Buscar

AD1 PRATICADEENSINO II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
	 Centro de Educação e Humanidades
Faculdade de Educação / Coordenação das Licenciaturas – EAD
Avaliação a Distância (AD1) 1º Sem/2018
Disciplina: ​​​​ Prática de Ensino 2: currículo
Coordenador: Professora Therezinha Carlomagno Garcia
	CURSO: Licenciatura Plena em Turismo.
	POLO: Saquarema/RJ
	ALUNO: Wallef Mendonça da Mota Padilha. 
	MATRÍCULA: 16115100028
	
	DATA: 23 / 02 / 2018
ATENÇÃO: Todas as questões deverão ser respondidas, online, impreterivelmente, até o dia 24 de fevereiro, a partir do conteúdo do caderno didático (até a aula nº 6), da bibliografia indicada e do material de estudo das aulas da plataforma.
 Caro Aluno, a,
Sejam bem-vindos à disciplina Prática de Ensino 2: currículo.
Desejamos que, durante este curso, você possa refletir sobre a responsabilidade do professor, junto ao futuro de todos os alunos.
 
QUESTÃO I: Responda: Qual a importância da utilização do portfolio na avaliação da aprendizagem e de que forma você organizaria seu portfolio? (Cerca de 8 linhas. Valor 1,0 pontos) 
O portfólio é um instrumento de criação da pratica educativa ao qual podemos sim considerar rica, inovadora e com múltiplos aprendizados, e a partir disso, uma de sua principal importância é a forma de como o seu desenvolvimento é positivo quando o assunto é a relação de aprendizagem entre professor e aluno, também favorece aos pais dos alunos, pois todo conteúdo aprendido e trocado dentro de sala de aula fica registrado no portfólio, facilitando que os pais possam interagir com seus filhos em casa, além de poderem observar o desempenho de seus filhos durante toda a educação escolar. 
Eu organizarei meu portfólio seguindo todos os critérios básicos, ou seja, faria bem enfeitado e criativo, pois assim estimularei meus alunos para que os mesmos despertassem seus interesses em aprender sempre mais.
QUESTÃO II: A partir das situações fictícias, retiradas do cotidiano escolar (a, b, c), coloque dentro dos parênteses a letra (C) caso concorde, ou as letras (NC) caso não concorde, com as afirmações dos professores, complementando cada opção com outras informações importantes e coerentes com sua escolha (Até 5 linhas em cada situação). Antes, escreva na linha pontilhada a perspectiva pedagógica (inatismo, empirismo ou construtivismo) que corresponda a cada situação fictícia (a, b, c). ATENÇÃO: o valor (1,0), para cada situação (a, b, c), só será considerado se o aluno acertar a perspectiva pedagógica. (Valor total: 3 pontos)
 
 a). ( NC ) A professora Maria Ivone, com base em alguns estudos, afirma que as experiências podem gerar ideias e conhecimentos, acreditando que, somente a partir da repetição exaustiva dos exercícios, os alunos alcançarão os parâmetros desejados.
perspectiva pedagógica EMPIRISMO. 
_Não concordo, pois deve existir uma interação entre aluno (a) e professor (a), aonde ambos possam debater e aprender. Esse método de ensino de que o professor deve chegar em sala de aula e só fazer com que os alunos copiem o dever do quadro desgasta não só o professor, quanto também o aluno.
b).( C ) O professor José Antônio afirma que o professor tem que interagir com os alunos, facilitando a comunicação entre eles por meio de estratégias didáticas que visem, entre outras coisas, a construção contínua do conhecimento, da invenção e da descoberta.
perspectiva pedagógica CONSTRUTIVISMO. 
 
c).( C ) Alguns professores da escola estadual Silvio de Azevedo, trocando experiências sobre as diferentes concepções de ensino-aprendizagem, afirmam que o indivíduo, ao nascer, vem equipado com capacidades, aptidões e possibilidades, que vão amadurecendo até a fase adulta. Por isso, segundo estes professores, a escola tem que oferecer um ensino diferenciado: ou voltado para atividades laboratoriais, ou preparatória para a carreira intelectual.
perspectiva pedagógica INATISMO. 
QUESTÃO III: Responda (a, b, c) (Valor total 3 pontos). 
 Abreu & Masseto (1990), citados por *IESSA**PUCPR (Brasil),
 afirmam que,
“é o modo de agir do professor em sala de aula, mais do que suas características de personalidade que colabora para uma adequada aprendizagem dos alunos; fundamenta-se numa determinada concepção do papel do professor que, por sua vez, reflete valores e padrões da sociedade”.
Assim, na relação professor-aluno, junto ao processo ensino-aprendizagem, ...
 
a). quais podem ser os maiores problemas relacionados ao fracasso escolar? Exemplifique estes problemas (no mínimo três).
1º MOTIVO - Primeiramente a falta de comprometimento do poder publico para com as escolas do país, pois faltam oportunidades para professores e alunos terem um ensino de qualidade e motivacional.
2º MOTIVO – Atualmente vivemos uma realidade absurda aonde professores trabalham e não recebem seus salários, além de seus respectivos salário mínimo, isso faz com que professores se desmotivem para ensinar seus alunos. Ou seja, a falta de motivação do professor também colabora muito para o fracasso escolar.
3º MOTIVO – Problemas em casa, às vezes papai e mamãe podem estar passando por situações difíceis em casa e a criança passa a ter mau comportamento ou qualquer outro efeito que o prejudique seu ensino. Problemas como: divórcio, brigas constantes, pais alienados entre outros são o pivô para o fracasso escolar.
b). Como acontece o processo de construção do conhecimento? 
Acontecem através da interação professor X alunos, pois professores e alunos constroem junto o conhecimento, assim o professor aprende ensinando e o aluno ensina aprendendo.
c). Por que é muito importante a participação dos alunos nas aulas?
É muito importante para estimular os estudantes a colocarem na pratica todos os seus conhecimentos e habilidades, além de interagirem e aprenderem de forma construtiva e participativa.
QUESTÃO IV: Escreva dentro dos parênteses a letra (V) verdadeira, ou a letra (F) falsa, para cada afirmação (a, b, c), complementando a sua escolha com outras informações pertinentes. O aluno só fará jus ao ponto (1,0), se as complementações estiverem coerentes com a opção certa escolhida (V ou F). (Cerca de 5 linhas em cada justificativa. Valor total: 3 pontos).
a. ( F ) Podemos definir currículo apenas como o cumprimento das leituras e dos exercícios propostos pelos livros didáticos 
Não, pois todo processo vivido pelo aluno na escola faz parte do currículo escolar, assim os currículos são elaborados para abordar o processo de ensino e aprendizagem a cada aluno. Partindo deste proposito não podemos definir currículo como apenas cumprimento das leituras e dos exercícios propostos pelos livros.
 
b). (F) A pedagogia feminista tem como foco o papel do gênero na produção e reprodução da desigualdade. 
A pedagogia feminista ultrapassa as paredes da escola, pois seu foco é caminhar para a igualdade de raça, gênero e outras ideologias feministas.
c). (F) Para planejar suas aulas, satisfatoriamente, basta ao professor consultar alguns livros didáticos.
 
Não’ além da consulta de livros didáticos o professor (a) tem que se atualizar nos recursos tecnológicos se aprimorando e fazer gincanas rodam de estudo, usar da criatividade para que seus alunos possam se motivar a aprenderem de diferentes maneiros os diversos saberes da educação e da vida. Além de saber as necessidades do aluno e da turma ou seja, para qual turma que ira trabalhar.� HYPERLINK "http://noticias.universia.com.br/emprego/noticia/2014/05/23/1097396/conheca-4-sites-montar-portfolios-gratis.html" \t "_blank" �Noticias Universia - Universia Brasil�
� HYPERLINK "http://www.tianao.com.br/2016/04/17/duvidas-cruel/" \t "_blank" �Escuta a tia�
� HYPERLINK "http://materiais.appprova.com.br/ebook-por-que-o-professor-nunca-sera-substituido" \t "_blank" �oAppPrva�
� HYPERLINK "https://www.google.com.br/url?sa=i&rct=j&q=&esrc=s&source=images&cd=&ved=0ahUKEwi51IW9q_rWAhUMFZAKHTLHCxsQjB0IBg&url=http%3A%2F%2Fmilton-filosofia.blogspot.com%2F2013%2F07%2Fimagens-duvidas.html&psig=AOvVaw09cye3VckgSsLbCTF6vZb7&ust=1508421850539503" \t "_blank" �Milton - blogger�

Outros materiais