A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
11 pág.
libras

Pré-visualização | Página 1 de 3

- Os sinais apresentam diferentes parâmetros na constituição do sinal. Podem os observar nas figuras abaixo que não há repetição de nenhum parâmetro que seja comum a todos os sinais. Assinale a alternativa que corresponde respectivamente à tradução em português dos sinais abaixo: 
 c) I- ODIO, II- HOJE, III- EDUCADO, IV-PALESTRA. 
2 - Lopes (2012) em s eu estudo sobre a “ Inclusão escolar de alunos surdos nas instituições de ensino regular” afirma que atualmente a política de inclusão de alunos com Necessidades Especiais Educacionais vem tomando grande proporção no Brasil. Diante desta realidade, para atender esta camada específica da sociedade que se encontra no interior d a escola, o professor necessita realiza r mudanças em suas práticas pedagógicas a fim de proporcionar oportunidades para o desenvolvimento cognitivo e social de todas as crianças. No caso das crianças surdas na busca da atender adequadamente as especificidades linguísticas os professores devem superar antigos pressupostos organicistas e propor atividades d e reflexão sobre as duas línguas através de um a nova experiência metodológica bilíngue, de forma a: 
I - Possibilitar a aquisição da língua de sinais através de estratégias visuais que contem plena especificidade linguística do surdo de forma a favorecer a aquisição da língua portuguesa na modalidade escrita. 
 IV - Favorecer a comunicação entre surdos e ouvintes preparando um a aula acessível a todos os alunos através do estímulo precoce na língua de sinais e ensino da língua portuguesa com o segunda língua. 
 V - Observar e oportunizar n ovas formas de avaliação para os surdos e ouvintes através de atividades em que as duas línguas estejam em evidência. Está correto afirmar:
 d) I, IV e V 
3 - O Francês Abade L'Epée hoje em dia é conhecido como "Pai dos Surdos" devido suas grandes Contribuições para língua de sinais. Entre seus feitos encontram-se a criação da primeira escola pública para surdos. Em 1799, o Instituto Nacional de Surdos -Mudos em Paris, fundado por L'Epée, começou a ser financiado pelo governo. Mais tarde foi renomeado para Instituto S t. Jacques. Os seus métodos de educação espalharam-se p elo mundo, inclusive no Brasil. A língua de sinais brasileira teve sua origem na língua de sinais Francesa quando Ernest Huet, ex-aluno do Instituto veio até o Brasil iniciando a escolarização dos surdos no Rio de Janeiro. 
e) Foi o primeiro a estudar um a língua de sinais usada por surdos, reconhecendo o seu valor linguístico 
 4 -Identifique a alternativa que corresponde a tradução do sinal abaixo: 
c) – Nome 
 5 - A Língua Brasileira de Sinais (Libras ), com o toda língua de sinais, f oi criada em comunidades surdas. Desta forma é considerada pelos linguistas a língua natural dos surdos, sendo que a criança surda quando tem a possibilidade de acesso a ela, ainda na primeira infância, consegue desenvolver a sua linguagem d e forma plena, da mesma forma que a criança ou vinte em contato com adultos ouvintes. A modalidade gestual -visual é de fácil acesso e melhor utilizada com o meio de instrução aos surdos , porque: 
d) – Utiliza com o meio de comunicação movimentos gestuais e ex pressões faciais que são percebidos pela visão. 
 6 – [...] O reconhecimento da Língua de sinais traz impactos significativos na vida social e política da Nação Brasileira. O provimento das condições básicas e fundamentais de acesso a Libras se faz indispensável. Requer o seu ensino, a formação de instrutores e intérpretes, a presença de intérpretes nos locais públicos e a sua inserção nas políticas de saúde, educação, trabalho, esporte e lazer turismo e, finalmente, o uso da Libras pelos meios de comunicação e nas relações cotidianas entre pessoas surdas e não -surdas [...]. De acordo com o texto acima a acessibilidade do surdo dar-se à em diferentes esferas e níveis sociais através do intérprete de língua de sinais. A lei que regulamenta a profissão do intérprete de Libras é a Lei n°12.31 9l10. A atividade de interpretação ocorre em diversos l ocais, instituições religiosas, congressos, reuniões, instituições públicas e privadas, entre outros. Para o exercício da profissão de intérprete de língua de sinais , são necessários três requisitos básicos a saber: 
 b) - Conhecimento sobre a surdez, proficiência na língua d e sinais e bom nível cultural. 
7 - Descubra as palavras que estão descritas pelo alfabeto manual assinalando a alternativa com a sua respectiva sequência.
 c) - I- BOLA, II- BIFE, III- B OTA
 9 - A Libras ( Língua Brasil eira de Sinais) é a língua utilizada com o meio de comunicação pelas pessoas surdas no Brasil segundo a Lei 10.43 6101. Trata-se de uma língua que não é universal com alto grau de expressividade e complexidade que possui os mesmos níveis linguísticos das línguas orais. Cada país possui a sua própria língua de sinais, com o por exemplo: (ASL) Língua de Sinais Americana, (LSF) Língua de Sinais Francesa, (LSE) Língua de Sinais Espanhola, (LSI) L íngua de Sinais Italiana, dentre outros. Algumas características diferem as línguas orais das línguas de sinais e a principal é a modalidade: as primeiras constituem-se em uma modalidade oral-auditiva, enquanto as segundas constituem -se em qual modalidade? 
 d) - Modalidade gestual-visual pois a forma de emissão são os gestos das mãos e de recepção a visão. 
 10 - A escola encaminhou Marcos (8 anos) que é surdo para fazer um psicodiagnóstico, pois há algum tempo a criança vêm manifestando comportamento agitado e problemas de aprendizagem, o que prejudica no seu desempenho escolar. No relatório, a professora descreve que Marcos não consegue se interessar pelas atividades e que está sempre isolado de seus colegas. Segundo sua mãe Marcos costuma apontar os objetos quando quer algo, usando os gestos com frequência para ser compreendi do. A mãe de Marcos desabafa: “ Já não sei mais o que fazer, as pessoas dizem que meu filho é igual aos outros, e que com o tempo ele vai falar, uma vizinha também me disse que perto da nossa casa tem uma escola de crianças surdas, dessas escolas que as crianças falam com as mãos, e que talvez fosse melhor eu colocar Marcos lá pra estudar”. Analisando está questão, podem os afirmar que:
E extremamente importante que a família aprenda a língua de sinais, para educar o filho. 
 Il- Marcos é um a criança isolada p elo fato de não estar entre seus pares surdos. 
lll- A mãe de Marcos deve procurar a escola de surdos, onde a educação acontecerá através do método bilíngue. Esta correto o que se aplica em :
 c) – I, II, III. 
 11 - Semelhante às línguas orais no processo de formação das palavras, onde a combinação das letras em diferentes posições altera o sentido das mesmas, nas línguas de sinais a combinação de diferentes parâmetros cria distinção entre os sinais. Quando há permanência de alguns parâmetros e alteração de u m apenas, ocorre o que chamam os de pares mínimos na Libras. Observe a figura abaixo e determine qual é o parâmetro que distingue u m sinal do outro e o que é comum nas figuras. 
 c) – Orientação da palma 
12 - Por falta de conhecimento em relação ao aluno surdo, a escola, por muitos anos, atribuiu o fracasso no aprendizado da língua portuguesa a acomodação do surdo e “falta de interesse" pela aquisição da língua escrita, ignorando