Buscar

Manejo dos bezerros do nascimento á desmama

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Manejo dos bezerros do nascimento á desmama
	 A atividade de cria começa quando? Começa na concepção. Bom falar aqui dos animais desde quando nasceram ate o dia que forem desmamar. Durante a fase de cria, é a fase que mais se concentra as perdas, e alguns trabalhos citam ate uma perda de ate 15%, de econômicas (investe e não tem retorno) e não de mortalidades dos animais. Perdas eu falo quando a matriz dá um bezerro que morre durante o ciclo ou não desmama, as perdas não apenas os bezerros e sim os gastos que teve com a mae ao longo do manejo ou eu pego um bezerro que adoeceu ou um grupo de animais que adoeceu, terei gastos com tratamento, e tem esses 15% de perdas e é um investimento chamado fundo perdido, o que quer dizer é que espera um retorno em função do investimento.
	O desenvolvimento do bezerro vai ser em função de alguns fatores: o primeiro deles é a quantidade de leite ingerido e isso varia com a matriz pq temos algumas que produzem mais ou menos leite, e isso varia com a genética do animal e condição do pasto, o fator mais importante é o da alimentação das matrizes, uma boa oferta de forragem teremos boa quantidade de leite e o peso dos bezerros depende dessa quantidade de leite produzida e ingerida. O fornecimento de forragem depende de como é o pasto do local, época de pico de lactação, como é o pasto a ser reservado quando estiver em lactação, como esta adubando seu pasto. A genética do bezerro também vai influenciar no peso do mesmo a desmama, o potencial genético do bezerro influencia no peso a ser desmamado. Outros fatores influenciados tbm é quanto ao manejo, a presença de ecto e endoparasitas , manejo sanitário adequado dos animais e a ocorrência ou não de doenças. E entre outros fatores que vamos falar ao longo da aula.
	A gente focado em desmamar um bezerro mais pesado temos que ter primeiro um bezerro saudável que sobreviva ao longo do ciclo de produção, saudável relacionado que sobreviveu (pois um bezerro doente deixa de depositar gordura para ganhar peso e mobiliza para sua imunidade), mas tbm ao ganho de peso. Vms utilizar ferramentas pra que o animal ganhe mais peso, pq temos um mercado que paga melhor para bezerros mais pesados. Quer desmamar mais animais com maior peso possível, e para isso ocorrer temos alguns fatores que precisam contribuir como: um bom tempo de reconhecimento da vaca/cria, tem que respeitar o tempo da vaca reconhecer seu bezerro, porque se a vaca não reconhecer o bezerro vai ser subdesenvolvido, bezerro vai ficar fraco, vai precisar de mais mao de obra, maior custo com ele, proteja de predadores, fica mais caro manejo dele. Outro fator é a ingestão do colostro, temos mais animais criados extensivas em fazendas de crias, então um bezerro com imunidade melhor desempenha melhor que um não bem imunológico, voltamos a falar de uma melhor nutrição da mae no terco final da gestação pois o bezerro teve um bom desenvolvimento e assim bezerro reage mais rapido, levanta mais rápido, ganha mais peso, terá imunidade melhor, tem maior capacidade de se defender de predadores. Vms falar da cura do umbigo dos bezerros; avaliação das matrizes em defender a cria; falar de habilidade materna; importância da alimentação das vacas em produção de leite e importância da alimentação/suplementação do bezerro pra ter maior desempenho deles; outros tipos de manejo como mochação, descorna (melhora/facilitar manejo, pq diminui risco de levar chifrada), identificação dos animais com brincos para ter um controle de animais, tomar decisão de melhorar ou manter tal animal, saber se esta produzindo mais ou menos, saber histórico do animal, utilizar essa ferramenta corretamente pode ajudar a ter melhor desempenho do bezerro e taxa de desmame. 
	No reconhecimento da mae com o bezerro, é importante para mae fazer limpeza da cria, remoção de restos placentários sobre focinho do animal, o ato de lamber o bezerro vai estimular sistema circulatório e respiratório. Importante ter esse reconhecimento do ponto de vista do desenvolvimento inicial do bezerro. Teremos vacas qe desempenham maior e outras menor essa habilidade materna então é importante ficar de olho na mae com bezerro no piquet d maternidade, umas precisamos interferir e outras não por desempenharem bem.
	A ingestão de colostro, um bom bezerro é aquele que levanta rapidamente e vai procurar instintivamente a mae e é importante a nutrição pre parto (terço final da gestação), para ter transferência adequada de imunidade do colostro deve ser ingerido pelos bezerros nas primeiras 4-6 horas (quanto mais cedo possível melhor), pois há maior probabilidade de absorção das vilosidades intestinais e gástricas, as imunoglobulinas são macromoléculas e com o tempo vai reduzido a absorção pelas membranas por inicio da secreção gástrica e não tem redução de concentração de Ig para o professor, pois se o bezerro não mamou, a concentração aumentou pouco, a medida qe vai mamando a concentração vai diminuindo havendo menor absorção por inico da atvdd gástrica. Havendo boa colostragem teremos bezerro com maior desempenho e maior sobrevivência ao ambiente. Pq é importante a ingestão nas primeiras horas de vida? Maior absorção, melhor absorção das macromoléculas nas primeiras horas de vida e é pior quanto mais tardia, pq aumenta a secreção gástrica e diminui permeabilidade do intestino, prejudica a construção imunológica e assim colostro é digerido e não é isso que deseja, quer q seja integro ate intestino delgado p ser bem absorvido p ter maior e melhor absorção e construção boa da imunidade. Quanto mais rápido ingerido o colostro, maior sobrevivência e desempenho do bezerro, qt mais tardia ingestão pior desempenho e sobrevivência. Caso não aconteca colostragem normal, deve fornecer artificialmente, não quer dizer necessariamente na mamadeira, mas ajuda o bezerro levantar qd estiver precisando, deixar a vaca e o bezerro num lugar mais fechado pra ficarem próximos e o bezerro tenha maior possibilidade de contato com teto da mae e amamentar e assim conseguir adquirir colostro e ter boa imunidade e desempenho melhor.
	Cura do umbigo, algumas vezes pode ocorre ruptura acidental do cordão na inserção do umbigo e sempre que há, fazer sutura pq senão a chance de sobrevivência do bezerro cai muito. Outro ponto é que no geral, rompe cerca de 10 a 20cm da inserção, e então o corte, de maneiro correta e higiênica, deve ser feito de 5 cm da inserção e pra q isso ser feito? Evitar que o bezerro ou vaca pise no cordão umbilical e tenha ferimento, contaminação, o corte é interessante pelo fato do animal ser criado extensivo, ter contato com ambiente e com outros animais que podem pisar no cordão umbilical, o corte minimiza chance de problemas. Além disso, o tratamento padrão é com solução iodada 10%, essa solução irá promover secagem mais rápida do cordão, vai auxiliar na cicatrização na inserção do umbigo, quando necessário promove desinfecção do cordão umbilical para manter ambiente asséptico. A preocupação que temos que ter é esses animais bebem agua em curso dágua e ai a solução de iodo bate na agua e sai, pq é solúvel, ou animal pegou uma chuva intensa, então por isso deve ser repetida o procedimento de tratamento no animal quando exposto a chuvas pra manter eficaz tratamento e evitar infecções futuras.
	A cura incorreta do umbigo vai causar desconforto para o bezerro, e o primeiro reflexo do animal é parar de comer e para de desempenhar, resultar em perdas econômicas, animal pode apresentar miiase, peritonite, abscesso hepático, hepatite e levar ate morte do animal. Quando temos um bom processo de cura do umbigo do bezerro, a cicatrização deve acontecer na primeira semana de vida do bezerro, e assim animal deixa de ser tao susceptível quando nasceu.
