Buscar

sistema renal resumo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Fisiologia renal
É o estudo da fisiologia dos rins. Dentre as funções mais importantes, está a reabsorção, que é um processo de transporte de uma substância do interior do túbulo para o sangue que o envolve. Regular o balanço hídrico, equilíbrio ácido-base, Manutenção da homeostase, remoção e excreção de produtos metabólicos endógenos, p.ex. uréia, remoção e excreção de substâncias exógenas, gliconeogênese. Secreção de hormônios.
Rins
São os órgãos primários do sistema urinário– não à toa, chamado também de sistema renal. Os rins são responsáveis pela remoção de ureia do sangue – um subproduto formado da quebra de moléculas de proteína, tóxico para o corpo. Isso é feito através de um processo de filtragem que ocorre em pequenas estruturas distribuídas pelo órgão, chamados néfrons. Cada néfron consiste em um conglomerado de capilaridades pelo qual o sangue passa e é filtrado cuidadosamente.
O rim é responsável pela manutenção do volume e da composição do fluido extracelular. A quantidade e a composição da urina eliminada são consequência do papel regulador do rim. A formação da urina tem início no glomérulo, onde 20% do plasma que entra no rim, através da artéria renal, são filtrados devido à pressão hidrostática do sangue nos capilares glomerulares. Os 80% de plasma restante, que não foram filtrados, circulam ao longo dos capilares glomerulares, atingindo a arteríola eferente, se dirigindo para a circulação capilar peritubular.
O filtrado é um fluido de composição semelhante à do plasma. Após sua formação, o filtrado glomerular caminha pelos túbulos renais e sua composição e volume são então modificados pelos mecanismos de reabsorção tubular e secreção existentes ao longo do néfron.
Portanto, o processo de depuração renal, além de se dar pela filtração glomerular, pode também ser feito por meio da secreção tubular, uma vez que o sangue que passou pelos glomérulos e não foi filtrado atravessa uma segunda rede capilar, peritubular. Por outro lado, graças à reabsorção tubular, muitas substâncias depois de filtradas voltam ao sangue que percorre os capilares peritubulares, entrando na circulação sistêmica pela veia renal que sai do órgão.
Estrutura: 
Os rins localizam-se nas fossas lombares, um de cada lado da coluna vertebral. Envolvidos por abundante camada de tecido adiposo, abrigam-se nas chamadas lojas renais, que são delimitadas por uma membrana de tecido conjuntivo. O rim esquerdo limita-se com o pâncreas, o baço, o estomago e o intestino delgado. O rim direito, com o ligado, o duodeno e o cólon ascendente (porção do intestino grosso). Em suas extremidades superiores, os dois órgãos são recobertos pelas glândulas supra-renais. Estas, embora situadas no interior das lojas renais, são completamente independentes dos rins. Com formato semelhante ao de um feijão, cada rim mede, em geral, 10 cm de comprimento. 5 de largura e 3 de espessura, pesando cerca de 150 g, no homem, e 130, na mulher. 
SISTEMA RENAL: COMO FUNCIONa ?
O sistema renal, também chamado de sistema urinário, é responsável por produzir, armazenar e eliminar a urina. Os rins fazem a urina filtrando as impurezas e componentes não necessários no sangue. Depois de produzida, ela é enviada através de dois tubos finos chamados ureteres, que “abastecem” a bexiga. A bexiga está cheia, a pessoa elimina a urina, retirando-a do corpo através da uretra, que perpassa o sistema genital de forma distinta entre homens e mulheres.
Ureteres
Após formada nos rins, a urina precisa ser levada à bexiga. Para que isso ocorra, ela é enviada através de dois tubos finos, chamados ureteres. Cada ureter possui cerca de 20 a 25 centímetros de comprimento. Músculos em suas paredes fazem movimentos de contração e relaxamento para levar a urina para a direção oposta aos rins. Este movimento é importante, pois a manutenção de urina no órgão pode levar a infecções renais. Pequenas quantidades de urina são atravessadas para a bexiga por estes tubos a cada 10 ou 15 segundos.
Bexiga
A bexiga é um órgão em formato, como o próprio nome sugere, de uma bexiga de borracha. É um órgão oco, localizado na pélvis e mantida no local por uma série de ligamentos. Ela é responsável por armazenar a urina produzida até que a pessoa esteja pronta para urinar, quando ela é esvaziada, enviando a urina pela uretra que a leva para fora do corpo.
Estima-se que uma bexiga saudável seja capaz de armazenar quase meio litro de urina por cerca de duas a cinco horas. Para prevenir vazamentos ou falta de controle sobre este processo, músculos circulares chamados esfíncteres fecham o canal entre a bexiga e a uretra.
Uretra
A uretra é o canal que leva a urina da bexiga para fora do corpo. No caso das mulheres, ela mede entre 4 e 5 centímetros, e fica entre o clitóris e o canal vaginal. Nos homens, costuma ter cerca de 20 centímetros ou mais, e percorre a extensão completa do pênis. No caso dos homens, ela transporta tanto a urina, no momento de sua eliminação, quanto o sêmen, nas ejaculações.
Fatores que podem afetar o seu funcionamento:
A insuficiência renal crônica, também chamada de doença renal crônica, é a perda lenta do funcionamento dos rins, cuja principal função é remover os resíduos e o excesso de água do organismo.
Causas:
A insuficiência renal crônica ocorre quando uma doença ou outra condição de saúde prejudica a função renal, causando danos aos rins – que tendem a agravar-se ao longo de vários meses e até mesmo anos.
Doenças e condições que geralmente causam a doença renal crônica incluem: Diabetes dos tipos 1 e 2; Hipertensão; Glomerulonefrite, que é a inflamação dos glomérulos, unidades funcionais dos rins, onde ocorre a filtragem do sangue; Nefrite intersticial; Doença do rim policístico e outras doenças congênitas que afetam o rim; Obstrução prolongada do trato urinário, que acontece graças a condições específicas, como hipertensão prostática, pedra nos rins e alguns tipos de câncer; Refluxo vesicoureteral; Infecção renal recorrente, também chamada de pielonefrite; Doenças autoimunes; Lesão ou trauma aos rins; Uso excessivo de analgésicos e outros medicamentos; Uso de algumas substâncias químicas tóxicas; Problemas nas artérias dos rins; Nefropatia de refluxo.

Outros materiais