Buscar

Síndrome do duplo Y

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Síndrome do duplo Y
 O que é : A síndrome do duplo Y é uma aneuploidia dos cromossomas sexuais, onde um humano do sexo masculino recebe um cromossomo Y extra em cada célula, ficando assim com um cariótipo 47,XYY. Devido a não disjunção durante a meiose II paterna, o cromossomo Y transporta relativamente poucos genes, os portadores de um Y suplementar não apresentam anomalias físicas relevantes ou produz um fenótipo discernível. Também é designada como: Trissomia XYY, Aneuploidia 47,XYY ou Síndrome do super-macho. A síndrome foi descoberta em 1961 por Sandberg, nos EUA. O paciente tinha 44 anos, inteligência não inferior a média, constituição robusta e nenhuma anomalia física.
Causas: A síndrome XYY não é uma doença de origem hereditária. Estudos apontam que a cópia extra do cromossomo Y é gerada no processo de formação dos espermatozoides, que de forma aleatória produz um erro durante a divisão celular. Se uma das células reprodutivas alteradas contribuir na composição genética da formação do bebê, este menino será portador de um cromossomo Y a mais.
Prevalência: Indivíduos com cariótipo 47,XYY ocorrem com a freqüência de um caso por 1.000 nascimentos masculinos numa população em geral. Cerca de 2 a 3% dos delinqüentes e doentes mentais ou prisioneiros têm no seu cariótipo um cromossoma Y a mais, porem o comportamento agressivo raramente constitui motivo de grande preocupação, uma vez que estes indivíduos aprendem a controlar-se.
Sintomas: Devido “a um exagero” na masculinidade, pode ocorrer um cenário de crescimento mais acelerado na Infância, podem acontecer casos de homens com uma estatura muito elevada para a fase de desenvolvimento e comportamentos diferentes sendo: distração, hiperatividade e crises de fúria na infância e início da adolescência que podem merecer uma atenção médica. Algumas características são: QI ligeiramente abaixo do normal , Distúrbios motores e na fala , Imaturidade no desenvolvimento emocional e menor inteligência verbal ,testículos com o tamanho aumentado , taxa de testosterona aumentada, o que pode ser um factor determinante para a inclinação anti-social e aumento de agressividade.
Diagnóstico: é confirmado por análise cromossômica, revelando um cariótipo 47,XYY.
Prevenção : Não existe prevenção para a síndrome do duplo Y pois a mesma é causada por uma má formação genética .
Tratamento: Não existe tratamento para esta anomalia genética porem devido aos problemas emocionais que acarreta para o indivíduo e respectivos familiares, é importante que se defina um plano de apoio psicológico ,onde o indivíduo aprenda técnicas para controlar a agressividade e, ao mesmo tempo, descubra interesses para ultrapassar problemas de distração, de isolamento e dificuldades de relacionamento interpessoal.
Curiosidades : Síndrome XYY (também chamada síndrome do super-macho ou síndrome do duplo Y) é uma anomalia genética que afeta somente os homens.
Na maioria dos casos, a síndrome XYY não provoca alterações físicas ou problemas médicos específicos.
Algumas doenças que os portadores da síndrome possuem na maioria das vezes são leucemia, linfomas, criptorquidia e hipospádias.
Referências : http://duploy.blogspot.com.br/ 
https://nace.igenomix.com.br/sindrome-xyy-47-xyy/
https://www.algarveprimeiro.com/d/trissomia-xyy/155-67
https://www.webartigos.com/artigos/sindrome-de-jacobs-xyy/69746
http://fisiounec2015.blogspot.com.br/2011/04/trissomia-xyy-ou-sindrome-do-super.html

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais