Buscar

Importancia do Diagnóstico

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

GOVERNO DO ESTADO DO PIAUÍ
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PIAUÍ
NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
UNIVERSIDADE ABERTA DO PIAUÍ
 Uma visão apurada do mercado
O Brasil vive um dos momentos mais delicados de sua economia, uma crise sem precedentes, que leva o empreendedor a ter muita atenção com o futuro do negócio no mercado. Mas por outro lado, grandes oportunidades costumam surgir de situações delicadas. É preciso, portanto, estar atento para garantir e aproveitar um futuro mais certo e sem muitas surpresas. 
 A intenção do gestor é diminuir a possibilidade de erros para que seu negócio tome forma e dê certo. Deve ser adotar uma ferramenta indispensável, o diagnóstico de mercado, é necessário para se ter uma visão realista mercadológica e assim tomar as decisões mais certas. Um bom diagnóstico pode contribuir para uma melhor tomada de decisão, apresenta uma visão de dentro e fora da empresa e define um roteiro geral do processo estratégico, não se trata de uma avaliação técnica, mas de uma ferramenta que possibilita a obter uma visão clara, simples e precisa do negócio, do macroambiente (padrões culturais e político) e até mesmo característica do público alvo.
Para ter uma precisão do diagnóstico, é indispensável a pesquisa de mercado, que é realizada através de futuros clientes, fornecedores, colaboradores, ou até mesmo por meio de coleta de dados, feita através de um análise SWOT, onde a principal função é auxiliar o empreendedor a obter informações sobre o ambiente interno apontando os pontos fortes e fracos e também o ambiente externo com as oportunidades e ameaças do negócio / marca. Após a análise, o diagnóstico passa a criar forma para tomada de decisões.
 Uma boa pesquisa de mercado é fundamental para Diagnosticar evitar e prever futuros problemas. As Forças diagnosticadas de uma empresa também podem ajudar a minimizar os impactos das Ameaças. Em vez de dar os primeiros passos com base em achismos, o processo permite que se conheça a realidade, evitando problemas futuros. 
 No fim o Diagnóstico de mercado resulta em um grande ensinamento sobre a empresa e o seu mercado, não só para ter decisões, mas também para conhecer a fundo o empreendimento. Através dele é possível ter uma visão real, que possibilita solucionar problemas, melhorando os resultados e criando condições e oportunidades para o sucesso da empresa.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes