Buscar

AVALIANDO CLINICO VI 13

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

AVALIANDO CLINICO VI 13-04
	Dentre as responsabilidades compartilhadas entre as equipes matriciais de Saúde Mental e da Atenção Básica, assinale a opção que NÃO se aplica: 
		
	
	(C) Discutir casos identificados pelas equipes da Atenção Básica que necessitem de uma ampliação da clínica, em relação às questões subjetivas.
	
	(A) Evitar práticas que levem à psiquiatrização e medicalização de situações individuais e sociais comuns à vida cotidiana.
	
	(B) Desenvolver ações compartimentalizadas no atendimento a casos de transtornos mentais severos e persistentes, uso abusivo de álcool e de outras drogas, pacientes egressos de internações psiquiátricas, pacientes atendidos nos CAPS, tentativas de suicídio e vítimas de violência doméstica intrafamiliar.
	
	(D) Trabalhar o vínculo com as famílias, tomando-as como parceiras no tratamento, e buscar constituir redes de apoio e integração.
		
	
	Em Loucos pela Vida: a trajetória da reforma psiquiátrica no Brasil (1998), Paulo Amarante subdivide o processo de reforma psiquiátrica brasileiro em três momentos ou trajetórias. Essas trajetórias são as seguintes, nesta ordem: 
		
	
	A) Higienista de Saúde Mental, Manicomial e de Desinstitucionalização (ou da desconstrução/invenção). 
	
	(C) Higienista, Preventivista e Sanitarista..
	
	D) Manicomial, Sanitarista e Preventivista
	
	(B) Alternativa, Sanitarista e de Desinstitucionalização (ou da desconstrução/invenção).
		
	
	O CAPS tem por função acolher as demandas de localidades específicas, através de intervenção multidisciplinar e interdisciplinar, além de 
		
	
	(C) promover a reinserção social do portador de sofrimento mental através do fortalecimento de seus laços familiares e comunitários.
	
	(D) acolher em atendimento portadores de sofrimentos mentais leves e instáveis, preservando seus laços sociais através de afastamento recorrente.
	
	(A) organizar a rede de atenção municipal. 
	
	(B) promover o afastamento esporádico de portadores de sofrimento mental através de ações intersetoriais.
		
	
	Os CAPS, assim como os NAPS, os CERSAMs e outros tipos de serviços substitutivos, são atualmente regulamentados pela Portaria nº 336/GM, de 19 de fevereiro de 2002, e integram a rede do Sistema Único de Saúde, o SUS. Quanto ao que dispõe esta Portaria, NÃO é possível afirmar: 
		
	
	(C) CAPS I são para atendimento diário e noturno de adultos durante 7 dias da semana, atendendo à população de referência com transtornos mentais severos e persistentes.
	
	(B) Os usuários dos CAPS podem ter tido uma história de diversas internações psiquiátricas, podem nunca ter sido internados, ou podem já ter sido atendidos em outros serviços de saúde.
	
	(D) As pessoas atendidas nos CAPS são aquelas que apresentam intenso sofrimento psíquico que lhes impossibilita viver e realizar projetos de vida.
	
	(A) Para atendimento em um CAPS, pode-se procurar este serviço, ser encaminhado via Estratégia de Saúde da Família ou por qualquer outro serviço, desde que a pessoa esteja acompanhada por um familiar ou responsável legal.
		
	
	Realizando uma comparação entre a obra do escritor brasileiro Machado de Assis - O Alienista - e a Lei da Reforma Psiquiátrica, nº 10.216, de 6 de abril de 2001, faça uma leitura atentiva do texto e assinale a opção correta. F. F. A., sexo masculino, 23 anos, solteiro, natural do Rio de Janeiro, encontrado na cama da enfermaria masculina, foi admitido no dia no 11/09/13, trazido pela irmã. Consta em seu registro de admissão: procedente de sua residência, apresentando sintomas de agressividade e agitação. Já esteve internado em outras ocasiões devido a problemas psiquiátricos. Vive com a mãe, a irmã e o irmão em casa própria. Não tem vida social ativa e apresenta dificuldade de relacionamento familiar. Em casa o paciente faz uso de medicamentos há 06 anos, mas a irmã não soube especificar quais. Relata ainda, fazer uso de substâncias psicoativas (álcool). Na sua história familiar existem antecedentes psiquiátricos (irmão com transtornos mentais). Mostrou-se calmo e calado durante toda a entrevista de enfermagem. A sua história patológica pregressa é de Esquizofrenia. Com isso, levando em consideração os caminhos e tendências das Novas Políticas de Saúde Mental, qual seria a melhor proposta de modelo assistencial para o caso, após sua alta hospitalar, construído de forma a evitar que a pessoa cuidada não seja excluída do processo da Reforma. 
		
