Buscar

FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS SIMULADO 2014

Prévia do material em texto

FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
	
	Simulado: CCJ0100_SM_201402064901 V.1 
	 Fechar
	Aluno(a): MAGNA VALADARES BORTOLINI
	Matrícula: 201402064901
	Desempenho: 7,0 de 8,0
	Data: 06/10/2014 21:01:56 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201402079722)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	"A história de todas as sociedades existentes até hoje tem sido a história das lutas de classes. Homem livre e escravo, patrício e plebeu, barão e servo, (...) numa palavra, opressores e oprimidos têm permanecido em constante oposição uns aos outros, envolvidos numa guerra ininterrupta, ora disfarçada, ora aberta, que terminou sempre, ou por uma transformação revolucionária de toda a sociedade, ou pela destruição das duas classes em luta." Karl Marx Segundo Marx, a atual luta de classes, típica da sociedade capitalista se configura entre:
		
	
	Burguesia e Nobreza
	
	Proletariado e Nobreza
	
	Nobreza e Plebe
	 
	Burguesia e Proletariado
	
	Nobreza e Clero
		 Gabarito Comentado.
		
	 2a Questão (Ref.: 201402079723)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	"Há leis tão determinadas para o desenvolvimento da espécie humana como para a queda de uma pedra". "(...) Na ordem natural que devem seguir para tal fim, ou seja, na ordem do grau maior ou menor de suas relações com o homem. Foi assim que a Astronomia em primeiro lugar, a Física em seguida, mais tarde a Química, e em nossos dias enfim a Fisiologia [Biologia], constituíram-se ciências positivas. Esta revolução encontra-se plenamente efetuada em todos os nossos conhecimentos particulares, e tende, evidentemente, a operar-se agora na Filosofia, na Moral e na Política, sobre as quais a influência das doutrinas teológicas e da metafísica já foi destruída aos olhos de todos os homens instruídos, sem que, todavia, sejam ainda fundadas em observações. É a única coisa que falta ao desenvolvimento espiritual do novo sistema SOCIAL". (Auguste Comte, em carta a seu amigo Valat, 1820) Baseando-se no texto acima, quais são os "três estados" nos quais Comte afirma que a sociedade pode passar:
		
	 
	Estado teológico, metafísico e positivo
	
	Estado positivo, teológico e metafísico
	
	Estado antigo, medieval e moderno
	
	Estado teológico, transcendental e metafísico
	
	Estado metafísico, teológico e moderno
		 Gabarito Comentado.
			 3a Questão (Ref.: 201402083074)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Observe a figura abaixo:
 Fonte: http://educacao.uol.com.br/historia/ult1690u7.jhtm
Sobre o surgimento da Sociologia como ciência:
 I - Foi o resultado de novas configurações sociais resultantes da instalação definitiva do capitalismo.
II- Surge espontaneamente como uma reflexão sobre a organização SOCIAL.
III - É resultante das mudanças sociais que se instalaram com a ascensão da ideologia burguesa.
IV - Surge a partir de uma sociedade onde os estratos sociais se definem pelo clã e pela propriedade fundiária.
V - Se dá no contexto do Positivismo que pretende sanar o caos SOCIAL existente.
Após análise das afirmativas, marque a única alternativa correta:
		
	
	I, II, e IV
	
	II, III, IV
	 
	I, III e V
	
	II, III e V
	
	I, II, e V
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201402084535)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Augusto Comte é considerado o criador do termo sociologia e um dos fundadores de uma nova corrente de pensamento SOCIAL, o Positivismo, e uma nova ciência social, a Sociologia. Quais as correntes de pensamento que influenciaram o Positivismo de Comte?
I. Formalismo;
II. Cientificismo;
III. Darwinismo SOCIAL;
IV. Organicismo;
V. Funcionalismo.
Marque a alternativa correta: 
		
	
	III, IV, V
	
	I,III,IV
	 
	II, III, IV
	
	I, IV, V
	
	I,II,III
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201402082952)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Observando os modelos clássicos da análise e compreensão da sociedade e das instituições sociais, podemos concluir que o darwinismo SOCIAL consiste em:
		
	
	os vários processos relacionados às idéias de Darwin.
	
	a crença de que a relação existente entre as diversas partes que compõem a sociedade é semelhante à relação que guardam entre si os órgãos de um organismo vivo.
	
	a primeira corrente teórica sistematizada do pensamento sociológico.
	
	a evolução da morfologia social.
	 
	a aplicação das idéias evolucionistas de Darwin às sociedades.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201402085862)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	O conceito de dominação é central na sociologia de Max Weber. O autor construiu três tipos puros de dominação explicitando os fundamentos que tornam legítima a autoridade ou justificam a dominação de cada tipo, válidos em diferentes contextos históricos. Segundo esse autor, com relação à dominação legal racional, qual das afirmativas subsequentes é correta?
		
	
	A legitimidade da dominação legal racional encontra-se na crença de que o poder de mando tem um caráter sagrado ou herdado do passado.
	
	O ordenamento da dominação legal racional está fixado na tradição e sua violação seria uma afronta à legitimidade do dominante.
	
	A legitimidade do mando se dá em razão das qualidades excepcionais de um(a) líder.
	 
