Buscar

DP TERAPIA ASSISTIDA POR ANIMAIS

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Terapia assistida por animais.
Este projeto está sendo implantado em caráter experimental, que terá como foco nesta classe reintegração social, trabalhar a disciplinar comportamental, dificuldade em aprendizagem e concentração.
Terá duração de 2 meses, participação em sala por 3 vezes por semana, com duração de 30 minutos e o cuidado aos finais de semana.
Mapeamento do perfil da turma.
Nome da escola: Alegria do saber
Série: 2º ano A
Números de alunos: 18
Meninos: 06
Meninas: 12
Descrição do perfil da turma: Turma interessada mas com dificuldade de concentração.
Ao chegarem à escola, os alunos são organizados em fila, oram e cantam antes de ir para suas respectivas salas.
Será aplicado este projeto sobre uma turma do fundamental I, 2º ano.
É uma classe formada por 6 meninos e 12 meninas. De modo geral a turma é muito entrosada e interessada, desenvolvem e finalizam todas as atividades, mas mesmo sendo uma turma pequena, existem exceções no ato das atividades a serem desenvolvidas e finalizadas por 3 alunos. Tem bom relacionamento uns com os outros, eles se auxiliam. Sendo uma sala com maioria meninas, a conversa é um dos maiores problemas a serem trabalhados com esta turma. 
Alguns ainda apresentam dificuldades para ler e suas escritas não são legíveis. Em modo geral as criança dessa turma são consideradas "comportamento normal".
Apresento aoprojeto nossos alunos com um destaque maior para o projeto:
Carlos Eduardo Freitas, 8 anos de idade.
Pedro Santos, 7 anos e meio de idade.
Milena Rodrigues, 8 ano de idade.
Carlos Eduardo é uma criança que possui um emocional oscilatório, quando contrariado se transforma em uma criança traquina(Buliçoso, inquieto, travesso, turbulento - dicionário michaelis), tudo precisa ser da sua maneira.
Um dia em sala de aula, estava sendo ministrada uma aula de inglês com cores, o livro continha um desenho(cesta de frutas) e abaixo da gravura, frases orientando a pintura do mesmo.
- Pinte a laranja de rosa, o abacaxi de roxo, ... .
O foco da atividade era levar o aluno a saber verdadeiramente quais cores eram essas, independente da cor real de cada fruta. Bem, o Carlos Eduardo não aceito o fato do livro estar "mentindo", frase esta, usado por ele. Ajoelhei, peguei em sua mão, expliquei a intenção da atividade de maneira clara para sua compreensão, mas, de nada adiantou. Levantou-se, jogou o livro no chão, eu já em pé, lançou se sobre as minhas pernas gritando, agredindo seus amigos, não deixando os outros concluírem suas atividades. Não sendo possível controlar seu emocional, foi encaminhado à direção.
Pedro Santos é uma criança muito inteligente com uma capacidade de assimilação rápida, com isso sobra à ele tempo, muito tempo. Ele não consegue ficar sentando por um longo período e para atrair sua atenção é preciso muita criatividade. Ele de 
repente solta gritos, canta, se esquecendo que esta em sala de aula, quando não bate em seus colegas de sala.
Milena Rodrigues é uma criança meiga, carinhosa mas sempre está se isolando dos amigos, ela não participa das aulas lúdicas e tem dificuldade para ler e escrever e executar as atividades.
Implementação do projeto.
O animal escolhido para o projeto TAA da escola foi o cachorro, serão dois, o Coquinho e a Sapete. Com esses animais, aprendemos mais sobre carinho, amizade, respeito, companheirismo e disciplina. 
O TAA ajuda a motivar as crianças para as atividades escolares, físicas, pedagógicas e comportamentais.
Foi pensado em duas atividades, uma desenvolvida no período normal de aula e a outra atividade com a permissão e colaboração dos pais desenvolvida aos finais de semana. 
O cachorro não podendo ser levado para casa, foi pensado em uma atividade que pudesse trabalhar o interesse e a disciplina das crianças, assim, sendo criado o "Cuidador", será elaborado uma escala de horários e dias para o cuidado com os cães na própria escola, que também se disponibilizará para a execução deste projeto. 
A aplicação em sala, será observar o adestramento e junto com o adestrador dos cachorros os alunos, aprenderão a importância de um professor para o ensino, pedagógico e social.
Colocando a mão na massa, e aplicando os conteúdos a serem trabalhados.
Produção da planilha de horário e dias para o cuidado com os cachorros. Objetivo: melhorar a escrita e leitura.
Em sala: o toque, a observação, a curiosidade serão ferramentas focadas para trabalhar a agressividade, o concentração, respeito e a autodisciplina.
Ao final de semana: a obrigação de cuidar será usada como ferramenta em tais assuntos: Compromisso, inclusão, respeito e disciplina.
Primeiro será passado para os alunos o projeto, e a turma junto com a professora discutirão a importância em adestrar o cachorro e quais são os benefícios que serão adquiridos com esta atitude. Como é o comportamento de um cachorro bom e um cachorro ruim?, E a partir daí já trabalhar a escrita e leitura, todos os alunos em uma folha especial deverão escrever sua opinião, já incentivando-os a escrever de forma legível e bonita. 
O cachorro deve fazer suas necessidades em um único lugar;
O cachorro não deverá latir dentro de casa, da escola;
O cachorro não poderá morder seus amigos(alunos);
O cachorro deverá andar próximo do aluno nos dias de passeio;
O cachorro aprenderá a brincar sem machucar a criança;
O cachorro aprenderá a tomar banho sem fazer bagunça.
Conclusão geral de objetivos a serem alcançados.
Com um projeto longo e bem intenso, temos como objetivo geral ver nos alunos, uma perseverança maior para a exceção das atividades, interesse e um aumento na criatividade delas, levando em consideração que será ensinado a elas, maneiras diferentes de se cuidar de um animal. Disciplina comportamental, dificuldade no aprendizado e concentração.
Objetivos específicos:
Reintegração social - como o trabalho vai ser executado por equipe, fará com que aquele aluno que se exclui se sinta parte do projeto; o aluno que tem auto grau de higienização, compreenda o mundo dos animais e não sinta mais com nojo.
Disciplinar - vendo nos animais a importância das regras inseridas pelo adestrador, a disciplina em cuidar do animal aos finais de semana, se sentir parte do resultado positivo obtido por todos eles no adestramento dos cães. Aplicar o autoquestionamento. O que eu, aluno, posso fazer para melhorar o desempenho da turma, do grupo, da equipe e dele próprio.
Concentração - como animais são possíveis de toques, carinhos, afetividade. Conduzirá a própria criança a agir com mais cuidado, atenção, levando-os a observação constante. 
Dificuldade no aprendizado - utilizando da mesma ferramenta para a concentração e também a própria dificuldade do animal para a execução das atividades, poderemos trabalhar a persistência, a vontade e mostrar que ter dificuldade é normal mas precisamos ir além e conseguir aprender.
Bibliografia
http://www.cantinhoeducativo.com.br/2013/06/modelo-de-relatorio-sobre-o-perfil-da.html#axzz3DED1JGrE

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais