Buscar

CCT0203_EX_A5_201110055102

Prévia do material em texto

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
	
	Exercício: CCT0203_EX_A5_201110055102 
	
	Aluno(a): WANDGLEYSON LIRA DE FIGUEREDO
	Matrícula: 201110055102
	
	Data: 23/09/2014 18:35:19 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201110125070)
	5a sem.: TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
	
	Analise as sentenças abaixo sobre os impactos da TIC na sociedade e, em seguida, assinale a alternativa correta:
I. O trabalho cooperativo baseado nas TIC possibilitou que profissionais geograficamente próximos pudessem se comunicar e desenvolver projetos em equipe, aumentando significativamente custos e tempo de locomoção na geração e compartilhamento de novos conhecimentos;
II. A interação em rede, baseada em recursos como e-mail, chat, fóruns, comunidades virtuais, web cam, etc., proporcionou e vem demandando novos sistemas de comunicação e informação, impactando na forma de relacionamento e comunicação social;
III. A difusão das TIC dificultou o processo de automação, a flexibilidade na produção, gestão, industrialização, comercialização, etc., prejudicando a redefinição de fluxos de trabalho e a comunicação organizacional. 
		
	
	Somente as sentenças I e II estão corretas
	
	Somente a sentença III está correta
	
	Somente a sentença II está correta
	
	Todas as sentenças estão corretas
	
	Somente as sentenças II e III estão corretas
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201110125069)
	5a sem.: TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
	
	Analise as sentenças abaixo sobre o conceito da TIC e, em seguida, assinale a alternativa correta:
I. Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) refere-se somente à utilização da memória e das capacidades de armazenamento e cálculo de computadores e servidores compartilhados e interligados por meio da Internet, seguindo o princípio da computação em grade;
II. A Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) constitui-se num conjunto de recursos tecnológicos de informação e comunicação, utilizados com fins específicos e de forma integrada;
III. Os recursos tecnológicos de informação e comunicação baseiam-se, geralmente, no desenvolvimento de hardware e software para dar suporte e permitir a operacionalização da comunicação e dos processos relativos aos ambientes virtuais. 
		
	
	Somente a sentença III está correta
	
	Somente as sentenças I e II estão corretas
	
	Somente a sentença II está correta
	
	Somente as sentenças II e III estão corretas
	
	Todas as sentenças estão corretas
		Gabarito Comentado.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201110299222)
	sem. N/A: Tecnologias da Informação e Comunicação
	
	Segundo Lévy, "A maior parte dos programas computacionais desempenham um papel de tecnologia intelectual, ou seja, eles reorganizam, de uma forma ou de outra, a visão de mundo de seus usuários e modificam seus reflexos mentais. As redes informáticas modificam circuitos de comunicação e de decisão nas organizações. Na medida em que a informatização avança, certas funções são eliminadas, novas habilidades aparecem, a ecologia cognitiva se transforma. O que equivale a dizer que engenheiros do conhecimento e promotores da evolução sociotécnica das organizações serão tão necessários quanto especialistas em máquinas". Fonte: LÉVY, Pierre. As Tecnologias da Inteligência. Rio de Janeiro: Editora 34, 1993; A partir desse texto podemos afirmar que: I. A relação dialética entre Sociedade e Tecnologia deu origem a palavra ¿sociotécnica¿ II. A necessidade de profissionais especialistas em máquinas é uma característica da Sociedade Industrial; III. A função dos engenheiros do conhecimento é utilizar, de forma crítica e intelectual, as informações disponíveis na rede. 
		
	
	Somente a afirmativa II está correta 
	
	Todas as afirmativas estão erradas 
	
	As afirmativas I e III estão corretas 
	
	Somente a afirmativa III está correta 
	
	Todas as afirmativas estão corretas 
		Gabarito Comentado.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201110299061)
	sem. N/A: Sistemas de Informação
	
	Quando falamos de TIC estamos falando da união de tecnologias + métodos + informações + comunicação e para isso precisamos dos Sistemas de Informação, responsáveis por processar os dados e gerar Informação e/ou Conhecimento. 
Analise as sentenças abaixo e indique V se Verdadeira e F se Falsa. Em seguida marque a alternativa correta, de cima para baixo:
( ) Dado e informação representam o mesmo conceito, com a diferença que o dado é armazenado e a informação disponibilizada.
( ) Dados representam fatos e Informações é o dado com significado a partir de um processamento.
( ) O dado é uma representação gráfica ou simbólica, sem sentido completo. Enquanto que a informação é um conjunto de dados com sentido completo.
( ) Os tipos de sistema de informação são classificados em função do nível estratégico da empresa, por exemplo os SIG são destinados ao nível estratégico.
( ) Os Sistemas Especialistas possuem um maior nível de complexidade e atendem ao nível estratégico da empresa.
		
	
	V - F - V - F - V 
	
	F - F - F - F - F 
	
	V - V - F - F - V 
	
	V - V - V - V - V 
	
	F - V - V - F - V 
		Gabarito Comentado.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201110296665)
	sem. N/A: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
	
	Analise as sentenças abaixo sobre o conceito de TIC e em seguida, assinale a opção correta: I. Constitui-se num conjunto de recursos tecnológicos de informação e comunicação, utilizados com fins específicos e de forma integrada. II. Tecnologias e métodos para captação, transmissão e distribuição das informações em diferentes formatos e para suportar a comunicação. III. São as ferramentas que permitem a digitalização do conhecimento e a convergência tecnológica. 
		
	
	Todas as sentenças estão corretas
	
	Somente as sentenças II e III estão corretas
	
	Somente a sentença II está correta
	
	Somente as sentenças I e II estão corretas
	
	Somente a sentença III está correta

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes