A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
19 pág.
AV APRENDIZADO 1 A 10

Pré-visualização | Página 1 de 8

1a Questão (Ref.: 201308422647)
	
	Das frases abaixo, qual concebe a leitura como uma interação entre subjetividades? Marque a resposta correta.
		
	
	Ler significa, estando-se diante de um signo escrito, encontrar a sua sonorização. BorelMasonny.
	
	Ler é descobrir na grafia dos signos uma sequência ordenada de sons. Émile Genouvier.
	
	Ler é ser capaz de transformar uma mensagem escrita numa mensagem sonora segundo certas leis precisas. Gaston Mialaret.
	 
	Ler não é (....) um ato solitário, é interação verbal entre indivíduos e indivíduos totalmente determinados. Magda Becker Soares.
	
	Designa-se por leitura o ato ou habilidade de reagir por meio de certos sons ao estímulo visual do sistema de símbolos alfabéticos¿. Rafael Grisi
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201308422660)
	
	Marque (M) para modelo mecanicista e (D) para modelo dialógico no que se refere às práticas utilizadas na formação de leitores e escritores na fase da alfabetização.
(__) Primeiro é importante ensinar a decodificação para somente depois trabalhar a interpretação/ construção de significados.
(__) A boa leitura deve trabalhar concomitantemente tanto os aspectos sonoros quanto os elementos semânticos, ou seja, o que se compreende do texto.
(__) O mais importante no ensino de leitura é atentar para a sintaxe do texto, pois a criança precisa conhecer desde o início quais elementos forma esse texto.
(__) Na alfabetização as palavras devem ser apresentadas de acordo com as dificuldades ortográficas, pois as crianças precisam ler inicialmente para conhecer à língua e depois, para compreender o que estão lendo.
Como ficou a ordem correta?
		
	
	D D M D
	
	M M M M
	
	D M D D
	
	M M D D
	 
	M D M M
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201308422659)
	
	Marlene Carvalho (2001) ressalta que a crise que se instalou no método mecanicista de ensinar a leitura se deu por conta problemas causados pela separação entre decodificação e produção de significado. Qual argumento pode ser contrário ao método mecanicista e, portanto, criticá-lo?
		
	
	Na alfabetização as palavras devem ser apresentadas de acordo com as dificuldades ortográficas, pois as crianças precisam ler inicialmente para conhecer à língua e depois, para compreender o que estão lendo.
	 
	A boa leitura deve trabalhar concomitantemente tanto os aspectos sonoros quanto os elementos semânticos, ou seja, o que se compreende do texto.
	
	Primeiro é importante ensinar a decodificação para somente depois trabalhar a interpretação/ construção de significados.
	
	O mais importante no ensino de leitura é atentar para a sintaxe do texto, pois a criança precisa conhecer desde o início quais elementos forma esse texto.
	
	A leitura precisa ser amadurecida, por isso, um bom ambiente alfabetizador trabalha a memória dos sons para amadurecer a detenção dos fonemas para a criança.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201308422642)
	
	No Brasil há uma interessante estatística sobre o número de pessoas alfabetizadas e de pessoas com baixo grau de alfabetização. De acordo com o INAF em 2009, o percentual de pessoas alfabetizadas plenamente era de 25% da população. Das características abaixo quais se enquadram no nível de alfabetismo pleno?
		
	 
	Lêem e escrevem sem restrições e conseguem também fazer operações matemáticas, compreende e utiliza o sistema monetário e ainda, sintetizar, interpretar, extrair informações entre outras capacidades relacionadas à compreensão do texto.
	
	Resolvem pequenas operações com a matemática e tem conhecimento sobre o sistema monetário, mas não conseguem escrever um texto com autoria porque esta capacidade está mais relacionada com o nível de letramento.
	
	O alfabetismo pleno tem relação apenas com a capacidade de escrever corretamente utilizando a gramática normativa e compreendendo muito bem a estruturação sintática dos textos. É tão complexa que poucas pessoas apresentam esse nível.
	
