Buscar

Pop Controle de Pragas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Nutrir Sempre
	PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRONIZADO
CONTROLE INTEGRADO DE VETORES E PRAGAS URBANAS
	Código: POP 001
Revisão: 02
Página: 2
OBJETIVO:
Estabelecer os procedimentos a serem adotados para controle integrado de vetores e pragas urbanas nas áreas da Unidade de Alimentação e Nutrição.
REFERÊNCIA:
Brasil. Resolução RDC nº275, de 21/10/2002 – Regulamento Técnico de Procedimentos Operacionais Padronizados aplicados aos Estabelecimentos Produtores/ Industrializadores de Alimentos e a Lista de Verificação das Boas Práticas de Fabricação em Estabelecimentos Produtores/ Industriualizadores de Alimentos.
Ministério da Saúde, ANVISA.
Brasil. Resolução RDC nº 216, de 15/09/2004 – Regulamento Técnico de Boas Práticas para Serviços de Almentação. Ministério da Saúde, ANVISA.
São Paulo (Estado) Portaria CVS 5, de 09 de Abril de 2013 -ANVISA.
Revoga: CVS 06/99 – Regulamento Técnico sobre os Parâmetros e Critérios para o controle Higiênico Sanitário em Estabelecimentos de Alimentos. Secretária de Estado da Saúde, Vigilância Sanitária.
CAMPO DE APLICAÇÃO: 
Cozinha da empresa, área de estoque dos alimentos e área externa da empresa.
DESCRIÇÃO DO PROCEDIMENTO
O controle integrado de Pragas é de responsabilidade do nutricionista e realizado por empresa especializada e licenciada que possua responsável técnico, registrado no conselho regional de classe pertinente.
A empresa especializada realiza realiza controle de incidência de vetores e pragas urbanas no local e aplicações de produtos químicos específicos com periodicidade semanal, definida de acordo com as carasteristicas no local, podendo ser mais frequente de acordo com a época do ano e fatores predisponentes à presença dos mesmos.
A empresa apresenta os seguintes documentos:
Lista de agentes químicos a serem utilizadas e suas respectivas dosagens e métodos de aplicação.
Alvará de licença de funcionamento da empresa contratada expedida pela Vigilância Sanitária.
Certificado de garantia do controle integrado de vetores e pragas urbanas, com prazo de validade da aplicação.
O nutricionista comunica a empresa especializada sobre a presença de vetores e pragas urbanas nas áreas do Restaurante e adjacências por email ou por telefone.
A Equipe Operacional do restaurante evitam fatores que propiciem a proliferação de vetores e pragas urbanas, tais como: resíduos de alimentos, água estagnada, materiais amontoados em cantos e pisos, armários e equipamentos encostados nas paredes, acúmulo de pó, sujeira e buracos nos pisos, tetos e paredes, mato, grama não aparada, sucata amontoada, desordem de material fora de uso, bueiros, ralos e acessos abertos e desvios nos processos de higienização ambiental manejo e resíduos.
A empresa contratada é responsável pela equipe que executa os trabalhos de controle de vetores e pragas urbanas quanto ao treinamento , execução das tarefas e orientação quanto à utilização de EPI´s (máscaras, luvas, vestimenta adequada, exame médico, etc), cumprimento da legislação pertinente.
A empresa especializada define os produtos químicos, métodos de aplicação e descreve os procedimentos pré e pós-tratamento a serem adotados pelo nutricionista.
RESPONSÁBILIDADES
O Profissional nutricionista é responsável pelo monitoramento da empresa especializada para realizar o controle integrado de vetores e pragas urbanas das áreas da Unidade de Alimentação e Nutrição e adjacências.
 
	Elaboração
Responsável: Fernanda Scatolin e Ianka
Data da emissão: 06/05/2018
Assinatura:
	Aprovação:
Responsável:
Data da vigência: 06/05/2018
Assinatura:

Outros materiais

Outros materiais