Buscar

epidemiologia

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

FUNDAMENTOS DA EPIDEMIOLOGIA 
	201407375164
	 
	Ref.: 201408388531
		
	
	
	 Código de referência da questão.1a Questão
	
	
	
	
	No Brasil as fontes de dados estão reunidas em diferentes sistemas de informação, o SIA-SUS corresponde ao:
	
	
	
	Sistema de Informação de Nascidos Vivos
	 Certo
	Sistema de Informação Ambulatoriais do SUS
	 Errado
	Sistema de Informação Hospitalares do SUS
	
	Sistema de Informação de Agravos de Notificação
	
	Sistema de Informação sobre Mortalidade
	
Explicação:
O sistema de informações ambulatoriais chamado SIA/SUS é um sistema do SUS que tem por objetivo transformar os dados ambulatoriais em informações relevantes para subsidiar a tomada de decisões em saúde. O SIA/SUS foi implantado em todo o território nacional em 1995 e desde a sua implantação tem como finalidade registrar os atendimentos  / procedimentos / tratamentos realizados em cada em estabelecimento de saúde no âmbito ambulatorial.   
	
	 
	Ref.: 201407535469
		
	
	
	 Código de referência da questão.2a Questão
	
	
	
	
	O SUS (Sistema Único de Saúde) representa o conjunto de ações e serviços de saúde prestados por Órgãos e Instituições Públicas Federais, Estaduais e Municipais, da Administração Direta e Indireta e das Fundações mantidas pelo Poder Público, e de forma complementar pela iniciativa privada (Art. 4° Lei 8.080). Por ser um conjunto de unidades, de serviços e de ações que interagem com um mesmo propósito, organizando-se nas três esferas governamentais: Federal, Estadual e Municipal, dizemos que o sistema é único. Com relação às principais características ou princípios do SUS podemos afirmar que: I A universalidade quer dizer que todas as pessoas têm o direito ao atendimento, independente da cor, raça, religião, local de moradia, situação de emprego ou renda. II A equidade quer dizer que todo o cidadão é igual perante o SUS e será atendido conforme as suas necessidades. III Com relação à integralidade, as ações de saúde devem ser combinadas e voltadas ao mesmo tempo para prevenção e a cura. IV A descentralização está relacionada à redistribuição das responsabilidades das ações e serviços de saúde entre os vários níveis de governo. Agora, assinale a alternativa correta:
	
	
	 Certo
	Todas as afirmativas são verdadeiras.
	
	As afirmativas I, II e IV são falsas.
	
	Somente a afirmativa I é falsa.
	
	Apenas as afirmativas I e III são verdadeiras.
	
	Todas as afirmativas são falsas.
	
	 
	Ref.: 201407645875
		
	
	
	 Código de referência da questão.3a Questão
	
	
	
	
	Em 1978 a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) realizaram a I Conferência Internacional sobre Cuidados Primários de Saúde em Alma-Ata, no Cazaquistão, antiga União Soviética. Foi proposto um acordo e uma meta entre seus países membros para atingir o maior nível de saúde possível até o ano 2000, através da Atenção Primária à Saúde (APS). Essa política internacional ficou conhecida como Saúde para Todos no Ano 2000. A Declaração de Alma-Ata, o pacto assinado entre 134 países, concebe a saúde como um direito humano. Sobre a Declaração de Alma-Ata NÃO PODEMOS AFIRMAR QUE:
	
	
	 Errado
	Apesar das metas de Alma-Ata não terem sido alcançadas plenamente, a Atenção Primária à Saúde tornou-se uma referência fundamental para as reformas sanitárias ocorridas em diversos países nos anos 80 e 90 do último século.
	
	Com a incorporação do movimento ¿Saúde Para Todos¿ foi estabelecida uma nova orientação para a política de saúde.
	 Certo
	Apesar das metas de Alma-Ata não terem sido alcançadas plenamente, a Atenção Primária à Saúde não influenciou as reformas sanitárias ocorridas em diversos países nos anos 80 e 90 do último século.
	
	A Declaração de Alma-Ata impulsionou a reforma sanitária brasileira.
	
	O envolvimento das pessoas, a colaboração entre os vários setores da sociedade, bem como a criação dos cuidados primários em saúde foram estimulados e intensificados.
	
	 
	Ref.: 201407694392
		
	
	
	 Código de referência da questão.4a Questão
	
	
	
	
	Na década de 1920, a Saúde Pública cresceu como questão social. As unidades de Saúde Pública existentes estavam vinculadas aos governos estaduais, situadas nas capitais e principais cidades do interior. Assinale a opção que NÃO representa uma linha de atuação da Saúde Pública:
	
	
	 Errado
	Assistência materno-infantil.
	
	Assistência médica.
	
	Fiscalização de alimentos e de laboratórios.
	 Certo
	Distribuição de pesticidas.
	
	Orientação nutricional e alimentar.
	
	 
	Ref.: 201408437773
		
	
	
	 Código de referência da questão.5a Questão
	
	
	
	
	Assinale a alternativa que podem exemplificar outras bases de dados dos sistemas nacionais de informação:
	
	
	 Certo
	Todas as alternativas acima;
	
	Imprensa, população e prontuários;
	
	Prescrição médica e prontuários
	
	Laboratórios, imprensa, população, prescrição médica;
	 Errado
	Investigação epidemiológica;
	
Explicação:
Há vários aplicativos que têm a função de integrar sistemas para a gerência em saúde, no controle orçamentário/financeiro, de estoque, produção de atividades, morbidade e mortalidade, unidades ambulatoriais, hospitalares, laboratórios, etc. Alguns desses aplicativos foram desenvolvidos pelos próprios municípios a partir de suas experiências de gerências municipais. Contudo, muitas dessas experiências respondem a características locais muito específicas, o que impede um uso mais amplo, isto é, seu aproveitamento por outros municípios sem reparos ou adaptações. Não há ainda disponível um aplicativo completo, ideal para todos e que responda a todos os aspectos da gerência, tanto àqueles relativos ao atendimento individual à saúde quanto àqueles relacionados às ações coletivas. Logo, as bases de dados dos sistemas nacionais de informação são laboratório, imprensa, população, prescrição médica, prontuários, investigação epidemiológica dentre outros.     
	
	 
	Ref.: 201408038354
		
	
	
	 Código de referência da questão.6a Questão
	
	
	
	
	No Princípio Integralidade da Assistência, com ações combinadas para prevenção e cura, qual a opção abaixo está em desacordo por não apresentar uma ação preventiva e outra curativa:
	
	
	
	Orientação para auto exame das mamas e mastectomia.
	
	Incentivo ao exame de toque retal e prostatectomia.
	
	Dispensação de preservativos e terapia antirretroviral.
	 Certo
	Dispensação da pílula do dia seguinte e FIES.
	
	Pré-natal e histerectomia.
	
	 
	Ref.: 201407656823
		
	
	
	 Código de referência da questão.7a Questão
	
	
	
	
	O Brasil é o único país do mundo que se refere a estratégias de uso da Epidemiologia na sua constituição (Constituição Federal ¿ Artigos 196 a 200). A competência do nosso Sistema Único de Saúde (SUS) na execução de ações de vigilância sanitária e epidemiológica, além de outras atribuições, resulta das peculiaridades de sua concepção, baseada na complexidade da dinâmica social e na aplicação de conhecimentos desenvolvidos a partir da nossa realidade de saúde, sendo, então, um modelo articulado com outros setores sociais públicos e privados, bem como com a sociedade civil. Quais das definições não corresponde a verdade?
	
	
	
	Os serviços devem ser organizados em níveis de complexidade crescente, dispostos em uma área geográfica delimitada e com definição da população a ser atendida.
	
	O princípio da Universalidade está relacionado ao direito universal ao atendimento, ou seja, todas as pessoas têm o direito ao atendimento, independente da cor, raça, religião, local de moradia, situação de emprego ou renda,
caracterizando a saúde como um direito de cidadania, ao ser definido pela Constituição Federal como um direito de todos e um dever do estado.
	 Certo
	Participação da população através das entidades representativas na formulação das políticas de saúde e do controle de sua execução, somente no nível primário de governo.
	
	Descentralização - Redistribuição das responsabilidades das ações e serviços de saúde entre os vários níveis de governo (municipal, estadual e federal).
	
	Os serviços de saúde devem funcionar atendendo o indivíduo como um ser humano integral. As ações de saúde devem ser combinadas e voltadas ao mesmo tempo para prevenção e a cura.
	
	 
	Ref.: 201407535474
		
	
	
	 Código de referência da questão.8a Questão
	
	
	
	
	O modelo de sistema de saúde que possui inspiração militarista, com saneamento dos espaços de circulação de mercadorias para erradicar de doenças que poderiam prejudicar a exportação, forte concentração de decisões e estilo repressivo de intervenção sobre o individual e o social sendo que a concepção de saúde era fundamentada na teoria dos germes é o:
	
	
	
	Reforma Sanitária.
	
	Médico-assistencial privatista.
	
	Sistema Nacional de Saúde.
	
	Sistema Único de Saúde.
	 Certo
	Sanitarismo campanhista.
	
	Col@bore

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais