Buscar

Solução para empresa Sisi Ramer Tintas Ltda

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

GOVERNO DO ESTADO DO PIAUÍ
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PIAUÍ
NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
UNIVERSIDADE ABERTA DO PIAUÍ
 ATIVIDADE 1 
Pedro Paulo assumiu a direção geral da empresa Sisi Ramer Tintas Ltda com a responsabilidade de organizá-la e torná-la produtiva, já que a empresa está perdendo eficiência e clientes. A empresa encontra-se em desordem, com empregados fazendo trabalhos em duplicidade e seguindo várias orientações ao mesmo tempo. O que fazer? Analisando o problema acima e tomando-se por base os conhecimentos adquiridos nos estudos da Teoria Clássica da Administração e nos princípios de Fayol, proponha uma solução para resolver o problema em questão. O que você, enquanto estudante de administração de empresas, faria no lugar de Pedro Paulo?
Em todos esses aspectos será preciso diagnosticar o que está sendo feito, quais são as falhas e traçar um plano para possíveis melhorias.  O primeiro passo que Pedro Paulo deve tomar, como em qualquer intervenção gerencial, é encontrar as causas raízes dos problemas identificados, visando definir as ações mais efetivas. Conforme a Teoria Clássica concebida por Fayol, descreve como forma de organização em termos de estrutura, forma e disposição dos colaboradores, a preocupação é com a estrutura organizacional, forma e disposição das partes que a constituem. Analisando o problema da empresa e do diretor Pedro Paulo para solucionar os problemas da empresa atualmente, seguimos para a linha de Fayol usando uma metodologia positivista, colaborou para que se torne mais nítido o papel dos executivos, que consiste na observação dos factos, conduzir experimentos e extrair regras, desenvolvido em torno de um modelo administrativo muito rigorosos para a época, proponha que Pedro Paulo execute na Sisi Ramer os 14 princípios de gestão de Fayol o que se encaixa na situação.
Divisão do trabalho: Para a desordem de funcionários fazendo trabalhos em duplicidade, o primeiro princípio para Pedro Paulo utilizar é, dividir em tarefas especializadas e destinar responsabilidades a indivíduos específicos  favorecendo a eficiência da produção aumentando a produtividade. 
Autoridade e Responsabilidade: Autoridade é todo direito do diretor Pedro dar ordens que teoricamente serão obedecidas. Responsabilidade pode se resumir na obrigação de prestar contas, ambas sendo delegadas mutuamente.
Disciplina: Necessidade de estabelecer regras de conduta e de trabalho válidas pra todos os funcionários. A ausência de disciplina gera o caos na organização. Violações da disciplina deverão ser punidas. Este é o principio para solucionar a desordem da empresa descrita no enunciado.
Unidade de comando: O funcionário deve receber ordens e se reportar apenas para um chefe, evitando contra-ordens. O principio serve para realinhar o problema dos funcionários de seguir varias orientações ao mesmo tempo que acaba os confundindo e atrapalhando para o desenvolvimento do trabalho/função. 
Unidade de direção: um só chefe e um só programa para um conjunto de operações que visam o mesmo objetivo. Também pode ser utilizado para realinhar as várias orientações recebidas aos funcionários ao mesmo tempo. Pedro Paulo tomar a liderança sobre planos e decisões, para a organização da empresa. 
Subordinação dos interesses individuais ao bem comum: No interesse de todos os funcionários da empresa não deve prevalecer sobre os interesses da organização como um todo.
Remuneração: Remuneração de trabalho deve ser justa para todos os empregados e empregadores. Uma forma de ter empregados satisfeitos e consequentemente empenhando melhor seu trabalho.
Centralização: Fayol acreditava que os gerentes devem manter a responsabilidade final, mas eles também precisam dar autoridade a seus subordinados que eles possam realizar seu trabalho adequadamente. Muito importante para reorganizar a empresa.
Linha de autoridade: cadeia de comando, respeitando uma linha de autoridade. 
Ordem: cada um deve assumir o cargo ou a posição adequada para ele, para assim organiza-la e tornando-a produtiva.
Equidade: Os gestores devem ser amigável e justo com seus subordinados.
Estabilidade: A alta taxa de rotatividade de pessoal não é adequado para o funcionamento eficiente de uma organização.
Iniciativa: Capacidade de estabelecer plano e cumprir. Os subordinados devem ter liberdade para planejar e executar seus planos, mesmo se às vezes comete erros.
Espírito: Promover o espírito de equipa vai dar à organização um senso de unidade. Recomendado por exemplo, o uso da comunicação verbal e não comunicação formal por escrito, sempre que possível. Através de reuniões.
 Como pode ser observado alguns dos 14 principios são mais urgentes para solucionar os problemas em questão, mas os 14 princípios são o ponto de partida para sucesso da administração de qualquer empresa.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes