CNPJ: 47.959.697/0013-20 e Inscrição Estadual: 16.000.585-0, localizada na BR 101 Km 03 S/n \u2013 Distrito Industrial \u2013 João Pessoa \u2013 PB,com sua Unidade da Paraíba fundada em Janeiro de 1972, atualmente mantemos 282 funcionários trabalhando na unidade da Paraíba ,com salários compatíveis com a Região ,cargos que vão do chão de fábrica aos altos escalões industriais . A Matriz foi fundada em 1947, na cidade de Franca, interior de São Paulo, pelos empresários Thomaz Licursi e Stelio Dante Pucci, o Grupo Amazonas começou como fabricante de componentes em borracha para indústrias de calçados. 
Já na década de 1960 passou a produzir outros componentes, como colas e adesivos, ampliou seu mix de produtos e hoje é um dos principais fornecedores para um amplo leque de indústrias dos setores de móveis, embalagens, colchões, espuma, madeira, gráfico e automotivo. Para a construção civil, produz uma diversificada linha de adesivos e selantes para serem aplicados em todas as fases da obra até o acabamento. Outro segmento de atuação é o de transporte e logística, atendendo clientes de todos os portes em território nacional. 
O Grupo Amazonas é uma empresa de alma jovem, que aposta em tecnologias de ponta e na sustentabilidade.
Pioneiro na produção de saltos sintéticos para calçados, o Grupo Amazonas hoje é um dos maiores fabricantes de componentes da indústria calçadista da América Latina, fornecendo solados, saltos, placas, palmilhas e adesivos para as principais indústrias do setor e os mais importantes fabricantes de calçados esportivos de alta performance.
Apesar de sua ampla experiência em compostos de borracha, já na década de 1960 iniciou a ampliação do seu mix de produtos, com a fabricação de adesivos. Hoje produz mais de 1.400 variedades de adesivos e selantes para os mais diversos segmentos em suas unidades de Franca (SP), Jequié (BA) e João Pessoa (PB), com destaque para construção civil, calçados, embalagens, móveis, estofados, colchões, gráfico e automotivo.
No segmento de compostos de borracha SBR e de TR, o Grupo Amazonas produz em suas fábricas de Franca e Montevidéu, no Uruguai, compostos de borracha extrusados e calandrados, priorizando qualidade do produto, excelência no atendimento técnico e prazo de entrega para atender aos mercados agrícola, automotivo, predial, elétrico, alimentício, calçadista, de mineração, entre outros.
Nas décadas seguintes outros setores da economia seriam abraçados pela empresa. Num período de intenso desenvolvimento do Grupo Amazonas, com a necessidade de aprimorar o transporte e a entrega de seus produtos, surgiu em 1982 a Painel Transporte e Logística.
A Painel teve rápida expansão e hoje atende a 2.000 clientes por mês, movimentando 36 mil toneladas por ano de matérias-primas para indústrias de diversos segmentos e de todos os portes. Tendo a qualidade como ponto essencial em todos os seus serviços, desde dezembro de 2016 faz parte do seleto grupo de empresas avaliadas e aprovadas pelo Sassmaq - Sistema de Avaliação de Segurança, Saúde, Meio Ambiente e Qualidade - que atesta desempenho das empresas que prestam serviços à indústria química.
Outro importante segmento de atuação surgiu em 2010, quando o Grupo Amazonas assumiu o desafio de aliar design e tecnologia para transformar borracha em produtos de moda. Hoje, a empresa atua na fabricação de sandálias de borracha através da Amazonas Private Label e da Amazonas Licenciados, que trabalham com importantes marcas, inclusive a marca própria Amazonas, exportada para mais de 60 países.
 Para dar suporte a todas as áreas de negócios, a companhia conta com aproximadamente 1.200 colaboradores divididos entre as cinco fábricas do Grupo Amazonas: duas em Franca (SP), uma em João Pessoa (PB), uma em Jequié (BA) e uma unidade em Montevidéu, no Uruguai; um Centro de Distribuição na região Sul do país; além de 14 filiais e agências da área de Transporte.
A unidade Amazonas Paraiba é constituída por 282 funcionários divididos da seguinte forma : Gerência ,Supervisores de Produção, Encarregados de Produção , Lideres, Operadores, Quimicos, Manutenção, PCP, Tecnico de Segurança do Trabalho, Contador, RH, Departamento Pessoal e entre outros cargos.
DIFERENÇA ENTRE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO
O Treinamento é o processo de mudanças no comportamento dos colaboradores, visa à aquisição de habilidades relacionadas às tarefas do cargo \u2013 atendendo aos padrões e aumentando a produtividade, aperfeiçoamento de desempenhos e das relações interpessoais. 
O treinamento começa como uma resposta a uma necessidade ou a uma oportunidade em um ambiente organizacional. Os resultados de um treinamento geralmente são satisfatórios e obtidos em curto prazo, por isto, a sua grande aceitação por parte das empresas e dos colaboradores (Boog 2001, p. 78)
Já o Desenvolvimento é um processo de crescimento do indivíduo, e visa explorar o seu potencial de aprendizagem. Oferece-lhe condições e amparo a fim de utilizar suas capacidades e aplicar seus conhecimentos e experiências na prevenção e solução de novas e diferentes situações, é como se preparássemos a pessoa para adquirir uma visão holística sobre a empresa, uma maneira de conduzi-la a um comportamento ativo diante de alguma futura tarefa ou adversidade. Ou seja, é um processo de aprimoramento profissional contínuo. E, de certa forma, impacta também no clima organizacional, já que maximiza o desempenho e melhora os resultados. Porém, é um processo que tem retorno somente a médio e longo prazo, o que dificulta um pouco sua aplicação, salvo se o RH for realmente focado nestes resultados.
Portanto, cabe às empresas, lideranças e área de Treinamento e Desenvolvimento facilitarem
Regina
Regina fez um comentário
Como baixar???
0 aprovações
Carregar mais