Buscar

art 116 e 117 do ECA comentado medidas socio educativas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A obrigação de reparar o dano já se encontrava estabelecida desde os Código de Menores de 1927, atualmente está presente no Art. 116 do ECA, sendo aplicada com o objetivo de construir uma orientação educativa, motivando e gerando o senso de responsabilidade civil no infrator em face a lesão patrimonial que provocou a coisa alheia. Podendo ser substituída por outra mais adequada de forma arbitrária pelo juiz, como cita o parágrafo único do presente artigo.
Para fim de aplicação da medida, pelo Ministério Público na etapa pré-processual ou pela autoridade judiciária no momento de sentenciar, deve se analisar caso a caso de maneira independente e suas respectivas circunstâncias, já que é uma medida de caráter facultativo, que busca a restituição das perdas seja pela restituição plena da coisa retirada, seja pela competência do ressarcimento por ocorrer deterioração, impossibilidade de recuperação da coisa ou até mesmo o prejuízo sendo indireto e reflexo sobre o patrimônio de quem o detém, seja através de alternativa diversa compensadora para a vítima, e de maneira instantânea, a construção de um caráter positivo em quem provocou o ato infracional pela compreensão dos efeitos econômicos e sociais que a ação ilícita proferida causou. 
O autor, na assistência de seu advogado mediante ao procedimento contraditório/ de ampla defesa, entre a faixa etária de 16 a 21 anos será equiparado ao maior, como cita o Art. 156 do Código Civil, e seus pais ou responsáveis (tutor ou curador) responsabilizados pela reparação do dano solidariamente. Se este, tiver menos que 16 anos os pais ou responsáveis responderão apenas pela preparação. Com exceção, das condições previstas no artigo 160 do CC, se feito em legítima defesa, no exercício regular de um direito ou a fim de tanger perigo iminente.
Exemplos de atos infracionais onde é cabível a aplicação da obrigação de reparar o dano:
 ECA – ATOS INFRACIONAIS EQUIPARADOS AOS DELITOS DE LESÃO CORPORAL E HOMICÍDIO CAUSADOS POR CONDUÇÃO IMPRUDENTE DE VEÍCULO AUTOMOTOR NA VIA PÚBLICA, SENDO AS VÍTIMAS COLHIDAS NO PASSEIO FUGA SEM PRESTAÇÃO DE SOCORRO – CONFISÃO – PROVA FIRME – MATERIALIDADE POSITIVADA – SETNEÇA VÁLIDA – NULIDADES INOCORRENTES – REPARAÇÃO DE DANO – MEDIDA PREVISTA NO ESTATUTO – SENTENÇA MANTIDA. Recurso improvido (TJRJ – Apelação – ECA, nº 2003.100.00002, Relator Des. Valmir de Oliveira Silva – Terceira Câmara Criminal – Julgamento em 01/07/2003).
 ADOLESCENTE – MEDIDA SOCIOEDUCATIVA DE REPARAÇÃO DE DANO. Estando provado que o adolescente foi o autor da prática de ato infracional análogo ao do art. 163 do Código Penal, consistente de pichação de muros, causando grande revolta aos lesados, a medida socioeducativa lhe aplicada, de reparação a sua recuperação. Também, a proteção em procurar evitar que fique sujeito a reação violenta, com consequência imprevisíveis, de quem possa por ele ter um seu muro ou sua casa emporcalhados. Desprovimento (TJRJ – Apelação – ECA, nº 2002.100.00127, Relator Des. Giuseppe Vitagliano – Quarta Câmara Criminal – Julgamento em 10/12/2002).
REFERÊNCIAS:
ISHIDA, Válter Kenji. Estatuto da Criança e do adolescente: Doutrina e Jurisprudência. 15ª ed. P. 287.
LIBERATI, Wilson Donizeti. Comentários ao Estatuto da Criança e do Adolescente. 11ª ed. P. 126, 127.
FERREIRA LOBO ANDRADE MACIEL, kátia Regina. Curso de Direito da Criança e do Adolescente: Aspectos Teóricos e Práticos. 28º ed. P. 796. 
MAIA, Álvaro. Das medidas Socioeducativas. Disponível: http://www.unifacs.br/revistajuridica/arquivo/edicao_janeiro2002/corpodiscente/graduacao/educativas.htm acessado em 06/05/2018 ás 16h48min.
LIMA NETO, Sírley Fabiann de. Breve análise sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente. Disponível: https://jus.com.br/artigos/1645/breve-analise-sobre-o-estatuto-da-crianca-e-do-adolescente/2 acessado em 06/05/2018 ás 17h00min.
A Prestação de Serviços à Comunidade reproduzida no Art. 117 do ECA, quando bem aplicada no plano social oportuniza ao adolescente ou criança que cometeu ato infracional a construção de valores positivos e tarefas construtivas, por meio de sua participação solidária, com prazo máximo de seis meses, no trabalho na instituição que foi designada para o cumprimento da medida, sem relação empregatícia. Exigindo o envolvimento da sociedade, da família, das organizações governamentais e não governamentais sem fins lucrativos inscritas no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescentes, cadastradas pelo poder judiciário e/ou órgão detentor da prestação do projeto. Podendo ser substituída por outra mais adequada, sendo uma medida alternativa a internação. 
Waldir Snick afirma que “a prestação de serviços à comunidade preenche os objetivos da pena: é reeducativa (terapia laboral), retributiva (trabalho gratuito com valor comunitário) e intimidativa”. (SNICK, Waldir, apud LIBERATI, Wilson Donizeti. Comentários ao Estatuto da Criança e do Adolescente. 4. ed. São Paulo: Malheiros, 1999, p Rev. Fund. Esc. Super. Minist. Público Dist. Fed. Territ., Brasília, Ano 11, Edição Especial, p , set).
Para que a medida seja idealizada de forma a realizar o objetivo de integração social é fundamental que as instituições governamentais, não govermentais e entidades que apresentam atividades no campo infanto-juvenil tenham integração e articulações mais intimas entre si, buscando o direcionamento para cursos formativos e profissionalizantes, como também a inserção no mercado de trabalho.
O programa é prestado com o auxílio de orientadores sociais bem capacitados e de mesma filosofia, pela Secretaria de Cidadania e Trabalho - Superintendência da Criança, Adolescente e Integração do Deficiente, que fazem o credenciamento ao receber a criança ou adolescente encaminhado pelo Juiz que analisa geograficamente o local ao ser exercido a medida, a ideologia religiosa e o grau de escolaridade. 
A partir disso os orientadores sociais idealizam um trabalho pedagógico, didático traçando objetivos a serem concluídos para elaboração de um plano de vida definindo horário (definição do turno: matutino ou vespertino, como também uma jornada máxima de oito horas semanais), local e condições do cumprimento da medida, através da observação dos seguintes aspectos: familiares (buscando o vínculo de forma restaurativa ou permanente com o afeto de seus entes familiares), escolares (não interferência do cumprimento nos horários de aula para que permaneça ou volte para as atividades estudantis), profissionalização (incentivar e possibilitar que venha a ter uma profissão), comunidade (onde as entidades cadastradas no programa cuidam do processo socioeducativo). A equipe de orientadores sociais também é responsável pela elaboração de relatórios, que são encaminhados ao Juiz e ao Ministério Público, retratando a atividade desempenhada e o comportamento do infrator na execução do plano estabelecido judicialmente. 
Exemplo de situação intrínseca a avaliação caso a caso sobre a situação do autor, como também da natureza do ato infracional cometido para a aplicação da medida de Prestação de Serviços à Comunidade:
 Menor – Medida socioeducativa - Prestação de Serviços à Comunidade – Admissibilidade – Fixação em natureza ao ato infracional, equivalente a lesão corporal de natureza leve, decorrente de agressão – Autoria e materialidade comprovadas – Recurso improvido. (Apelação Cível nº 68.260-0/3 – Comarca de Dracena – TSJSP – Relator Des. Sérgio Gomes – j. 08/01/01).
REFERÊNCIAS: 
LIBERATI, Wilson Donizeti. Comentários ao Estatuto da Criança e do Adolescente. 11ª ed. P. 128, 129.
FERREIRA LOBO ANDRADE MACIEL, kátia Regina. Curso de Direito da Criança e do Adolescente: Aspectos Teóricos e Práticos. 28º ed. P. 797. 
MARTINS PEREIRA, Maria Aparecida. Manual de Orientação: Medidas Socioeducativas Não Privativas de Liberdade. Março/2000. Disponível: http://www.mp.go.gov.br/portalweb/hp/8/docs/manual_prestacao_de_servicos_a_comunidade.pdf acessado em 06/05/2018 às 16h:30min.
FERRAZ MARCELO, Bruno. MENORIDADE PENAL E IMPUNIDADE: DIVERGÊNCIA ONTOLÓGICA*. Disponível:http://docplayer.com.br/69624982-Menoridade-penal-e-impunidade-divergencia-ontologica.html acessado em 06/05/2018 ás 17h:00min.

Outros materiais