Buscar

Probabilidade e estátistica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Diferença entre tendência central e dispersão
A estatística é um conjunto de técnicas e métodos de pesquisa que envolve o planejamento do experimento a ser realizado, a coleta qualificada dos dados, o processamento, a análise e a disseminação das informações, ela trabalha com dados, os quais podem ser obtidos por meio de uma amostra de uma população em estudo. Dentro da estatística existem vários ramos a ser estudados e trabalhados, dentre eles estão as medidas de tendência central e dispersão. 
As medidas de tendência central mostra qual o valor mais comum, dentro do conjunto de valores que está sendo analisado. As medidas mais comuns são: média aritmética, moda e mediana. 
A média é o quociente entre a soma dos valores observados e o número de observações. A moda, é o valor ou variável que mais aparece e a mediana, é o valor que está no meio, (organizado de forma crescente).
 As medidas de dispersão são medidas que caracterizam a dispersão das observações de um determinado estudo. Dentre as medidas de dispersão estão, variância e desvio padrão.
A variância é a medida que se obtém somando os quadrados dos desvios das observações da amostra, relativamente à a média, e dividindo pelo número de observações da amostra menos um. O desvio padrão, mede a variabilidade dos valores em torno da média. 
Portanto, a diferença entre ambas é que as medidas de tendência central tem como objetivo grupar uma série de valores que serão observado e as medidas de dispersão servem para avaliar a variabilidade dos valores observados, mostrando exatamente qual a margem de erro da pesquisa deixando a mais confiável.

Outros materiais