Buscar

Antropologia Capítulo 2 Sociedade do Conhecimento e o mercado de trabalho (3)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Antropologia – Capítulo 2: Sociedade do conhecimento e o mercado de trabalho
As mudanças decorrentes da industrialização massiva trouxeram consequências, prin-
cipalmente para o século posterior, que não foram apenas as novas tecnologias e um 
novo modo de viver. Quais são os principais problemas modernos enfrentados pelas 
populações? Quanto ao mercado de trabalho: quais as mudanças que vemos hoje, 
que eram inexistentes há um século e meio? Os modos de produção que motivaram a 
expansão das cidades e o desenvolvimento da indústria na segunda metade do século 
XIX reconfiguraram as relações em amplo sentido, como veremos.
A Pós-Modernidade e, consequentemente, a Sociedade do Conhecimento podem ser vistas como um fenômeno cultural, ou seja, é parte efetiva da experiência cultural, filosófica e política. Vê-se uma suposta estagnação ideológica e motivacional por parte do indivíduo, cada vez mais absorvido pelo cotidiano, pelo consumo, pela quantificação da vida – algo diferente da modernidade, período que o antecedeu.
Cultura refere-se à herança social e total da Humanidade, incluindo os fenômenos ocorridos no 
último século. Dessa forma, a cultura é composta de um grande número de culturas, que carac
terizam certo grupo de indivíduos. Refere-se a ideias, comportamentos ou simbolização de com
portamento, incluindo a cultura material. Esta conceptualização de cultura aplica-se a qualquer 
agrupamento humano, mesmo na sociedade tão massiva e acelerada quanto a nossa – dinâmica e complexa, que possui nuances tão ricas e detalhes. 
Que fenômenos da sociedade atual poderiam ser parte de uma pesquisa antropológica? Que situações do seu dia a dia dariam uma boa pesquisa? A sociedade contemporânea é repleta de enlaces culturais e simbólicos que podem ser estudados a partir dos métodos e pela perspectiva da antropologia. O mundo do trabalho é palco de muitos fenômenos culturais e daria uma boa pesquisa. Por exemplo, a apropriação de espaços públicos 
por trabalhadores informais itinerantes poderia ser uma proposta de pesquisa. Outro possível assunto interessante seria a migração de profissionais para o contexto dos home office (por que tantos profissionais recorrem a este modelo? Quem são eles? Quais as profissões mais comuns? Quais as vantagens e problemáticas? E assim por diante.).
O termo culturas híbridas refere-se ao limite entre o tradicional e o moderno, entre o elitista, o 
popular e o massivo. Trata-se de uma espécie de miscigenação entre diferentes culturas, ou seja, uma heterogeneidade cultural presente no cotidiano do mundo moderno. São originárias das trocas culturais neste contexto. 
A hibridização refere-se ao modo pelo qual modos culturais ou partes desses modos se separam de seus contextos de origem e se recombinam com outros modos ou partes de modos de outra origem, configurando, no processo, novas práticas. [...] A hibridização não é mero fenômeno de superfície que consiste na mesclagem, por mútua exposição, de modos culturais distintos ou antagônicos. Produz-se de fato, primordialmente, em sua expressão radical, graças à mediação de elementos híbridos (orientados ao mesmo tempo para o racional e o afetivo, o lógico e o alógico, o eidético e o biótipo, o latente e o patente) que, por transdução, constituem os novos sentidos num processo dinâmico e continuado. (COELHO, 1997, p. 125-126).
De que forma a globalização é prejudicial à cultura local e às identidades de grupos e povos? Mesmo que a globalização seja um fenômeno que não se pode parar, a cultura local deve ser valorizada, já que a globalização se apresenta como um obstáculo para a diversidade cultural.
Você sabe definir tecnologia? Trata-se de técnicas, processos, métodos, meios e instrumentos de uma ou mais funções da atividade humana. Um computador possui uma tecnologia, empregada no processamento de dados; uma enxada possui uma tecnologia que permite mover de modo eficiente o solo. Ambos são tecnologias com funções distintas.

Outros materiais