	Em relação a habilidade materna da matriz, temos alguns fatores que compõe, como produção de leite e habilidade de matriz em defender a cria contra predadores e outros bovinos. Observar a matriz no inicio do desenvolvimento do bezerro, ele que ainda n consegue acompanhar resto do rebanho, observar a matrizqd o bezerro esta incomodado com outro animal da mesma espécie ou predador, e ver como ela reage e observar também questão da distancia da vaca para a cria, ela esconde bezerro em tal espaço do pasto e vai pastejar e avaliar essa distancia, q quando elevada pode acabar resultando em maior perda de bezerros, pode acaba não achando mais o bezerro ou predador encontra, então ela tem q manter uma distancia mais curta pq qd preciso ela esta perto para defender. Essa relação de distancia mae/bezerro pd ser critério pra selecionar animais. Obviamente quando vc esta selecionando matrizes em termos de defesa de cria, levar em consideração a ordem de parto da matriz, isso é mais critico, pois a habilidade das primíparas é sempre menor. Assim como tbm, o momento que ira respeitar o espaço da vaca criando o bezerro, cuidados com primíparas é maior que com multíparas. Ideal tirar os bezerros do pasto de maternidade o quanto antes para que ter menos animais em contato ali e contrair doenças, pq qt mais acumulado animais maior chance de contaminação. Quando mudar vaca e bezerro de pasto de maternidade? Em geral, bezerro com 15 a 20 dias de idade ele já acompanha a matriz e então é o momento ideal para tirar do pasto de maternidade, e o bezerro quando tiro da maternidade? Quando ele acompanha a vaca q é por volta de 15/20 dias, qd consegue acompanhar mae no pastejo, mas se n acompanha ainda, ter mais paciência. Olhar mais o comportamento dos animais e não levar muito em conta os dias padrão p se retirar do pasto de maternidade.
	Agora vms falar mais da alimentação dos bezerros. Quando desejamos ter maior peso a desmama, maior desenvolvimento e bezerros pesados, é interessante substituir ração por um suplemento, um alimento concentrado q venha fornecer mais energia, desempenho e com isso entramos com alimentação concentrado p os bezerros como Creep Feeding, fornece maior energia e condição de desempenho. Creep feeding acaba deixando o bezerro menos dependente do leite materno p se empenhar e qd suplementa o bezerro equilibra peso com outros filhos de mães com boa produção de leite, tem maior imunidade. Esses bezerros suplementados adoecem menos, menor numero de doenças e boa imunidade, apesar do foco não ser índice reprodutivo da matriz a gente tem alguns ganhos secundários, em relação fertilidade das matrizes ou a gente espera alguns ganhos secundários sobre fertilidade da matriz. O que significa matriz mae de bezerro não suplementado produzir mais leite para vcs? Mães de bezerros suplementados tinham menor perda de escore corporal durante lactação que mães com bezerros não suplementados, o bezerro não suplementado procura a vaca mais vezes, demanda mais da vaca e mobiliza mais suas gorduras e produz mais leite, enquanto bezerro suplementado procura menos a mae, então ela perde menos tecido. O creep feeding acaba sendo pouco eficaz em rebanhos de maior produção de leite, vacas cruzadas com rebanhos leiteiros, acabando tenho menor resposta com suplementação, pq a vaca supre mais da demanda do bezerro qd ela produz mais leite. Quando temos problemas de manejo com creep feeding é com o consumo desse suplemento, pelo fato da distancia do mae do cocho, localização (é importante estar próximo fonte de agua e cocho dos aniamis onde eles passam mais vezes).
