Buscar

Avaliação Final administração de recursos humanos

Prévia do material em texto

QUESTÃO:
1. Nossas emoções possuem grande influência para o sucesso da nossa vida pessoal e profissional. As emoções nos auxiliam na tomada de decisão, podem nos prevenir de algumas situações que poderiam ser perigosas, ajudam na comunicação com as outras pessoas etc. É necessário identificarmos nossas emoções e saber lidar com elas, ou seja, temos que ter inteligência emocional, para que as emoções sejam nossas aliadas na busca pelo sucesso. Diante disso, descreva o papel das emoções no ambiente corporativo e qual a influência da inteligência emocional neste cenário.
RESPOSTA ESPERADA: 
O modo como agimos nas diversas situações é tão importante quanto a capacidade técnica de dar respostas. Nossa reação a estas situações está ligada ao nosso emocional. As emoções são poderosas fontes motivadoras e de orientação, podendo nos proporcionar força pessoal, sabedoria intuitiva etc., elas são ferramentas eficazes para o nosso desenvolvimento diário. A pessoa que possui inteligência emocional, que sabe identificar suas emoções e utilizá-las da melhor forma terá mais chances de sucesso, pois consegue criar automotivação, é uma pessoa proativa, é mais flexível e consegue lidar melhor com conflitos.
QUESTÃO:
2. O conflito é algo comum na sociedade desde os primórdios, ele pode acontecer por diversos motivos, na maioria das vezes por questões de diferenças de opiniões e percepções. Quando falamos em conflitos, geralmente associamos a algo negativo. Contudo, o conflito é importante para o amadurecimento da sociedade e possui um lado positivo. Diante disso, descreva três pontos positivos ocasionados pelo conflito.
RESPOSTA ESPERADA: 
Diante de um conflito, os membros envolvidos estimulam-se para buscar soluções criativas, inovadoras e eficazes para resolver um problema ou realizar uma tarefa.
O conflito proporciona ligação entre os membros envolvidos, pois é possível identificar sentimentos comuns aos membros.
O conflito proporciona a atenção aos problemas existentes, possibilitando que sejam evitados problemas maiores.
QUESTÃO:
3. As mudanças fazem parte da nossa vida, porém as pessoas e as organizações, na maioria das vezes, são resistentes a elas, pois a mudança as obriga a sair da sua habitual zona de conforto. Para que a mudança aconteça e proporcione o resultado desejado, ela deve obedecer a um ciclo. Cite as etapas deste ciclo de mudança, descrevendo três delas.
RESPOSTA ESPERADA: 
As etapas são insatisfação, curiosidade, aprendizagem, inquietação, inovação, renovação, atuação.
Insatisfação: a mudança gera a insatisfação das pessoas envolvidas, pois será necessário fazer algo novo.
Curiosidade: a mudança traz coisas novas e, com isso, vem a curiosidade de conhecer este algo novo, diferente.
Aprendizagem: para mudar, é necessário ter novos conhecimentos, buscar informações.
Inquietação: pelo fato de a mudança causar insatisfação do indivíduo, ocorre a inquietação, que proporciona a busca de soluções.
Inovação: mudar proporciona novas soluções de maneira criativa e inovadora.
Renovação: é necessário se reinventar, mudar nossa visão e se entregar às mudanças.
Atuação: as pessoas devem colocar energia, determinação e acreditar nas suas ideias para produzirem mudanças.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes