Buscar

Meninos de Rua e Antropologia no Serviço Social

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Meninos de Rua 
Os meninos de rua tem chamado muita atenção dos executores de políticas sociais, que procuram compreender a razão dessas crianças morarem na rua e buscam soluções através de programas e projetos sociais.
Isso é causado pela desestruturação das famílias que não podem oferecer uma vida melhor, ou por causa da violência sofrida dentro de casa, como mãos tratos ou ate mesmo violência sexual então ela saem em busca de uma vida melhor ou onde possam obter dinheiro comida e muitas vezes acabam ficando por La por medo de voltar para suas casas e sofrer novamente agressões.Muitas crianças foram abandonadas pelos pais,fugiram de casa ou simplesmente fizeram da rua uma fonte de renda essas crianças vivem nas ruas trabalhando pelando ou esmolando vivem em pequenos grupos obedecendo as leis da rua.
O nome menino de rua é utilizado como exclusão e sem perspectiva de um futuro que possibilite o crescimento de sua vida e sua identidade e construída com grande fragilidade pelo meio em que vive e a intervenção do serviço social com esses meninos busca amenizar as suas necessidades humana e garantir alguma dignidade isto é feito, através de instituições governamentais e ONGs para cumprir seus objetivos através de projetos sociais.
Quando a sociedade gera um menino de rua conclui-se que a ausência de cidadania isso e um grave sintoma da crise social. A sociedade diz que pais pobres que não consegue garantir a educação dos seus filhos eles continuaram pobres já que não arrumam bons empregos e os seus filhos também não terão condição de progredir.
 
Antropologia
O conceito de antropologia como uma ciência sobre humanidade e sua cultura como objetivo central o homem sempre buscando questionar sua totalidade como um ser que pensa e que participa da sociedade.
Na antropologia encontramos dimensões biológicas sócias culturais, em busca de respostas para as inúmeras perguntas para a compreensão do comportamento entre seres humanos. Como ciência social antropologia busca conhecer o homem enquanto elementos participantes de grupos organizados já como ciência humana visa especificamente o homem como um todo (sua vida sua ciência e costumes...). 
Vimos que a natureza humana e a excelência do homem através disso entenderam que somos o produto do meio que vivemos e a antropologia se divide em três aspectos: ciência social, humana e natural.
Ciência social = É o estudo do comportamento do ser humano em grupo e o homem criando seu meio cultural mediante várias formas de comportamento. 
Clinica humana estuda o homem em relação aos seus costumes crenças e linguagens.
Ciência natural estuda o aspecto fisiológico e a evolução do ser humano.
Antropologia esta adquirindo grande relevância no mundo moderno onde a finalidade da antropologia é o fornecimento de maior número de pesquisa possível sobre o homem uma vez que cada individuo adquire experiência particular.
Antropologia no Serviço Social
A antropologia contribui para o assistente social justamente fazer com o que ele olhe para o outro é, e como queremos que ele seja ou que tenha o mesmo pensamento que julgamos ser normal a antropologia no mostra que o mundo esta mudando e como assistente devemos ter um olhar analítico e uma atitude que se renove a cada dia para que possamos buscar uma melhor e mais justa relação entre os indivíduos, ou seja, o saber antropológico nos permite ver entender, analisar as varias diferenças culturais existentes sempre julgamento buscando sempre o melhor.
A antropologia mostra como o profissional deve lidar com as diferenças sociais como enxergar os problemas dos outros e a identificar o que seria necessário para que essa pessoa aceitasse ajuda e que tipo de ajuda ela realmente precisa não podemos rotular as pessoas por cor ou raça. Somos seres humanos todos como os mesmos direitos e deveres e como assistentes sociais não podemos fazer distinção de pessoas temos que olhar para sociedade. O estudo antropológico tem sido um aliado no serviço social com desrespeito a valorização do trabalho de campos desenvolvidos pelos os assistentes sociais. A maioria dos trabalhos é realizada na classe pobre que através das pesquisas realizadas com esses indivíduos são levantadas informações relevantes da vida social, e os problemas que todos os indivíduos estão passando e os assistentes sócios procuram resolver os problemas existentes. A troca de informações entre o serviço social e a antropologia traz grandes benfeitorias faz com que olhemos para o outro de forma igual e nos auxilia na busca pelo fim da desigualdade social através de pesquisas e estudos buscando um caminho melhor para uma sociedade minoritária. O estudo no serviço social e a expressão social dando privilégio a intervenção investigativa através da analise social, atuando na avaliação de serviços, programas e políticas sociais que tem a visão a defesa dos direitos humanos e justiça social.
A antropologia nos ensina que e necessário conhecer o ser humano, para que possamos agrega-lo, e ela nos possibilita esse estudo preliminar de como o ser humano se comporta ao longo do tempo.
E no exercício de sua profissão o assistente social alem de trabalhar com as dificuldades que são de sua natureza, e o objetivo de sua intervenção ainda tem que enfrentar problemas que não são de sua influencia direta, por isso através do estudo antropológico que busca estudar o ser humano, a antropologia nos leva a entender que cada ser humano e único e com isso tem suas deficiências e qualidades.

Outros materiais