Buscar

Lista de Exercícios 02

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

CV741 - Sistemas de Esgotamento Hídrico: Sanitário e Pluvial
Segunda Lista de Exercícios sobre Drenagem Urbana
1 – Considere que em uma Boca de Lobo localizada em um ponto baixo da sarjeta chegue pelo lado direito uma vazão de 20 L/s e pelo lado esquerdo a mesma vazão de 20 L/s. Sabendo que a lâmina d´água junto a guia da sarjeta é de 9,1 cm e a altura da abertura na guia é de 15,0 cm, calcule o comprimento necessário para a Boca de Lobo esgotar toda a vazão presente na sarjeta.
Resposta: 1,1 m.
2 – Considere que em uma Boca de Lobo localizada em um ponto baixo da sarjeta chegue pelo lado direito uma vazão de 40 L/s e pelo lado esquerdo a mesma vazão de 40 L/s. Sabendo que a lâmina d´água junto a guia da sarjeta é de 9,1 cm e a altura da abertura na guia é de 15,0 cm, calcule o comprimento necessário para a Boca de Lobo esgotar toda a vazão presente na sarjeta.
Resposta: 2,2 m.
3 – Considere que em uma Boca de Lobo Simples localizada em um ponto baixo da sarjeta chegue pelo lado direito uma vazão de 80 L/s e pelo lado esquerdo a mesma vazão de 80 L/s. Sabendo que a lâmina d´água junto a guia da sarjeta é de 8 cm e a altura da abertura na guia é de 15 cm, calcule o comprimento necessário para a Boca de Lobo esgotar toda a vazão presente na sarjeta.
Resposta: 5,3 m
4 – Considere que em uma Boca de Lobo com Grelha localizada em um ponto baixo da sarjeta chegue pelo lado direito uma vazão de 80 L/s e pelo lado esquerdo a mesma vazão de 80 L/s. A boca de lobo apresenta as seguintes características: lâmina d´água junto a guia da sarjeta de 8 cm, altura da abertura na guia de 15 cm, área útil de 0,28 m2, comprimento de 90 cm e depressão de 5 cm. Calcule o comprimento necessário para a Boca de Lobo esgotar toda a vazão presente na sarjeta.
Resposta: QT = 294 L/s; QR = 147 L/s; 2 bocas de lobo com grelha, totalizando 1,80 m.
5 – Considere que em uma Boca de Lobo Combinada localizada em um ponto baixo da sarjeta chegue pelo lado direito uma vazão de 80 L/s e pelo lado esquerdo a mesma vazão de 80 L/s. A boca de lobo apresenta as seguintes características: lâmina d´água junto a guia da sarjeta de 8 cm, altura da abertura na guia de 15 cm, área útil de 0,28 m2, comprimento de 90 cm e depressão de 5 cm. Calcule o comprimento necessário para a Boca de Lobo esgotar toda a vazão presente na sarjeta.
Resposta: QBLS = 31,5 L/s; QBLG = 294 L/s; QTT = 326 L/s; QTR = 212 L/s. 1 boca de lobo combinado com 0,90 m poderá esgotar a vazão da sarjeta.
6 – Determine a extensão de uma Boca de Lobo Simples sem Depressão instalada em um ponto intermediário de uma sarjeta localizada em uma rua que suporta uma vazão de 54 L/s. A rua possui uma declividade longitudinal de 0,0500 m/m e nesta vazão a lâmina líquida junto a sarjeta é de 5,2 cm.
Resposta: QBL = 67,5 L/s; L = 7,6 m.
7 – Determine a extensão de uma Boca de Lobo Simples com Depressão de 5 cm instalada em um ponto intermediário de uma sarjeta localizada em uma rua que suporta uma vazão de 54 L/s. A rua possui uma declividade longitudinal de 0,0500 m/m e nesta vazão a lâmina líquida junto a sarjeta é de 5,2 cm.
Resposta: QTS = 54,0 L/s; QBL = 67,5 L/s; L = 5,6 m.
8 – Determine a extensão de uma Boca de Lobo com Grelha instalada em um ponto intermediário de uma sarjeta localizada em uma rua que suporta uma vazão de 54 L/s. A rua possui uma declividade longitudinal de 0,0500 m/m e nesta vazão a lâmina líquida junto a sarjeta é de 5,2 cm. No caso, foi adotada a grelha padrão com comprimento de 0,90 m.
Resposta: QTS = 54,0 L/s; QTBL = 55,0 L/s; QRBL = 27,5 L/s. Deverão ser instaladas duas bocas de lobo com grelha de 0,90 m.
9 – Determine a extensão de uma Boca de Lobo Combinada instalada em um ponto intermediário de uma sarjeta localizada em uma rua que suporta uma vazão de 54 L/s. A rua possui uma declividade longitudinal de 0,0500 m/m e nesta vazão a lâmina líquida junto a sarjeta é de 5,2 cm. No caso, foi adotada a grelha padrão com comprimento de 0,90 m.
Resposta: QTS = 54,0 L/s; QTBL = 55,0 L/s; QRBL = 30,3 L/s. Deverão ser instaladas duas bocas de lobo combinada de 0,90 m.

Outros materiais