Buscar

Avaliando 2 (1)

Prévia do material em texto

ENSINO CLÍNICO EM SAÚDE DA CRIANÇA E ADOL. TEÓRICO
	Avaliando Aprend.: SDE3626_SM_201501153552 V.1 
	Aluno(a): SIDNEY LOURDES CÉSAR SOUZA SÁ
	Matrícula: 201501153552
	Desemp.: 0,4 de 0,5
	11/05/2018 19:35:18 (Finalizada)
	
	
	1a Questão (Ref.:201502216673)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O crescimento e desenvolvimento expressam a soma das inúmeras alterações que ocorrem durante os primeiros anos de vida do ser humano durante os primeiros anos de vida. Quais das alternativas abaixo não é um parâmetro para avaliação de crescimento físico em crianças:
		
	 
	Perímetro braquial
	
	Perímetro torácico
	
	Estatura
	
	Peso
	
	Perímetro cefálico
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201502216940)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O nascimento é um dos maiores desafios que o ser humano enfrenta. Sobre a adaptação a vida extrauterina, marque a alternativa como V (verdadeira) e F (falsa)
		
	
	A forame oval permanece aberto após o nascimento, e seu fechamento se dá por volta do segundo mês de vida
	
	A placenta é responsável pelas trocas gasosas durante o período de vida intrauterino. Dessa forma, o cordão umbilical e composto de uma artéria e duas veias.
	
	A pressão atrial direita é baixa do feto em decorrência da pequena quantidade de sangue que retorna dos pulmões
	
	Ocorre uma profunda alteração na circulação depois das primeiras respirações, resultando em aumento do fluxo pulmonar, o que mantém o forame oval aberto
	 
	À medida que se estabelece o fluxo sanguíneo pulmonar, o retorno venoso dos pulmões aumenta e cresce a pressão atrial esquerda.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201502216938)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	1. Considerando a importância dos cuidados imediatos na sala de parto e os cuidados de enfermagem no berçário, marque a opção correta
		
	
	c) A cadeia de calor é uma importante medida, que deve ser cumprida exclusivamente para recém-nascidos pré-termo e de baixo peso
	
	a) Ao nascimento o recém-nascido normal respira espontaneamente logo que sua via aérea é limpa de muco através de sucção intensiva
	
	e) A solução de nitrato de prata a 1% e a fitonadiona devem ser administrados nos cuidados imediatos ao recém-nascido no berçário
	 
	b) O recém-nascido podem ser classificado de acordo com a avaliação nutricional, para aqueles acima do P 90 são considerados RNGIG
	
	d) O banho deve remover ao máximo o vernix caseoso, uma vez que este oferece proteção adicional ao recém- nascido.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201502216720)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	No que se refere a legislação à saúde da criança, nos últimos 70 anos, importantes leis e portarias foram publicadas no país, a fim de assegurar o direito da criança brasileira. Atualmente, a legislação brasileira trata de uma série de temas, como imunização, aleitamento materno, atenção à saúde do recém-nascido, nutrição, prevenção de acidentes e violências dentre muitos outros aspectos relacionados às políticas públicas de saúde da criança. Com base nessas informações, assinale a assertiva INCORRETA:
		
	
	Nas normas para comercialização de alimentos para lactentes, a portaria MS nº 2.051 estabelece os novos critérios da Norma Brasileira para Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças de Primeira Infância, através das recomendações para o não uso de bicos artificiais e mamadeiras.
	
	No que se trata da transmissão vertical do HIV, a portaria GM/MS nº 1.930 qualifica estados para o recebimento de recursos adicionais para disponibilização da fórmula infantil às crianças expostas ao HIV verticalmente.
	 
	Em situações de maus tratos contra crianças, a portaria MS nº 1.968 dispõe sobre a comunicação de casos confirmados de maus tratos contra crianças.
	
	O Alojamento conjunto, instituído pela portaria Inamps/MS nº 18 estabelece normas e torna obrigatória a permanência do bebê ao lado da mãe, 24h por dia, através do Sistema de Alojamento Conjunto nos hospitais públicos e conveniados.
	
	O Hospital Amigo da Criança, através da portaria MS nº 1.117 define valores de remuneração dos estabelecimentos de saúde credenciados como Amigo da Criança.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201502216951)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	As variações na taxa de crescimento dos diferentes tecidos e sistemas de órgãos produzem mudanças significativas nas proporções corporais durante a infância. Com base nos determinantes biológicos do crescimento e desenvolvimento, assinale a alternativa INCORRETA:
		
	
	O crescimento linear, ou altura não permanece uniforme ao longo da vida.
	
	A altura do nascimento dobra aos 4 anos e triplica por volta dos 13 anos.
	 
	A altura no nascimento aumenta em aproximadamente 50% ao fim do primeiro ano de vida.
	
	O peso no nascimento triplica ao fim do primeiro ano de vida.
	 
	O peso do nascimento quadruplica aos 3 anos.

Outros materiais