Buscar

Correção do Questionário de revisão

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questionário de revisão
Cite e explique as características e as fontes o direito arcaico.
Características:
Direito não escrito, conservado pela tradição.
Unicidade, cada comunidade possuía suas próprias regras. Pouco contato com os outros, salvo situação de guerra.
Diversidade: as regras não só se diferenciavam por serem de comunidades diferentes, mas por serem de conteúdo diferente
Influência da religião: o direito estava subordinado às crenças transmitidas pela tradição. Não havia uma separação clara entre o ilícito e o pecado.
Direitos em nascimento: não havia uma separação entre direito e o que não é direito, entre o jurídico e o não jurídico. Se bem que isso é relativo.
Concretude: continha regras específicas
Coletivismo: visa a proteção do grupo.
Fontes:
Costumes: a religião colaborava para imposição 
Preceitos verbais emitido pelos chefes de tribos ou clãs – autoridade
Decisões reiteradas utilizadas pelos chefes e anciãos para resolver conflitos semelhantes.
Cite e explique as fases da organização política das Cidades-Estados da Grécia Antiga.
Monarquia: As Cidades-Estados surgiram através de uma unificação das tribos a partir da figura do Basileu (Rei).Séc. X-IX A.C.
Aristocracia: A Aristocracia (governo dos “melhores”) ocorre na medida em que a nobreza, que havia cedido por ao Rei, no processo de criação das Cidades, o recupera. Sécs.VIII-VII A.C.
Oligarquia: A Oligarquia (governo de poucos) com a minoria que possuía riqueza (novo grupo formado por comerciantes e militares) passou a governar.Sécs. VI-V AC
Democracia: Em Atenas temos o governo do povo (cidadãos – homens, casados, proprietários, etc) Séc. V
Caracterize o direito dos impérios orientais.
Impérios orientais reuniam diversas outras sociedades
Cidades que submetem as demais (e o campos a sua volta) pelo poder militar
Sociedades rurais. Mas as cidades centralizam recursos e poder.
Surgem redes de administração, especialmente, cobrança de tributos e manutenção da paz.
As comunidades dominadas viviam de acordo com as próprias regras
Justiça real central. 
O Rei escolhido pela divindade julga e decide os casos importantes.
O Rei cria o direito (positivo) por mandato divino.
Explique o conceito de direito para os romanos.
Para os romanos o direito era o justo, a conduta que dá a cada um o que é seu. O direito tem um caráter moral (ético), visando o bem, qual seja, a justiça. 
Explique o processo formular
O processo formular teve origem pela Lex Aebutia (149-126 a.C) e confirmado pela Lex Julia (17 a.C). Ele era presidido pelo pretor, magistrado eleito com a função de administrar a justiça.
 O processo tinha duas fases, uma chamada in iure que ocorria perante o pretor e outro in iudicium que ocorria perante juiz ou árbitro, nomeado pelo pretor. 
In iure: O pretor analisava o caso e verificava se o mesmo estava previsto no edito (discurso que o mesmo fazia no início do mandato, no qual informava, dentre outras coisas, os casos que seriam julgados), em caso negativo ou o processo encerrava, ou pretor, por entender a relevância do caso, fazia um edito repentino, permitindo o julgamento do novo caso. Neste último caso, e quando o caso estivesse previsto no edito, as partes firmavam com pretor um negócio jurídico processual chamado litiscontestatio no qual ficavam fixados os pontos incontroversos (sobre os quais havia consenso entre as partes) os pontos controversos (sobre os quais as partes discutiam), a norma de julgamento e a nomeação do juiz (que não era um magistrado, mas um cidadão respeitado). 
In iudicium: Na segunda fase o juiz analisava a prova e julgava o caso de acordo com o indicado pelo pretor.
Explique a distinção entre domínio direto e domínio útil nas relações feudais.
O domínio direto era do senhor feudal, o qual era o proprietário, recebendo do vassalo uma retribuição chamada censo ou foro. O domínio útil era do vassalo, que poderia utilizar a terra para produzir.
Explique a o pluralismo jurídico medieval.