	Apenas localizam informações em textos curtos, leem e escrevem e sabem manejar o sistema monetário.
	 
	Passaram muitos anos na escola, mas não foram capazes de aprender a ler e escrever produzindo sínteses, inferências, conclusões e críticas.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201308592268)
	
	No Brasil, percebemos que o processo de alfabetização das grandes camadas populares foi uma conquista recente que envolveu lutas políticas e uma mudança em toda a metodologia utilizada para alfabetizar. Entretanto, ainda temos muitos analfabetos funcionais que são:
		
	 
	Os analfabetos funcionais são as crianças que já foram alfabetizadas, mas que apresentam dificuldade com a leitura por serem portadoras de dislexia e de outras transtornos de linguagem.
	
	Crianças que foram alfabetizadas nos últimos 4 anos e que por isso, ainda estão se apropriando da leitura.
	
	Leitores que leem apenas jornais e artigos jornalísticos por requererem menor grau de compreensão das sentenças lidas.
	 
	O analfabeto funcional é qualquer sujeito que já passou por 4 anos de escolaridade após a alfabetização, mas que não apresenta eficiência na utilização dos processos de leitura e escrita dentro das funções sociais que elas apresentam na sociedade.
	
	Os analfabetos funcionais são adultos que sabem apenas escrever e ler o próprio nome e por isso, usam a alfabetização com a função social de assinarem seu nome.
		
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201308422636)
	
	Relacione os conceitos com suas respectivas significações:
(1) Alfabetização   (2) Decodificação   (3) Analfabetismo Funcional  
(4) Analfabeto   (5) Leitura   (6) Escrita
(__)  Estado ou condição de quem não sabe ler e escrever.
(__)  Sistema de representação gráfica da linguagem através de letras, números e símbolos que é uma representação da realidade.
(__)  Situação na qual o sujeito é alfabetizado, no entanto, não se mostra capaz de utilizar com competência a leitura e a escrita como ferramentas tecnológicas no seu dia-a-dia.
(__)  Ação intencional de decodificação e compreensão das palavras ou textos escritos. Implica um exercício de interpretação que é singular ao sujeito.
(__)  Ação de alfabetizar, tornar o sujeito capaz de ler e escrever.
(__)  Processo de conferir sons aos códigos escritos A ordem correta é:
		
	 
	4 6 3 5 1 2
	 
	3 2 1 5 6 4
	
	4 3 5 6 1 2
	
	4 5 3 2 1 6
	
	3 6 5 4 1 2
		
	
	1a Questão (Ref.: 201308592322)
	
	Fazendo uma análise histórica da Chegada da Família Real no Brasil, no período do Império, fica bastante claro o enriquecimento cultural que aconteceu com a vinda de tantos livros, periódicos e documentos portugueses. Como a população reagiu a essa importação de materiais literários?
		
	
	A classe popular teve acesso à educação básica, gratuita e laica que foi organizada e sistematizada pelo Imperador com professores formados na Europa que utilizaram o método global para alfabetização .
	
	A maior parte da população brasileira rejeitou o processo de alfabetização por compreender que ele destituía de valor a cultura que estava sendo construída com a mistura de elementos da cultura africana com os europeus.
	 
	A maior parte da população ficou alijada dos processos de alfabetização devido à falta de sistematização e de educadores formados que pudessem conduzir o processo. Apenas a elite teve acesso aos materiais vindos de Portugal.
	
	A maior parte da população passou a ter acesso a um material importante para dar início aos processo de alfabetização, pois os livros, documentos e periódicos ficaram disponíveis para serem consultados na Biblioteca Nacional.
	
	O Imperador destinou professores leigos para alfabetizar os filhos de escravos, pois estava interessado em promover o avanço cultural do Império através da unificação pela língua portuguesa,