Buscar

moldagem corpo de prova

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ENGENHARIA: Civil
COMPLEMENTOS DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO			TURMA: 51ª diurno
					
Moldagem de Corpo de Prova
	CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE BARRETOS
Introdução: A realização das moldagens dos corpos de prova serve de estudos da porosidade, massa, volume e através desses dados, saber a densidade do material. Também para o estudo de diferentes comportamentos do concreto com a aplicação de látex, resinas e esmalte.
Para a moldagem dos corpos de concreto utilizou-se diferentes traços, como o intuito de serem analisados de acordo com os resultados obtidos.
Materiais: Água, cimento, brita, areia, balança, molde de corpo de prova, haste cilíndrica de metal, colher de pedreiro, paquímetro.
Procedimento experimental: Moldou-se três corpos de prova com dimensões de 5cm x 10cm, com diferentes traços de concreto afim de não analisar a compressão do material, mais sim analisar a porosidade, a densidade entre outros.
Com isso moldamos os corpos de prova, com a dosagem conforme a tabela1:
	Concreto
	Areia (g)
	Brita (g)
	Cimento (g)
	Água (ml)
	Nº1
	510
	605
	210
	270
	Nº 2 
	250
	310
	130
	98
	Nº 3
	665
	610
	220
	210
Tabela1: traços dos três concretos
Todos os corpos de prova foram moldados, com a mistura correta de todos os agregados adicionando a água e o cimento, colocou-se 3 camadas uniformes da massa de concreto e em cada camada golpeou com a haste cilíndrica.
Resultados: Com os 3 corpos de concreto pronto e com os dados obtidos, realizou-se os cálculos e se obteve a densidade do corpo de concreto para os 3 diferentes tipos de concreto, conforme a tabela 2
	Concreto
	Massa
(g)
	Diâmetro
(cm)
	Altura (cm)
	Densidade
	Nº1
	451,9
	5
	9,9
	2,32
	Nº2
	452,9
	5
	10,05
	2,29
	Nº3
	428,5
	5
	10
	2,18
Tabela2: dados de cada concreto e sua densidade
Discussão de resultados: A densidade é a razão entre a massa e o volume do material, com isso pode-se perceber que as 3 densidades não são iguais devido ao diferente traço para cada concreto.
Conclusão. Conclui-se que os corpos de prova foram realizados com sucesso e com os dados analisados foi obtido as densidades, e ainda será realizado mais experimentos sobre esses corpos.

Outros materiais