Buscar

Fontes do Direito

Prévia do material em texto

A palavra “Fonte” nos remete a origem de algo, de onde algo provem. Portanto FONTES DO DIREITO seriam as origens das leis e regras.
 As fontes do direito se subdividem em: 
Primárias (lei, doutrina, e costume). 
Secundárias (doutrina, jurisprudência, analogia, princípios gerais de Direito e equidade).
Fontes formais: Processos legislativos, a jurisdição, os usos e os costumes jurídicos, o poder negocial ou da autonomia da vontade. As fontes fomais podem ser estatais ou não estatais:
• Estatais (São produzidas pelo poder público e correspondem lei e jurisprudência).
• Não estatais (São produzidas pela sociedade sendo representadas pelos costumes e pela doutrina).
Fontes materiais (ou Fontes Reais): Estudo filosófico ou sociológicos dos motivos étnicos ou dos fatos econômicos que condicionam o aparecimento e as transformações das regras de direito
Fontes históricas: São os documentos jurídicos e convenções coletivas do passado que, graças a sua sabedoria e aplicabilidade, continuam a influir nas legislações do presente. 
 
 A principal fonte do Direito é a lei. Já o costume, a analogia (uma forma de analise mais atenta e profunda de casos complexos ) e os princípios gerais do direito são fontes formais acessórias. Para a maioria dos juristas, a doutrina e a jurisprudência são fontes não-formais.
JURISPRUDÊNCIA x SÚMULA VINCULANTE: 
 Obs: Ambas são fontes diferentes do Direito, a jurisprudencia constitui-se de decisões, nos casos concretos, já a súmula vinculante é a síntese dessas jurisprudências.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes