Buscar

Fundamentos Exercício

Prévia do material em texto

Como a Antropologia pode auxiliar a sua ciência?
R = Através do aprimoramento de métodos e classificações humanas.
Quais os períodos de evolução da ciência antropológica em busca da definição do seu objeto?
R = A Antropologia é a ciência que estuda o homem, sua evolução biológica ou física, cultural e social. Embora tenha sido consolidada como disciplina científica apenas no século XIX, suas raízes encontram-se alguns séculos antes com a “descoberta” de outros povos pelos descobridores e desbravadores. Assim, podemos dividir a história, ou evolução, da Antropologia de acordo com os seguintes períodos:
Dos séculos XVI-XIX deu-se o período da “Literatura Etnográfica” quando predominaram os relatos sobre viagens onde eram mencionadas as características dos povos “descobertos” constituindo uma descrição de sua língua, raça, religião. As descrições eram feitas geralmente por missionários, viajantes, exploradores, etc. As características físicas e sociais de povos
diferentes eram tratadas em conjunto nas teorias sobre “raças”;
No fim do século XIX surge o “Evolucionismo Social” também chamado de “Racismo Científico” (por inserir o conceito de raça superior ou inferior) ou “Darwinismo Social”. É
desenvolvido o conceito de que as sociedades evoluem de um estado mais “primitivo” para outro mais “civilizado”, porém é nesse período que sai de cena o conceito de “raça” substituído pelo de “cultura”;
Ainda no século XIX surge a “Escola Sociológica Francesa” onde são definidas as regras do método sociológico (Émile Durkheim) e conceitos como a busca pelo “Fato Social Total”, as representações coletivas, etc.;
No início do século XX o estudo das características sociais e culturais dos povos ganhou o nome de “Antropologia Social” na Inglaterra, “Antropologia Cultural” nos EUA e “Etnologia” na França, chegando ao patamar de disciplina científica autônoma.
Na década de 20, é a vez da corrente teórica do “Funcionalismo” segundo a qual os valores sociais e culturais devem ser compreendidos. É nesta fase que predomina a ênfase no trabalho de campo;
Na década de 30 predomina o “Culturalismo Norte-Americano” onde há a ênfase na identificação de padrões culturais (estilos de cultura);
Nos anos 40, surge o “Estruturalismo” (do qual fez parte Lévi-Strauss) com a distinção entre natureza e cultura, os princípios da organização da mente, etc.;
Nos anos 60, temos a “Antropologia Interpretativa” com profunda inspiração hermenêutica e desenvolvimento da interpretação antropológica;
E, por fim, nos anos 80, a “Antropologia Pós-Moderna” ou “Crítica” com a “politização” da relação “observador-observado” e a crítica dos paradigmas teóricos.
Por que o etnocentrismo define o civilizado como bom e o selvagem como mau?
R = O selvagem é considerado o “outro”, logo ele é desconhecido. E o que é desconhecido é ameaçador e fazendo-o mau.
Como a Antropologia atinge a dimensão cientifica no século XIX?
R= Com a sistematização dos estudos sobre culturas consideradas “exóticas”. No Brasil, a antropologia se desenvolveu através dos estudos de pesquisadores europeus sobre as sociedades indígenas no território brasileiro. A partir da década de 1960, os antropólogos passaram a se dedicar ao estudo de outros grupos culturais e identitários de nossa sociedade, no âmbito antropologia urbana. Assim, os temas antropológicos saíram das margens e passaram a ter visibilidade e reconhecimento do seu papel político. Atualmente, a antropologia está inserida nos debates das grandes questões nacionais e é importante em diversas frentes, como por exemplo, na mediação da relação entre povos indígenas e populações tradicionais com o Estado brasileiro.
Fale sobre porque o índio torna-se objeto privilegiado do olhar antropológico no inicio da descoberta das Américas.
R= Porque havia muita discussão sobre a origem dos índios: uns acreditavam que eram descendentes de tribos perdidas de Israel, outros duvidaram até que fossem humanos. Era algo absolutamente desconhecido e assim trazendo tanto interesse.
Segundo o texto de Roberto Cardoso, quais são os elementos presentes no olhar, enquanto olhar antropológico ?
R= Motivações, volições e necessidades que em todos os casos constituem-se como inerentes à atividade humana, impossibilitando a pura neutralidade. Esse esquema conceitual, no entanto, ganha um aspecto positivo nessa elaboração de Oliveira, uma vez que é justamente tal arcabouço intelectual que caracterizará o olhar antropológico, diferenciando-o de outros olhares. Um olhar domesticado teoricamente, um olhar sensibilizado da realidade humana- social.
Como surgem as ciências sociais? Que necessidades estão presentes para que esse conhecimento se concretize como ciência?
