Buscar

trabalho do Roni concluindo

Prévia do material em texto

4
 Curso- Pedagogia 7º Semestre 
Disciplina- organização do trabalho pedagógico nos anos iniciais do Ensino Fundamental
Professor- Roni 
Nome- Lusimara Reis da Silva 
Ra-147996512937 
 
São Paulo
2018
 Atividade 
Reflita sobre a função social da escola e a organização do trabalho pedagógico, que deve levar o pedagogo a comprometer-se com o trabalho pedagógico de toda a escola, auxiliando a promoção da formação humana e reconhecendo a educação como um ato intencional.
R- A função social da escola é a transmissão do conhecimento cientifico sistematizando, a organização do trabalho pedagógico deve levar o pedagogo a comprometer-se com o trabalho pedagógico de toda escola, auxiliando a promoção da formação humana e reconhecendo a educação como um ato intencional. O pedagogo está centralizando em todos os espaços da escola, na organização e na gestão do trabalho pedagógico. O que requer dessa profissional atenção redobrada, lembrar que formarão cidadãos que precisa se adaptar à realidade existente. Então, como Saviani bem disse, ’a educação desses profissionais fará de cada aluno um ser individual e singular...”O pedagogo deve ter por objetivo desenvolver uma determinada finalidade com cada indivíduo, uma atividade intencional, a qual deve ser planejada do início ao fim.
Realize uma reflexão sobre a escola que desejamos, envolvendo a gestão democrática, assim como suas funções necessárias a educação contemporânea.
R- Compreendemos a organização escolar democrática como sendo aquela onde a gestão escolar, assumida pela colaboração do pedagogo, possibilita condições reais e igualitárias para que cada funcionário exerça um papel ativo na instituição, participando de todas as etapas de elaboração e execução das atividades pedagógicas. O pedagogo deve ter sempre como elemento norteador o PPP, que é o discutido e elaborado coletivamente por todos que trabalham na escola. Cabe ao pedagogo, subsidiar teórica e metodologicamente todas as reflexões pedagógicas relacionadas aos mecanismos de gestão democrática, relacionando-os com os objetivos e as metas traçadas no PPP. Assim, o pedagogo articular, direciona, conduz os indivíduos a coletivamente partilharem todo o processo de ensino aprendizagem em uma escola. Quando todos participam da tomada de decisões, se tem uma contribuição para uma educação democrática e participativa.
De acordo com os temas estudados, aprendemos que é preciso que a escola abra os portões para a comunidade, auxiliando no zelo da instituição e na qualidade da educação, representando os interesses de toda a comunidade escolar e garantindo a ela o direito de exercer sua cidadania referente as definições políticas da escola.
Vamos refletir e trocar ideias acerca do conselho escolar? Afinal qual sua função em uma escola e perante à gestão democrática?
R- O conselho escolar é um mecanismo de gestão democrática, um órgão colegiado composto de forma paritária por todos os segmentos da escola, bem como pais e alunos, com objetivos explícitos de promover o desenvolvimento da educação e garantir que, na educação pública, principalmente, a maioria das pessoas envolvidas na escola tenham papel efetivo nas decisões dos rumos e do futuro dessa importante instituição. É no conselho escolar que se discute, delibera, normatiza, aconselha e fiscaliza as ações da escola, sempre tendo como horizonte o PPP e o regimento interno da escola. Sendo assim, um órgão importante para efetivação de uma gestão democrática verdadeiramente comprometida com a melhoria da qualidade de ensina, como os interesses dos profissionais de educação e com a população que o frequenta. (Soares, 2013, p.115,116, e 117).
Reflita sobre a função da avaliação dentro do contexto escolar. Como ela deve ser vista como o sentido de construção e não de repreensão e reprovação?
R- A avaliação tem por objetivo identificar se o aluno se apropriou do conhecimento ou não, sem intenção de juga- ló ou penaliza- ló, mais visando a transformação do aluno, através da qualidade do ensino aprendizagem, transformando-o em cidadão participativo, responsável, critico. Quando o conhecimento não é assimilado pelo aluno professor deve rever sua pratica pedagógica quantas vezes for preciso estabelecer novas estratégias que garantam a aprendizagem do discente. Nesse sentido, o conselho de classe, como pratica democrática e coletiva, privilegia, além da avaliação do processo de ensino aprendizagem, a possibilidade de intervenção efetiva na organização escolar como totalidade concreta e histórica, redirecionada o próprio PPP da instituição, exigindo pensamento crítico e maturidade intelectual e profissional transformadora. (Soares, 2013, p 33).
Os processos de avaliação construídos no Brasil indicam a presença de um grande contingente de pessoas, com pelos menos quatro anos de escolaridade analfabetas. Sabemos que o sucesso e o fracasso não se resumem ao trabalho direto dos professores em sala de aula e que há uma série de outros fatores que incidem nessa produção. Cite alguns desses fatores que contribuem para o fracasso escolar no Brasil.
R- Inúmeras são os motivos para o fracasso e evasão escolar como aspectos físicos, motores, psicológicos, sociais, famílias, socioeconômicas, escolar. Além disso o fracasso escolar faz que o aluno perca o interesse pela escola, prejudicando seu alto estima, confiança e sendo desmotivado na sua vida acadêmica.

Outros materiais

Perguntas Recentes