Buscar

TESTE PRÁTICO - Psicologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AS CONTRIBUIÇÕES DE VYGOTSKY E SUA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL DA EDUCAÇÃO
Nome-----------¹
Resumo
O trabalho refere-se em uma pesquisa onde inicialmente será apresentada a vida de Vygotsky, em seguida suas contribuições para a educação, perspectiva histórico-cultural, especificando a importância do outro naaquisição da aprendizagem e como as interações dentro de sala de aula são essenciais para a aplicação do conceito de zona de desenvolvimento proximal. 
INTRODUÇÃO
O estudo tem a finalidade de analisar um dos conceitos mais importantes da teoria: Zona de Desenvolvimento Proximal e as contribuições de Vygotsky para a educação.Considerandoque em qualquer pessoa, existem níveis de desenvolvimento: um nível de desenvolvimento efetivo, indicado pelo que o sujeito pode realizar sozinho e um nível de desenvolvimento potencial, indicado pelo que o indivíduo pode realizar com ajuda de outra pessoa mais velha ou mais experiente. Valorizando a importância do outro na construção do conhecimento. Esse processo não se dá de forma linear e unidirecional, pois está intimamente relacionado à evolução histórica das necessidades e dos interesses culturais. Com relação à atividade escolar, é interessante destacar que a interação entre os alunos e a intervenção do professor, promove aprendizado e contribuem no desenvolvimento do indivíduo.Para a elaboração desteartigo utilizou-se inicialmente a leitura de livros e artigos referentes ao assunto, buscando um embasamento teórico, conhecendo melhor as teses de Vygotsky quando se fala em interação social, zona de desenvolvimento real e potencial.
Palavras-Chave: Teoria Vygotsky, contribuições, desenvolvimento proximal.
DESENVOLVIMENTO
Lev Semenovitch Vygotsky,Nasceu em Orsha, na Bielo-Rússia,17 de Novembro de 1896 e faleceu em Moscou, 11 de Junho de 1934, vítima de tuberculose. Foi um psicólogo, descoberto nos meios acadêmicos ocidentais depois da sua morte. Pensador importante foi pioneiro na noção de que o desenvolvimento intelectual das crianças ocorre em função das interações sociais e condições de vida. Para Vygotsky, o desenvolvimento mental da criança é um processo contínuo de aquisição de controle ativo sobre funções inicialmente passivas.
Vygotsky enfatiza a importância dos processos de aprendizado, para ele, desde o nascimento da criança, o aprendizado está relacionado ao desenvolvimento e é “um processo necessário e universal do processo de desenvolvimento das funções psicológicas culturalmente organizadas e especificamente humanas”. (VYGOTSKY, p. 101) Existe um percurso de desenvolvimento, em parte definido pelo processo de maturação do organismo individual, pertencente à espécie humana, mas é o aprendizado que possibilita o despertar de processos internos de desenvolvimento que, não fosse o contato do indivíduo com certo ambiente cultural, não ocorreriam. O ser humano cresce num ambiente social e a interação com outras pessoas é essencial a seu desenvolvimento. 
Essa possibilidade de alteração no desempenho de uma pessoa pela interferência de outra é fundamental na teoria de Vygotsky. Em primeiro lugar porque representa um momento do desenvolvimento: não é qualquer indivíduo que pode, a partir da ajuda de outro, realizar qualquer tarefa. Isto é, a capacidade de se beneficiar de uma colaboração de outra pessoa vai ocorrer num certo nível de desenvolvimento, mas não antes. Em segundo lugar essa ideia é fundamental porque ele atribui importância extrema à interação social no processo de construção das funções psicológicas humanas. É a partir desses dois níveis de desenvolvimento: real e potencial que Vygotsky define a zona de desenvolvimento proximal.
A criança inicia seu aprendizado muito antes de chegar à escola, mas o aprendizado escolar vai introduzir elementos novos no seu desenvolvimento. A aprendizagem é um processo contínuo e a educação é caracterizada por saltos qualitativos de um nível de aprendizagem a outro, daí a importância das relações sociais. Dois tipos de desenvolvimento foram identificados: o desenvolvimento real que se refere àquelas conquistas que já são consolidadas na criança, aquelas capacidades ou funções que realiza sozinha sem auxilio de outro indivíduo.Já o desenvolvimento potencial se refere àquilo que a criança pode realizar com auxilio de outro indivíduo. Neste caso as experiências são muito importantes, pois ele aprende através do diálogo,colaboração, imitação e etc. A distância entre os dois níveis de desenvolvimentos chamamos de zona de desenvolvimento potencial ou proximal, o período que a criança fica utilizando um apoio até que seja capaz de realizar determinada atividade sozinha. Por isso Vygotsky afirma que “aquilo que é zona de desenvolvimento proximal hoje será o nível de desenvolvimento real amanhã – ou seja, aquilo que uma criança pode fazer com assistência hoje, ela será capaz de fazer sozinha amanhã” (VYGOTSKY, 1984, p. 98).
O processo de ensino-aprendizagem na escola deve ser construído, então, tomando como ponto de partida o nível de desenvolvimento real da criança e como ponto de chegada os objetivos estabelecidos pela escola, supostamente adequados à faixa etária e ao nível de conhecimentos e habilidades de cada grupo de crianças. 
A escola deve estar atenta ao aluno, valorizar seus conhecimentos prévios, trabalhar a partir deles, estimular as potencialidades dando a possibilidade de este aluno superar suas capacidades e ir além ao seu desenvolvimento e aprendizado. 
O único e bom ensino, afirma Vygotsky, é aquele que se adianta ao desenvolvimento. A criança não tem condições de percorrer sozinha, o caminho do aprendizado.A intervenção de outras pessoas, que no caso específico da escola é o professor e as demais crianças, é fundamental para a promoção do desenvolvimento do indivíduo.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
O ensinopara Vygotsky, deve se antecipar ao que o aluno ainda não sabe nem é capaz de aprender sozinho, porque, na relação entre aprendizado e desenvolvimento, o primeiro vem antes. Em sala de aula, o professor tem um papel fundamental no desenvolvimento cognitivo, ajudando o indivíduo no seu processo de aprendizagem. Um lugar de transformações para diferenças, para o erro, para as contradições, para a colaboração mútua e para a criatividade. Onde todos possam dialogar, duvidar, discutir, questionar e compartilhar saberes.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Oliveira, Marta Kohl de. Vygotsky Aprendizado e Desenvolvimento um processo sócio-histórico. Editora Scipione -1993.
Ponciano, Letícia Maria Boechat. Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem – 2ª Edição - Cap. 4, p. 107-134.
Wikipédia. Lev Vygotsky. Disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/Lev_Vygotsky. Acesso em: 09/10/2014.
1 Aluna do--- período de Pedagogia Ead, na UNIVERSO/SG, participando do trabalho da disciplina Psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem EC2.

Outros materiais