R= Ciências Sociais se constituem como um universo autônomo, isto é, distinto de outras formas discursivas (senso comum, religião, política, filosofia, literatura, etc.)
Qual o método cientifico da antropologia?
R= A Etnografia; É a ciência que descreve os modos de vida da espécie humana: os sistemas de significados culturais de um determinado grupo.
Ela exige de quem está pesquisando, habilidades de despir-se de seus valores e interesses pessoais.
Por que a relativização consegue combater o olhar etnocêntrico?
R= Por Ver as coisas do mundo como a relação entre elas. Ver que a verdade está mais no olhar do que naquilo que é olhado. Relativizar é não transformar a diferença em hierarquia,
em superiores e inferiores, ou bem e mal, mas vê-la na sua dimensão de riqueza por ser diferença.
Combate quando deixamos de lado essa visão preconceituosa e aprendemos a ver o outro somente como diferente.
Por que a antropologia abandona o pensamento positivista para compreender a realidade?
R= A corrente positivista pressupõe mais uma ideia de etapas, onde partiria de um pensamento primitivo/inferior, para um pensamento mais complexo, e essas etapas, que são quatro, estão representadas em Comte. Sobretudo, esse conceito de estrutura social, pode-se dizer que ele começou a se fundar em Durkheim, e "terminou" Lévi-Strauss, que perpassa por Mauss, é a famosa escola francesa do pensamento antropológico. Então, segundo essa escola pode-se definir estrutura social, toda organização social, tribos, clãns etc, que por meio das micro relações, estabelecem regras e significados para todas as instâncias da vida em sociedade, o privado e o público, o sagrado e o profano, o puro e o impuro etc, sendo que quando uma se mistura com a outra, acaba se tornando um "tabu". Ou seja, é todo esse conjunto de relações, que estabelecem a ordem, e constitui a permanecia da sociedade em questão.
11) ?
12) ?
O que é cultura e como ela está presente em nosso cotidiano?
R= A cultura é aspectos aprendidos que o ser humano, em contato social, adquire ao longo de sua convivência. Esses aspectos, compartilhados entre os indivíduos que fazem parte deste grupo de convívio específico, refletem especificamente a realidade social desses sujeitos. Características como a linguagem, modo de se vestir em ocasiões específicas são algumas características que podem ser determinadas por uma cultura que acaba por ter como função possibilitar a cooperação e a comunicação entre aqueles que dela fazem parte.
A cultura possui tanto aspectos tangíveis - objetos ou símbolos que fazem parte do seu contexto
- quanto intangíveis - ideias, normas que regulam o comportamento, formas de religiosidade. Esses aspectos constroem a realidade social dividida por aqueles que a integram, dando forma a relações e estabelecendo valores e normas.
Esses	valores	são	características	que	são	consideradas desejáveis ou indesejáveis no comportamento dos indivíduos que fazem parte de uma cultura, como por exemplo o princípio da honestidade que é visto como característica extremamente desejável em nossa sociedade. Ela está presente quando, por exemplo, comemoramos a festa de São João. :)
Como a antropologia analisa os limites entre o normal e o anormal?
R= O normal e o anormal tem sido definidos ao longo dos anos deacordo com os comportamentos comuns e generalizados de uma população, em detrimento dos comportamentos não usuais de alguns indivíduos frente a esta população.
O normal é o que se repete com certa frequência, o anormal, o que foge da regra e do padrão dos acontecimentos.
Quais as questões antropológicas presentes no filme Flor do Deserto?
R= Questões biológicas; Waris uma mulher diferente no cenário de Londres. Etnocentrismo presente quando Waris imagina que todas as mulheres eram circuncisadas, assim como na sua cultura. Assimilação quando Waris se torna uma grande modelo.
Entre outras questões.
16) ?
Como o Roberto da Matta expõe a construção da identidade no texto “ Tem Pente Ai? “
R= Um dos preços da masculinidade, mostra DaMatta, é a eterna vigilância das emoções, dos gestos e do próprio corpo.
É impossível pensar nas particularidades da cultura brasileira sem compreender as diferenças entre homens e mulheres e o peso que o comportamento sexual tem para as construções da ideia de feminilidade e de masculinidade. E também para a estigmatização daqueles que se afastam dos modelos de gênero hegemônicos.
O que é determinismo biológico e determinismo geográfico?
R= O Determinismo Biológico atribui as capacidades físicas e psicológicas do ser humano à sua etnia, nacionalidade ou o grupo ao qual pertence.
O Determinismo Geográfico considera que as diferenças entre as tribos não podem ser explicadas pela limitação do seu meio ambiente.

Continue navegando