Buscar

prova final discursiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

3. Avaliação Final (Discursiva) - Individual e sem Consulta (415459) -Sociedade, Educação e Cultura (HID10)
 Prova: 6705888
QUESTÃO:
1. As discussões em torno do conceito e tema "cultura" e as manifestações/expressões culturais têm sido variadas. Muitas delas englobam aspectos econômicos, políticos, intelectuais e sociais da produção cultural. As discussões quanto ao multiculturalismo, por sua vez, ganharam mais força a partir da queda do Muro de Berlim e com o início da globalização. Contudo, as relações e as diferenças culturais entre diferentes grupos e povos têm se evidenciado nitidamente de forma excludente. Diante deste cenário, disserte sobre as contribuições que o multiculturalismo pode fornecer à nossa época.
RESPOSTA ESPERADA:
O multiculturalismo atua no sentindo da convivência e coexistência respeitosa das diferenças que existem entre os indivíduos e os grupos sociais no interior das diferentes sociedades. 
Compreende que as manifestações culturais são diferentes entre si, mas, antes de mais nada, estas diferenças precisam ser asseguradas no que diz respeito à sua representatividade e expressividade, desde as manifestações minoritárias até as majoritárias. 
O multiculturalismo propõe também uma visão da vida que integra a criação, a produção, a comunicação das manifestações culturais, na qual cada indivíduo transcende as dimensões de sua própria formação e universo cultural, favorecendo as percepções de ver, sentir e interpretar através das diferentes expressões culturais.
QUESTÃO:
2. Ao longo da Idade Média prevaleceu a concepção e a explicação de mundo teocêntrica de sociedade. A partir do Renascimento e principalmente durante a época Moderna, esta concepção foi gradualmente sendo substituída pelo Antropocentrismo, provocando mudanças e transformações profundas nos modos de o homem compreender e agir consigo mesmo, em sociedade e diante da natureza. Diante disto, descreva as características que foram responsáveis pelas mudanças e transformações de concepções de mundo da época.
RESPOSTA ESPERADA:
O homem desse período esteve menos preocupado com as questões religiosas, em especial com a religião católica, com os dogmas, com a fé e a salvação, e valorizou mais as capacidades de investigar a realidade da natureza, na tentativa de descobrir seu funcionamento, raciocinar, criar métodos investigativos, conhecer e transformar a realidade no seu entorno.

Outros materiais