	
	(E) Os CAPSi são especializados no atendimento a crianças e adolescentes com transtornos mentais, dão resposta à demanda em saúde mental em municípios com mais de 200.000 habitantes. Funcionam durante os cinco dias úteis da semana, e têm capacidade para realizar o acompanhamento de cerca de 180 crianças e adolescentes por mês. A equipe mínima para estes serviços é de 11 profissionais de nível médio a superior.
	
	(D) CAPS III, serviços de atendimento durante 24 horas, todos os dias da semana, inclusive feriados. Possuem no máximo cinco leitos, com acompanhamento noturno e internações curtas (de algumas horas a, no máximo, sete dias), com equipe mínima de 16 profissionais de nível médio a superior, e outras para atendimento noturno e de final de semana. 
	
	(A) Programa De Volta Para Casa - integração social, fora da unidade hospitalar, de pessoas acometidas por transtornos mentais, com história de longa internação psiquiátrica (2 anos ou mais) ininterruptos. 
	
	(C) CAPS ad - De acordo com a deliberação da III Conferência Nacional de Saúde Mental em 2001, que propôs a reorientação dos modelos assistenciais em saúde mental, a ampliação dos Programas de Redução de Danos (PRDs) e o cuidado proposto no CAPSad. (BRASIL, 2002), instituiu as práticas transversais de saúde ao conectar às forças sociais do território os serviços de saúde, promovendo múltiplas dimensões de cuidado e atenção para os usuários.
	
	(B) SHRad - Serviços Hospitalares de Referência para Álcool e outras Drogas (SHRad) para municípios com população superior a 200.000 habitantes: estas unidades estão em fase final de regulamentação pelo Ministério da Saúde. Os principais objetivos dos SHRad serão o atendimento de casos de urgência/emergência relacionados a álcool e outras drogas (Síndrome de Abstinência Alcoólica, overdose etc.) além da redução de internações de etilistas e dependentes de outras drogas em hospitais psiquiátricos.
	Os neurolépticos são fármacos usados normalmente nas alterações psiquiátricas. Devem ser administrados sob a supervisão e o acompanhamento da enfermagem uma vez que apresentam importantes efeitos colaterais. NÃO representa(m) um efeito colateral de fármacos neurolépticos:
		
	
	reações cutâneas do tipo urticariformes
	
	síndrome neuroléptica maligna semelhante à síndrome de hipertermia
	
	efeitos extrapiramidais semelhantes à síndrome parkinsoniana
	
	distúrbios endócrinos que resultam na produção de prolactina (ginecomastia, lactação e mamas doloridas);
	
	efeitos cardiovasculares sendo o principal deles a hipertensão postural
		
	
	Com relação à forma do pensamento, relacione os seguintes conceitos: 
(a) fuga de ideias                 ( ) empobrecimento e /ou fixação em um tema
(b) prolixidade                     ( ) as respostas são próximas ao tema perguntado
(c) perseveração                   ( ) criação de palavras novas ou de novos significados
 (d) neologismo                     ( ) mudança súbita e inexplicável de idéias. 
(e) tangencialidade                ( ) rodeios excessivos para se concluir um raciocínio 
		
	
	B,C,E,A,D
	
	C,E,D,A,B
	
	D,A,B,E,C
	
	A,B,D,E,C
	
	C,E,A,D,B
		
	
	Na segunda metade do século XIX a Enfermagem brasileira surge para repor as vagas deixada pelas irmãs de caridade no hospício Pedro II na Urca. A princípio a assistência prestadana época aos portadores de transtornos mentais era:
		
	
	Focada no tratamento médico familiar;
	
	Focada na tríade: Vigiar, controlar e punir;
	
	Focada na individualidade do sujeito;
	
	Focada na caridade e na religiosidade;
		
	
	No Brasil na segunda metade do século XIX o jovem imperador D. Pedro II cria na praia vermelha o hospício Pedro II. Esse dispositivo tinha como principal função:
		
	
	Proporcionar ao paciente uma abordagem voltada para a clínica do sujeito;
	
	Proporcionar ao paciente um tratamento médico adequado;
	
	Excluir e isolar o "louco" do convívio social e familiar;
	
	Excluir o ¿louco¿ do convívio social e inseri-lo no convívio familiar;
		
	
	São considerados dispositivos importantes no processo de desinstitucionalização dos portadores de transtornos mentais, exceto:
		
	
	O Programa de Residências Terapêuticas;
	
	Os leitos psiquiátricos nos hospitais gerais;
	
	Os CAPS;
	
	O aumento de leitos nos hospitais psiquiátricos de longa permanência.

Outros materiais