	Os aparatos burocráticos, na modernidade, só atrapalham a dominação legal racional, cuja legitimidade deve ser buscada na confiança no chefe.
	 
	A dominação legal racional legitima-se na crença na validade do estatuto legal, da competência funcional e em torno de autoridades baseadas em uma ordem impessoal.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201402084062)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Sobre a sociologia, como ciência que investiga as relações humanas em sociedade, é CORRETO afirmar que:
		
	
	A sociologia é o estudo da vida SOCIAL humana, dos grupos humanos e das sociedades. O objeto de estudo é restrito à análise de algumas situações sociais específicas.
	 
	A sociologia é o estudo da vida SOCIAL humana, dos grupos humanos e das sociedades. O objeto de estudo são os grupos sociais, a divisão da sociedade em classes, a mobilidade SOCIAL , bem como os processos de cooperação, competição e conflito na sociedade.
	
	A sociologia é o estudo da vida social humana, dos grupos humanos e das sociedades. O objetivo da sociologia é apresentar visões particulares de mundo dos sociólogos.
	
	A sociologia é o estudo da vida social humana, dos grupos humanos e das sociedades. O objetivo é estudar as relações sociais e as formas de associação, não considerando as interações que ocorrem na vida em sociedade.
	
	A sociologia é o estudo da vida social humana, dos grupos humanos e das sociedades. O objeto de estudo é o comportamento dos indivíduos como seres sociais e não sociais.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201402085203)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	No que tange às diferenças entre Ciências Sociais e Ciências Naturais é correto afirmar que:
		
	
	O cientista social faz uso do laboratório para realizar as suas pesquisas.
	
	O cientista natural é o único que faz uso de hipóteses em seu trabalho de investigação.
	
	As Ciências Naturais possuem um grau de dificuldade de elaboração superior às Ciências Sociais.
	
	As Ciências Sociais não conseguem ser objetivas por conta da subjetividade do pesquisador.
	 
	As ciências naturais podem ter resultados iguais provados por dois pesquisadores distintos em locais diferentes.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201402089918)
	
	 
Veja os quadrinhos abaixo:
 Enunciado de maneira menos formal, etnocentrismo é o hábito de cada grupo tomar como certa a superioridade de sua cultura. "Todas as sociedades conhecidas são etnocêntricas". "A maioria dosgrupos, senão todos, dentro de uma sociedade, também é etnocêntrica". "Embora o etnocentrismo seja parcialmente uma questão de hábito, é também um produto de cultivo deliberado e inconsciente. A tal ponto somos treinados para sermos etnocêntricos que dificilmente qualquer pessoa consegue deixar de sê-lo". Fonte: HORTON, P. B. & HUNT, C. L. Sociologia. Tradução de Auriphebo Berrance Simões. São Paulo: McGraw-Hill do Brasil, 1982. p. 46-47. A partir das informações prestadas e da leitura dos textos sugeridos, responda se, de acordo com a história em quadrinhos protagonizada por Hagar e seu filho Hamlet, pode-se afirmar que a postura de Hagar é etnocêntrica ou relativista? Justifique.
		
	
Sua Resposta: etnocentrismo. o grupo é tomado como centro de tudo e todos os outros são pensados e sentido atraves do nossos valores, nossos modelos.
	
Compare com a sua resposta:  
Proposta sugestiva de resposta. O aluno deve avaliar como etnocêntrica e justificar a sua escolha de forma coerente.
		
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201402082065)
	
	Em 1920, o reverendo Joseph Singh viajava numa missão espiritual pela Índia quando soube da lenda de duas meninas que viviam com uma matilha daqueles animais. Intrigado, partiu atrás delas. Ao encontrá-las, ficou impressionado: ambas andavam de quatro e, antes de sair da caverna em que se escondiam, colocavam só a cabeça para fora e olhavam desconfiadas para os lados. Capturadas, foram encaminhadas ao orfanato da cidade indiana de Midnapore. O reverendo Singh, que as criou junto com sua mulher, era o diretor da instituição. Kamala tinha cerca de 8 anos e Amala, apenas 1 ano e meio. Carnívoras, bebiam água lambendo e tinham horror à luz. Passavam o dia todo arredias, mas à noite uivavam e grunhiam. A menor sobreviveu dez meses longe dos bosques e morreu, um ano depois, de nefrite (inflamação nos rins). Foi quando Kamala chorou pela primeira vez desde que chegara ao orfanato. (Por Flávia Ribeiro  http://historia.abril.com.br/comportamento/humanos-criados-como-animais-coracao-selvagem-434572.shtml )
 Será que o homem já nasce pronto?  Analise o caso das meninas Amala e Kamla procurando responder a pergunta anterior através das contribuições da Antropologia para o estudo das culturas.
 
Fundamentos de
 
		
	
Sua Resposta: o homem não nasce pronto, ele precisa do convivio em sociedade para aquirir ccomportamentos sociais.
	
Compare com a sua resposta: O homem não nasce pronto. O homem precisa do convívio em sociedade para adquirir comportamentos sociais. As Antropologia considera que os habitos, os costumes e as tradições irão modelar o homem de acordo com o contexto SOCIAL no qual ele está inserido.

Outros materiais

Perguntas Recentes