	Outra técnica usada é o Creep Grazing, pouco usada, é um pasto com concentração nutricional diferenciada, forrageira de elevado valor nutritivo, com leguminosas, alto valor proteico, acesso restrito a bezerros. Ex.: pasto de alfafa de acesso exclusivo dos bezerros. Uma outra estratégia é a de bezerro entra primeiro num pasto, comem um tanto de nutrientes consideráveis e depois vem as vacas. 
	A mochação deve ser praticada em rebanhos comerciais com animais na idade entre 7 a 21 dias, não muito antes disso pela dificuldade de localiza onde vai estar crescendo o chifre e não mt depois pq começa ter q queimar mais e além de ser mais estressante, a ocorrência de uma complicação pode ser provável. Ferramentas como ferro quente aquecido em fogo, cauteriza o chifre do animal; com aparelho elétrico a demanda elétrica maior (limitação) e o principio de uso é o mesmo de anterior; a pasta caustica (n ve como opção) cauteriza por um principio químico, não ve adequado pq dependendo do clima, se for quente pode escorrer e ferir face do animal e ao mamar pode ferir o úbere tbm; ele é a favor da descorna nutricional, que é um ciclo de produção que vc abate animais antes dos 24 meses e assim n terá problemas com chifres, fornecer uma boa estratégia de alimentação p conseguir esse método.
	Pensando na identificação, ela deve ser feita de forma adequada porque vai utilizar como ferramenta para solução na sua propriedade, pode ser feita por: tatuagem com tinta adequada e de forma adequada com o aparelho que usa para perfurar a orelha e coloca a tinta para preencher os espaços perfurados (adequada se de forma correta), picote da orelha (mt usado pra suínos também, cada propriedade tem seu padrão de picote), marcação a fogo (mt usada em animais que vao ficar mais tempo no rebanho), brincos (mt usada) e marca da propriedade (tem valor legal com registro na prefeitura, so precisa provar que é seu animal com sua marca).
	Em relação a desmama (em geral no período seco, tira do animal um alimento com valor de nutrição elevada e poe num pasto com valor de nutrição baixa), ocorre no periodo, uma fase mt estressante para bezerro e matriz, tem que fazer separação adequadas do bezerro da mae em areas distintas sem que ele consiga amamentar; preocupar com nutrição adequada dos bezerros agora afastado da mae, ter pasto de qualidade, fornecer uma suplementação para bezerro na seca, promove um estresse nutricional pq estava acostumado buscar alimento em outra fonte e psicológico tbm.
	Dentre as opções de desmama que temos, o método mais usado sem sombra de duvidas é a desmama abrupta, acontece mts vezes no caminhão com saída de animais da propriedade, animais ficam3 dias sem comer, do ponto de vista de manejo é o mais fácil e rápido, facilidade de infraestrutura. 
Outro método usado é o tabuleta, que é mais usada para rebanhos leiteiros, impede o animal de mamar, mas não impede de pastejar (não é vantagem do método), coloca uma equipamento no focinho e não deixa mamar e não impede de pastejar, o bezerro pode aprender a mamar com aparelho logo n é eficaz, Vantagem: manter o bezerro mesmo pasto que mae e diminui estresse da separação.
Outro método é o de meia parede, procura manter mae e bezerros em pastos adjacentes, ambos continua pastejando, aos poucos a vaca vai esquecendo bezerro e tem a desmama, reduz estresse, relatam aumento de desempenho, a grande dificuldade é que tem q ficar bem cercados, então uma cerca de boa qualidade é preciso, cerca que impede o bezerro de mamar (não usar elétrica, maior investimento em infraestrutura). Estresse nutricional acaba acontecendo pelo bezerro tentar amamentar e a mae tentar dar leite p bezerro. Fator psicológico amenizado pela proximidade.
Relação de desmama RD = (Peso do bezerro/Peso da vaca) X 100. Para avaliar uma matriz dentro do rebanho.
Peso ideal da vaca (menor peso, menor custo de mantença, desmame bezerros mais pesados)
Habilidade materna (com maior habilidade materna)

Outros materiais