A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
23 pág.
Arte e Cultura Popular

Pré-visualização | Página 1 de 4

Questão 1/10 - Arte e Cultura Popular
Considere a seguinte passagem de texto:
“[...] a religiosidade de um indivíduo é expressada por práticas de expressão sentimental do que está no interior dele mesmo, em relação a algo que está ‘além dele’. Essa esfera seria a do ‘sagrado’ [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ALVES, Alan. Religiosidade Popular: A Crença Do Povo É A Crença Em Deus. <periodicos.ufpb.br/index.php/dr/article/download/20461/11325>. Acesso em 17 jul. 2017.
Levando em consideração o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Introdução às culturas populares no Brasil sobre a atuação das benzedeiras a serviço do cotidiano, analise as assertivas e, em seguida, marque V para as asserções verdadeiras e F para as falsas:
( ) As benzedeiras podem utilizar outros tipos de recurso, como o tecnológico, para facilitar o ritual de cura.
( ) No contexto das grandes cidades e das regiões metropolitanas, não encontramos mais o trabalho das benzedeiras. 
( ) A cura doméstica, por meio de bênçãos e rezas, é típica da religiosidade popular brasileira.
( ) A religião popular se ocupa de questões que distanciam-se da realidade e necessidades dos indivíduos. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	V – F – V – F
	
	B
	V – F – V – V
	
	C
	F – V – V – F
	
	D
	V – V – F – F
	
	E
	F – V – F – F
Questão 2/10 - Arte e Cultura Popular
Leia o seguinte excerto de texto: 
“O sujeito constrói-se sobre narrativas e discursos, nos limites sempre renovados e refeitos entre o ‘eu’ e o ‘Outro’, surgindo, assim, como fragmentado e composto por várias identidades. Um dos fragmentos dessa identidade é a crença no pertencimento a uma cultura nacional”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VAZ, Paulo et al. Brasil brasileiro: uma história ilustrada. <http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2001/papers/NP11VAZ.PDF>. Acesso em 17 jul. 2017. 
Considerando as informações e os conteúdos do livro-base Introdução às culturas populares no Brasil, assinale a alternativa que menciona o que significa identidade como construção simbólica:
	
	A
	Significa que compreende um recurso de poder especialmente relevante para a construção de modos legítimos de dominação.
	
	B
	Significa que é a visão multidisciplinar dos estudos culturais.
	
	C
	Significa que se trata de texto representativo elaborado por alguém, nos moldes de uma produção de sentido específica, um processo de identificação.
	
	D
	Significa que reflete o entendimento consensual sobre a legitimação dos estudos sobre alteridades a partir da visão dualista.
	
	E
	Significa que necessita de elementos construídos historicamente e tomados como representação afirmativa de um indivíduo ou grupo social.
Questão 3/10 - Arte e Cultura Popular
Considere a seguinte citação: 
“Nada é mais incisivo como marcador da identidade de um povo do que a cultura em que esse povo mesmo se define”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Lino, Jorge. Cultura popular: sua diversidade e importância. <https://trendr.com.br/cultura-popular-sua-diversidade-e-importância-96446407feec>. Acesso em 24 jul. 2017. 
Considerando as informações e os conteúdos do livro-base Introdução às culturas populares no Brasil sobre o conceito de cultura popular, analise as proposições:
I. A cultura é estática e imutável, pois percorre caminhos que impossibilitam rompimentos.
II. O entendimento sobre o popular define-se com base na concepção da diferença.
III. Atualmente, é corrente a utilização do conceito no plural, ou seja, “culturas populares”.
IV. Uma manifestação cultural pode transformar-se e ser apreendida e modificada por grupos sociais diversos. 
São corretas apenas as afirmativas:
	
	A
	I, III e IV
	
	B
	I, II e III
	
	C
	II, III e IV
	
	D
	III e IV
	
	E
	I e II
Questão 4/10 - Arte e Cultura Popular
Leia o seguinte excerto de texto: 
“O objeto artesanal pode se tornar um testemunho, uma revelação da relação homem e sociedade”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SALGADO, Mara; FRANCISCATTI, Kety. Contraponto entre arte, artesanato e trabalho:  a falsa diferenciação e a atrofia da fantasia. <http://www.ip.usp.br/laboratorios/lapa/versaoportugues/2c43a.pdf >. Acesso em 12 jul. 2017. 
Considerando as informações e os conteúdos do livro-base Introdução às culturas populares no Brasil sobre arte e artesanato, analise as proposições a seguir:
I. O termo artesanato é utilizado para se referir a objetos produzidos em série, utilitários ou não.
II. O artesanato se insere no contexto moderno, no qual a arte é um produto passível de ser comercializado.
III. As condições sociais e culturais presentes no entorno interferem na concepção de artesanato e da arte.
IV. Os elementos de identidade cultural comunitária ou regional encontra-se fora das reflexões sobre a produção da arte e do artesanato. 
São corretas apenas as afirmativas:
	
	A
	I, III e IV
	
	B
	I, II e III
	
	C
	II, III e IV
	
	D
	III e IV
	
	E
	I e II
Questão 5/10 - Arte e Cultura Popular
Leia o seguinte excerto de texto: 
“[...] Daí ser imperativo o reconhecimento, incentivo e preservação da cultura popular, de forma que as gerações futuras sintam-se não só herdeiras, mas também valedoras de gigantesco e precioso tesouro”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Lino, Jorge. Cultura popular: sua diversidade e importância. <https://trendr.com.br/cultura-popular-sua-diversidade-e-importância-96446407feec>. Acesso em 24 jul. 2017. 
Considerando as informações e os conteúdos do livro-base Introdução às culturas populares no Brasil, assinale a alternativa que apresenta o que os autores entendem por “popular” nesse livro:
	
	A
	Simples.
	
	B
	Do senso comum.
	
	C
	Da população.
	
	D
	Do povo.
	
	E
	Da cultura.
Questão 6/10 - Arte e Cultura Popular
Leia o seguinte excerto de texto: 
“As comunidades são os espaços propícios para a realização da comunicação popular, sejam como receptoras da mensagem, sejam como construtora dela. A comunicação popular seria uma alternativa para informar as comunidades sobre a questão da cidadania”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: REIMBERG, Cristiane. A comunicação popular como ferramenta para a construção da cidadania. <http://www.revistas.univerciencia.org/index.php/rumores/article/viewFile/6578/5975>. Acesso em 17 jul. 2017. 
Considerando as informações e os conteúdos do livro-base Introdução às culturas populares no Brasil, assinale a alternativa que apresenta em qual época o samba é alçado à categoria de ritmo legitimamente brasileiro:
	
	A
	No regime democrático de Fernando Collor de Mello.
	
	B
	No regime ditatorial de Getúlio Vargas.
	
	C
	No regime democrático de Fernando Henrique Cardoso.
	
	D
	No regime democrático de Juscelino Kubitschek.
	
	E
	No regime ditatorial de José Linhares.
Questão 7/10 - Arte e Cultura Popular
Considere a seguinte passagem de texto: 
“Falar de identidade implica, em um certo sentido, uma dimensão interpretativa e outra normativa, já que ‘identidade designa algo como uma compreensão de quem somos, nossas características definitórias fundamentais como seres humanos’”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MAIA, Antonio Cavalcanti. Diversidade cultural, identidade nacional brasileira e patriotismo constitucional. <http://www.casaruibarbosa.gov.br/dados/DOC/palestras/Diversidade_Cultural/FCRB_DiversidadeCulturalBrasileira_AntonioCavalcanti.pdf>. Acesso em 24 jul. 2017. 
Considerando as informações e os conteúdos do livro-base Introdução às culturas populares no Brasil sobre a identidade cultural brasileira, analise