Buscar

RELAÇÕES ÉTNICAS UNID II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

RELAÇÕES ÉTNICOS-RACIAIS UNID. II
	1- A respeito do projeto nacional de branqueamento, assinale a alternativa incorreta:
		
	b. Os movimentos de resistência negra estiveram diretamente relacionados ao chamado abolicionismo, movimento que culminou com a abolição da escravidão no Brasil.
	
	
	
	2- Baseado na exploração colonial, na economia monopolista mercantil e no trabalho não assalariado dos escravizados, os portugueses trouxeram ao Brasil cerca de 3,6 milhões de pessoas. Esse contexto representou:
	
	
	
	
		
	b. Uma verdadeira diáspora entre os povoados africanos.
	
	
	
	
	
	
	3- Por que podemos afirmar que a Lei 10.639/2003 é um importante instrumento na promoção da igualdade racial no Brasil?
	
	
	
	
		
	e. Todas as alternativas anteriores estão corretas.
	
	
	
	
	
	
	4- Sendo o Brasil o primeiro país do continente americano a criar leis específicas no combate ao racismo, indique quais leis efetivamente se referem ao racismo como crime:
	
	
	
	
		
	e. Constituição Federal de 1988, Lei 7.716/89 e o Código Penal, artigo 140.
	
	
	
XXXXX
	
	1- (Concurso público. Cetro, 2008, SEE/SP, Supervisor Escolar) As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Culturas Afro-Brasileira e Africana constituem-se de orientações, princípios e fundamentos para o planejamento, execução e avaliação da Educação e: 
	
		
	a. têm por meta promover a educação de cidadãos atuantes e conscientes no seio da sociedade multicultural e pluriétnica do Brasil, buscando relações étnico-sociais positivas, rumo à construção de uma nação democrática.
	
	
	
	2- (Concurso público. Ifal, Docente Copema, 2010) Entre as iniciativas no âmbito do poder público para as ações afirmativas de inclusão social, insere-se a publicação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Sobre essas Diretrizes, o princípio da Consciência Política e Histórica da Diversidade deve conduzir: I. Ao conhecimento e à valorização da história dos povos africanos e da cultura afro-brasileira na construção histórica e cultural brasileira. IV. À desconstrução, por meio de questionamentos e análises críticas, objetivando eliminar conceitos, ideias, comportamentos veiculados pela ideologia do branqueamento, pelo mito da democracia racial, que tanto mal fazem a negros e brancos. Estão corretas as afirmações:
	
	
	
	
		
	d. I e IV.
	
	
	
		3- A Constituição Federal de 1988, resultado de um amplo processo de mobilização popular e da abertura democrática a partir de 1985, define, em seu artigo 20, inciso XI, que as terras ocupadas pelos índios são bens da União. Isso significa que:
		
	c. O Estado (Governo Federal) detém o direito sobre a propriedade desses territórios.
		
	
	
	
	
	
	
	
	4- A respeito da promulgação de leis antirracistas no Brasil, é incorreto afirmar que:
	
	
	
	
		
	e. Como as leis no Brasil não são cumpridas, a legislação antirracista teve pequeno impacto na promoção da igualdade racial no país.
	
	
	
	
	
	
	5- Analise as afirmativas a seguir, sobre a Lei 12.288/2010, e assinale a alternativa incorreta.
	
	
	
	
		
	c. Foi a partir da aprovação dessa lei que o racismo passou a ser considerado um crime inafiançável no Brasil.
	
	
	
	
	
	
	
6- As alternativas a seguir apresentam alguns dos mitos e inverdades que acabaram sendo propagados a respeito de nosso passado colonial e escravista, exceto:
	
	
	
	
		
	c. O Brasil já era parte de um grande projeto capitalista moderno desde o início de sua colonização, com altos investimentos da elite econômica da época, representada pela burguesia.
	
	
	
	
	
	
	7- Leia o trecho da poesia Pai João, de Jorge de Lima:
“Pai João remou nas canoas. Cavou a terra. Fez brotar do chão a esmeralda Das folhas – café, cana, algodão. Pai João cavou mais esmeraldas Que Paes Leme. A pele de Pai João ficou na ponta Dos chicotes. A força de Pai João ficou no cabo Da enxada e da foice. A mulher de Pai João o branco A roubou para fazer mucamas. O sangue de Pai João se sumiu no sangue bom Como um torrão de açúcar bruto Numa panela de leite. Pai João foi cavalo pra os filhos do ioiô montar [...]”. (LIMA, Jorge de. Pai João. "Revista Nossa América", nov./dez., 1991, p. 9.). Com base nessa poesia de Jorge de Lima, publicada originalmente em 1927, e nos conhecimentos sobre a presença do negro na sociedade brasileira, considere as afirmativas a seguir. II. Na comparação feita pelo poeta entre o sangue de Pai João e o torrão de açúcar bruto, percebe-se uma referência à importância do negro na mistura de etnias, que definiu, ao longo dos séculos, a formação do povo brasileiro. III. A poesia de Jorge de Lima infere que a mestiçagem e a hibridez da cultura brasileira, bem como o papel central desempenhado pelo trabalho do negro na produção de riquezas, coexistiram com uma imensa exploração e injustiça social. IV. O mito da “democracia racial”, baseado na mestiçagem biológica e cultural entre negros e brancos, preconiza a ideia de uma convivência harmoniosa e teve significativa presença na sociedade brasileira. Assinale a alternativa correta.
	
	
	
	
		
	e. Somente as afirmativas II, III e IV são verdadeiras.
	
	
	
	
	
	
	8- No artigo 5° da Constituição Federal está subscrito que a prática do racismo constitui crime inafiançável e imprescritível, sujeito à pena de reclusão, nos termos da lei. Assinale a alternativa incorreta, cujo teor não se relaciona com o artigo citado.
	
	
	
	
		
	e. As ações de racismo praticadas no âmbito privado e que não podem ser comprovadas, mesmo assim, são enquadradas na lei vigente.
	
	
	
	
	
	
	9- Segundo Munanga e Gomes (2006), há três aspectos da forte presença africana na formação do Brasil: no campo econômico, pela força de trabalho não remunerado, que deu sustentação econômica à empresa colonial brasileira; no campo demográfico, colaborando no povoamento do país, e no campo cultural: a. Pela influência linguística, por meio de palavras africanas incorporadas à língua portuguesa; b.Pelas religiões de matriz africana, entre as quais o candomblé e a umbanda; c.Pela herança no campo das artes, por meio de instrumentos musicais, ritmos, danças, entre outros;
	
	
	
	
		
	d. As alternativas “a”, “b” e “c” estão corretas, pois a influência africana no campo cultural se estende à linguística, à religião e às artes.
	
	
	
	
	
	
	10- Sobre a diáspora vivida pelos negros após sua transferência forçada ao Brasil, a partir de 1550, avalie as afirmações a seguir e assinale aquela que melhor descreve esse fenômeno histórico.
	
	
	
	
		
	a. Desterrados de seu continente, separados de seus laços de relação pessoal, ignorantes da língua e dos costumes, o deslocamento dos negros foi de tal monta que acabou alterando cores, costumes e a própria estrutura da sociedade local.

Outros materiais