Buscar

EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO PARASITOLOGIA

Prévia do material em texto

EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO PARASITOLOGIA
1 – QUAL É O AGENTE ETIOLÓGICO E O PRINCIPAL SINTOMA DA GIARDÍASE?
O agente etiológico é a GIARDIA LAMBLIA
Principal sintoma é a diarreia com esteatorreia
2 – DESCREVA A PROFILAXIA PARA GIRDÍASE. QUAL A FORMA DE TRANSMISSÃO DESSA DOENÇA?
Cuidados com água, saneamento básico, tratamento dos doentes, cuidado com alimentos a ingerir, higienização das mãos. Transmissão se dá FECAL-ORAL.
3 – COM RELAÇÃO A TRICOMONÍASE, CITE A FORMA DE TRANSMISSÃO E PROFILAXIA.
Transmissão principal é por via sexual desprotegida.
Profilaxia principal é uso de preservativo. Tratamento de doente.
4 – A AMEBÍASE É UMA DOENÇA CAUSADA POR QUAL AGENTE ETIOLÓGICO? QUAL O HABITAT DESSE PARASITA E QUE LESÕES ELE PODE CAUSAR NO SER HUMANO?
Agente etiológico é ENTAMOEBA HISTOLYTICA, o habitat desse parasita é o intestino grosso, mas ela pode estar em outros órgãos, tais como fígado, pulmão, pele cérebro. Se no intestino grosso pode causar lesões no aparelho digestório, úlceras, sangramentos, nódulos que podem obstruir o trânsito gastrointestinal, mas for no fígado pode ter a perda de função do órgão, se for no cérebro alguma sintomatologia nervosa. 
5 – A MALÁRIA É UMA ENFERMIDADE GRAVE, GERALMENTE FATAL, EXPLIQUE POR QUE? QUAL A ESPÉCIE QUE CAUSA A FORMA MAIS GRAVE DA DOENÇA? EXPLIQUE.
Porque há uma perda maciça das hemácias, durante o ciclo de vida do parasita ele acaba rompendo as hemácias, então o individuo terá numa anemia grave, se o diagnóstico e tratamento não forem precoces pode levar a morte. A forma mais grave da doença é a falciparum, porque ela quando se reproduz ela causa uma parasitemia (numero de parasitas) muito alta no fígado, e libera por hepatócitos cerca de 40.000, que invadirão as hemácias e aí há uma perda muito rápida. Ele faz com que a membrana da hemácia expresse proteínas que fazem as hemácias se aderirem (knobs) e pode obstruir vasos sanguíneos.
6 – COMO SE DÁ A TRANSMISSÃO DA MALÁRIA?
O mosquito faz a transmissão onde após picar coloca protozoíto no homem.
7 – DESCREVA A PROFILAXIA PARA A MALÁRIA.
Combate ao vetor, uso de inseticidas e repelentes, evitar área da mata ao fim da tarde, controle de combate a larvas, tentar ao máximo diagnosticar paciente infectado, tratamento dos doentes.
8 – EXPLIQUE O QUE É O ACESSO MALÁRICO.
É a FEBRE MALÁRICA. Febre de comportamento característico, que a gente não tem normalmente, o individuo sente muito frio, com calafrios, que duram cerca de duas horas, após isso vem a febre alta de aproximadamente 41 graus por oito horas, depois o corpo fica cansado, e esse quadro se repete de dois em dois dias, a depender da espécie.
9 – CITE OS PARASITAS QUE ESTUDAMOS QUE SÃO TRANSMITIDOS POR VIA FECAL-ORAL.
GIARDIA LAMBLIA E ESTAMOEDA HISTOLYTICA
10 – POR QUE O TRATAMENTO DOS DOENTES É IMPORTANTE?
Para salvar a vida do ser humano (bem da vida está acima de tudo) e porque o doente é uma fonte de infecção para outras pessoas, portanto quando se trata a doença está se fazendo a profilaxia.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes