Buscar

Av2 Psicofisiologia 2016.1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Av2 Psicofisiologia
1a Questão (Ref.: 201501241841)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Os processos de aprendizagem e memória estão sujeitos a modificações por ação de drogas ou outros eventos durante a formação da memória. Essa memória em formação sob condições particulares será considerada como uma memória dependente de estado. Ofereça argumentos que esclareçam o termo.
		
	
Resposta: O efeito das drogas no organismo causa interpretações de eventos que se diferem daquelas realizadas com o organismo limpo de qualquer droga. Por isso, as memórias e aprendizagens realizadas durante o efeito das drogas no organismo são memórias dependentes de estado, do estado sob efeito das drogas.
	
Gabarito: memória dependente de estado = o que aprendemos em determinado estado mental ou circunstâncias será mais bem lembrado no mesmo estado ou circunstância. Por exemplo: se você costuma comer chocolates ou beber isotônicos enquanto estuda para as provas, esteja preparado para ingeri-los durante as provas. Da mesma forma, eventos tristes são mais recordados quando você está triste e os alegres quando você está alegre.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201501103039)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Macaco Tião trabalha em um circo e é muito inteligente. Aprendeu a fazer números engraçados e sabe distinguir letras de números. Ele se comunica com seu treinador por linguagem de sinais. Todos no circo adoram Tião e acham ele muito esperto. Seu treinador afirma que os animais desse porte possuem as mesmas habilidades de pensamento que o ser humano. A) Conteste a afirmativa do treinador de Tião, conceituando os objetos mentais humanos. B) Defina onde é representado o substrato anatômico das funções superiores como o pensamento e a linguagem
		
	
Resposta: Tião está incorreto em sua afirmativa. Os macacos são muito similares aos seres humanos, mas não possuem as mesmas habilidades de pensamento que o ser humano. Os seres humanos ainda tem suas capacidades cognitivas muito mais avançadas.
	
Gabarito: A) Contesto a afirmativa do treinador de Tião, pois os animais não possuem as mesmas habilidades de pensamento que o ser humano. Nossos objetos mentais necessitam da ativação de extensas áreas cerebrais: as informações básicas são armazenadas em áreas primárias do cérebro. B) O substrato anatômico das funções superiores (como o pensamento e a linguagem) é representado pelo córtex associativo, formado pelo córtex pré-frontal, pelo córtex límbico e pelo córtex parietotemporoccipital de nosso cérebro. Essas áreas possuem tamanho máximo na espécie humana, sendo significativamente menor até mesmo em primatas, que são animais com uma configuração genética bem semelhante à de nossa espécie.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201501769233)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Definida como a permanente tendência ou estado dos organismos de manter a constância do meio interno por Walter Canon (1871-1945), é atualmente reportada como a manutenção do ambiente interno do organismo dentro de estreitos limites fisiológicos (Bear, 2008). O fundamental é entendermos que a manutenção do organismo nesta condição assegura as condições necessárias para uma vida livre e independente. O parágrafo refere-se a um estado denominado:
		
	
	Autônomo
	
	Somático
	
	Vegetativo
	
	Visceral
	 
	Homeostase
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201501107260)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Leia com atenção a seguinte definição: processo que explica que somente os aspectos mais importantes dos eventos são escolhidos durante a aquisição para ser armazenados em nossa memória. Podemos afirmar que ela explica qual dos termos abaixo?
		
	
	Retenção
	
	Evocação
	
	Consolidação
	 
	Seleção
	
	Aquisição
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201501769718)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Em relação à teoria de Cannon (1871-1941) e Bard (1898-1977) apresentada pela primeira vez em 1927, a qual se tornou popular entre os cientistas, propunha que a experiência emocional pode ocorrer independente de uma expressão emocional fisiológica. Para embasar esta teoria eles apresentaram estudos em pessoas que possuíam lesões na medula que as impediam de perceber as sensações e que, no entanto, preservavam a capacidade de sentir emoções. Outra questão apresentada por essa nova teoria era de que as mesmas alterações fisiológicas ocorriam em emoções bem diversas, como o palpitar rápido do coração de uma pessoa irritada e de um apaixonado. Em relação à referida teoria é correto destacar que:
		
	
	Para eles o subtálamo seria o grande ativador das emoções.
	
	Para eles o hipocampo seria o grande ativador das emoções.
	
	Para eles o hipotálamo seria o grande ativador das emoções.
	 
	Para eles o tálamo seria o grande ativador das emoções.
	 
	Para eles o epitálamo seria o grande ativador das emoções.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201501640400)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Leio o trecho da música Pensamento, do grupo Cidade Negra: "Você precisa saber o que passa aqui dentro, eu vou falar pra você. Você vai entender a força de um pensamento pra nunca mais esquecer. Pensamento é um momento que nos leva a emoção, pensamento positivo que faz bem ao coração". Ela reporta a uma relação direta entre pensamentos e emoções. Considerando seus estudos sobre o pensamento humano responda: Será que estas associações apresentadas na música se revelam no nosso cotidiano?
		
	
	Não existe qualquer correlação entre pensamento positivo e bem-estar cardiovascular. Pelo contrário, emoções fortes levam a graves problemas neste sistema.
	 
	Sim, afinal quando estamos felizes tendemos a trazer imagens mentais e pensar em outros momentos também felizes.
	
	Como revelado na letra da música apenas as emoções positivas permitem essas associações diretas com os pensamentos.
	
	Eventualmente pode até acontecer, mas como seres racionais tendemos a usar a lógica todo o tempo, ignorando na maior parte das vezes os sentimentos.
	
	Pensamento, linguagem e até mesmo atenção estão correlacionados, mas em nosso cotidiano selecionamos eventos e, assim, as emoções costumam não influenciar nossa fisiologia.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201501639016)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Os acidentes vasculares cerebrais (AVCs) apresentam complicações variadas, de acordo com as áreas atingidas e com a gravidade do evento. Diversas afasias decorrem deste tipo de acidente vascular. Considerando seus estudos sobre as afasias da linguagem avalie as opções abaixo e assinale a alternativa onde há apenas informações CORRETAS:
		
	
	Quando o aprendizado de dois idiomas ocorreu em fases distintas da vida é comum que o mais recentemente aprendido seja mantido após um AVC.
	 
	Pessoas que dominam dois ou mais idiomas perdem a capacidade de se comunicar por todos eles em casos de AVCs.
	 
	Lesões no hemisfério esquerdo em pessoas que usam a linguagem de sinais parecem causar deficiências similares àquelas observadas em afásicos verbais.
	
	Não existem versões da linguagem de sinais para afásicos de Wernickie, pois eles se tornam completamente incapazes de fazer os sinais fluentemente.
	
	Pessoas surdas não desenvolvem as afasias de linguagem uma vez que elas não fazem uso de uma comunicação oral.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201501108784)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Em uma perspectiva da pesquisa científica básica e aplicada, podem-se encontrar diferentes definições para o fenômeno da atenção de acordo com as diversas áreas de atuação. Considerando os conceitos de atenção explícita e implícita, responda: Qual das afirmativas abaixo faz referência a atenção explícita:
		
	
	João busca, na multidão, sem sucesso e incansável pela amiga. Ele conhece bem o local onde ela disse que estaria, mas não a vê.
	 
	João é incapaz de deslocar sua atenção para dois estímulos distintos simultaneamente. Ele está focado na bela mulherde vestido vermelho.
	
	João não consegue manter o foco atentivo em uma determinada atividade por períodos prolongados de tempo.
	
	João observa as pessoas passando pela estação de trem, observa muitas mulheres de cabelos castanhos, mas não há fixação no centro da fóvea.
	
	João atende, simultaneamente, às mais variadas impressões sensoriais, sem fixar a atenção a um objeto determinado.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201501144053)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Considerando seus estudos sobre os nociceptores e a hiperalgesia pode-se afirmar que qual das alternativas abaixo pode ativar um nociceptor:
		
	 
	Exposição a produtos químicos.
	
	Oxigenação adequada.
	
	Temperaturas amenas
	
	Contato físico breve.
	
	Todas as opções de resposta.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201501109672)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Pedro foi submetido a um estudo polissonográfico de noite toda em função de uma queixa de ronco e insônia. O resultado indica que Pedro tem um aumento do estágio 2 e a diminuição do sono paradoxal. Isso quer dizer que:
		
	
	Pedro não apresenta os fusos do sono e complexos K.
	
	Pedro nunca dorme.
	
	Pedro apresenta uma intensa atividade motora e locomotora.
	 
	Pedro tem prejuízo no ciclo de sono de ondas lentas e do sono REM.
	
	Pedro tem prejuízo no ciclo de sono de ondas rápidas e nunca sonha.

Outros materiais