Mais de um sistema jurídico valia sobre um mesmo território. Em especial, o direito dos bárbaros valia para as pessoas de origem germânica (bárbara) e o direito romano dos bárbaros para as populações romanas ou latinizadas (influenciadas pela cultura romana). 
Caracterize o papel do Estado e da Lei no Direito Moderno
O Estado centraliza a produção do direito e aplicação do mesmo, tendo o monopólio do uso da força em seu território. O direito deixa de ter base pessoal como na Idade Média e passa a ter uma base territorial surgindo o Monismo Jurídico (só um sistema jurídica valendo no território). A Lei passa as ser a principal fonte do direito sendo expressão da racionalidade vontade geral
Qual a importância do individualismo para o Direito Moderno?
O individualismo é uma característica fundamental da Modernidade. Os seres humanos deixam de ser vistos como criaturas divinas para serem vistos como seres auto-interessados que só se responsabilizam perante os demais quando consentem neste sentido, por exemplo, através de um contrado. Por isso, o direito se separa da moral, de modo que esta trataria das questões internas, que dizem respeito exclusivamente ao indivíduo e o direito das questões internas, que dizem respeito ao efeito das ações individuais sobre os demais.
Explique o fenômeno da descodificação do direito civil no Brasil.
No início do séc. xx o código civil era o centro do direito privado no país, relacionado com um modelo de Estado Liberal, em que este não intervinha na economia e nas relações entre os particulares, eis que considerava uma igualdade formal. Entretanto no decorre do séc. XX nós temos a compreensão de um Estado de Bem-Estar Social, ou Social em que o estado busca a igualdade material através do direito. Assim, o código vai perdendo a centralidade, surgindo microssistemas que vão tratar de relações entre indivíduos que não são considerados iguais em suas condições sociais como o direito do trabalho, direito do consumidor, da criança e adolescente, etc., além é claro, da própria constituição de 1988.
Quais as características do direito como ordenamento jurídico? Cite e explique.
Hierarquia: As normas estão organizadas de maneira hierarquizada existem normas superiores e inferiores;
Unidade: As normas de um formam um sistema jurídico só, eis que possuem um fundamento de validade comum, a constituição.
Sistematicidade: antinomias, conflitos entre normas são solucionados por meio de critérios como o da lei superior, o cronológico de modo a permitir que o sistema possa orientar a conduta.
Pretensão de completude: lacunas são falhas na lei, situações juridicamente relevantes, mas que não são regradas pelo sistema. O sistema jurídico se pretende completo, prevendo soluções para o caso de não haver regras específicas.
Quais os elementos do direito como faculdade? Cite e explique.
Titulares: beneficiário (sujeito ativo) e aquele que suporta exercício (sujeito ativo). Podem ser titulares as pessoas naturais e jurídicas e ente despersonalizados aos quais o sistema atribui a condição de sujeito de direito. Discute-se a questão dos animais.
Conteúdo: Faculdade atribuída ao sujeito ativo, por exemplo, o direito de cobrar uma dívida e ônus do sujeito passivo, por exemplo, o dever de pagar a dívida.
Objeto: O bem jurídico tutelado pelo direito subjetivo, por exemplo, a liberdade de locomoção no direito ao habeas corpus.
Ação: Direito do sujeito ativo de ir ao judiciário buscar a efetividade do seu direito.
Quais os elementos da Justiça? Cite e explique
Igualdade: A justiça se dá entre membros iguais da comunidade
Alteridade: A justiça se dá na relação com o outro, de tal modo que o sujeito não pode ser justo nem injusto consigo mesmo.
Legalidade: Os critérios da justiça são definidos pela Lei.
De acordo com o positivismo jurídico, como o direito se diferencia da moral?
De acordo com o positivismo direito diferencia-se da moral apenas porque as suas (do direito) podem ser impostas coercitivamente, o mesmo não acontecendo comas da moral.

Outros materiais