Buscar

Ciências do Ambiente(1)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Ciências do Ambiente
Recursos Hídricos e Impactos Ambientais – Rio São Francisco
Integrantes:
Gladson Wenethe Calixto
Pedro Henrique Santos
Rio São Francisco
O Velho Chico 
Nascentes;
Bacia do Rio São Francisco;
Impactos Ambientais e econômicos;
Transposição do Velho Chico;
Rio São Francisco
 Nascente e Afluentes
O Rio São Francisco nasce na Serra da Canastra (a uma altitude de aproximadamente 1200 m), no município de São Roque das Minas, num lugar chamado de “Chapadão da Zagaia”.
Principais afluentes : (total de 168 afluentes)
Rio Paraopeba, Rio Abaeté, Rio das Velhas, Rio Jequitaí, Rio Paracatu, Rio Urucuia, Rio Verde Grande, Rio Carinhanha, Rio Corrente, Rio Grande, Rio Pará.
Rio São Francisco
 Localização e Extensão
O Rio São Francisco após nascer percorre 2700 km, atravessando o estado da Bahia (separado pelo Rio do estado de Pernambuco) desemboca no oceano Atlântico, entre os estados de Alagoas e Sergipe.
Rio São Francisco
 Divisões do Rio
O Rio São Francisco está dividido em 4 partes: Alto São Francisco (da nascente até a cidade mineira de Pirapora, possui 702 km de extensão); Médio São Francisco (de Pirapora até a cidade baiana de Remanso, possui 1230 km de extensão); Sub-médio São Francisco (de Remanso até outra cidade baiana chamada Paulo Afonso, possui 440 km de extensão) e Baixo São Francisco (de Paulo Afonso até a desembocadura, este trecho tem 214 km de extensão.
Rio São Francisco
Localização da Bacia hidrográfica do Rio São Francisco
A Bacia Hidrográfica do Alto São Francisco localiza-se na mesorregião Central e em parte da região Oeste de Minas, onde estão municípios como Bom Despacho e Piuí. A bacia compreende 20 sedes municipais, somando uma população total estimada de 210.369 habitantes, numa área de drenagem de 14.203 km². O clima na bacia é considerado semiúmido, apresentando de quatro a cinco meses secos por ano, situando-se a disponibilidade hídrica entre 10 e 20 litros por segundo por quilômetro quadrado.
Rio São Francisco
Rio São Francisco
Problemas do Velho Chico
O estado de degradação em que o rio se encontra é reflexo da maneira como o país administra seus recursos naturais, ou seja, com descaso e irresponsabilidade. O Velho Chico está sendo poluído pela ação de mineradoras, por agrotóxicos e pela região metropolitana da cidade de Belo Horizonte, que polui o Rio das Velhas, um dos seus maiores afluentes. As queimadas e os desmatamentos (que contribuem para o assoreamento do São Francisco, quer dizer, depósito de terra no leito do rio) também afetam o rio São Francisco, bem como projetos de irrigação mal elaborados (responsáveis pela diminuição do volume de água e da supressão da navegação em determinados locais e épocas do ano), esgotos industriais e domésticos.
 Mata Ciliar.
A mata ciliar está bastante comprometida, o projeto de revitalização do rio São Francisco ainda não atuou nessa área, o principal foco até agora está sendo a construção de estações de tratamento de esgotos; e como consequência da degradação da mata ciliar aliado ao garimpo clandestino o assoreamento é bastante pronunciado, principalmente na época chuvosa. 
Muitos estudos e pesquisas têm sido desenvolvidos, no paÍs, na área de recuperação de mata ciliar, porém, são deficientes tanto em número quanto no enfoque apresentado. 
Rio São Francisco
Assoreamento.
O assoreamento também é um sério problema para o leito do rio São Francisco, milhares de toneladas provenientes de áreas desmatadas.
Sem Gestão Ambiental, o desmatamento é feito sem planejamento, não existe curvas de nível para deter a erosão causada pelas águas das chuvas, sem falar que algumas propriedades latifundiárias não preservam a mata ciliar.
O agravamento desse problema tende a comprometer a navegabilidade do rio São Francisco, fato verificado ao longo do trecho. Pirapora (MG)-Juazeiro (BA), uma hidrovia de 1.371 quilômetros por onde são transportados 170 mil toneladas anuais de carga, o que afeta também a economia.
Rio São Francisco
Ligações com a Economia
Ao longo do seu curso, seus habitantes oferecem passeios turísticos ecológicos em várias regiões denominadas de Vale do São Francisco.
Irrigação dos solos férteis situados à suas margens. Tomando como exemplo o caso da região de Juazeiro e Petrolina que se destacam pela importância da fruticultura.
Pelo potencial hidrelétrico, explorado pelas usinas de Sobradinho (BA), Três Marias (MG), Paulo Afonso I, II e III, Moxotó (AL), Itaparica e Xingó. 
Pela criação de inúmeras cidades em suas margens.
Sua hidrovia e de grande importância no transporte de cargas entre varias cidades e os estados que estão em seu curso.
Rio São Francisco
Transposição
Rio São Francisco
O projeto de transposição do São Francisco surgiu com o argumento sanar essa deficiência hídrica na região do Semi-Árido através da transferência de água do rio para abastecimento de açudes e rios menores na região nordeste, diminuindo a seca no período de estiagem.
O projeto prevê a retirada de 26,4m³/s de água (1,4% da vazão da barragem de Sobradinho) que será destinada ao consumo da população urbana de 390 municípios do Ceará, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte através das bacias de Terra Nova, Brígida Pajeú, Moxotó, Bacias do Agreste em Pernambuco, Jaguaribe, Metropolitanas no Ceará, Apodi, Piranhas-Açu no rio Grande do Norte, Paraíba e Piranhas na Paraíba.
Rio São Francisco
O Eixo Norte do projeto, que levará água para os sertões de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte, terá 400 km de extensão alimentando 4 rios, três sub-bacias do São Francisco (Brígida, Terra Nova e Pajeú) e mais dois açudes: Entre Montes e Chapéu.
O Eixo Leste abastecerá parte do sertão e as regiões do agreste de Pernambuco e da Paraíba com 220 km aproximadamente até o Rio Paraíba, depois de passar nas bacias do Pajeú, Moxotó e da região agreste de Pernambuco.
Rio São Francisco
A transposição do rio São Francisco foi uma obra estritamente politica visando somente o beneficio próprio de concebeu essa obra.
Nordeste é a região mais açudada do mundo com 70 mil açudes nos quais são armazenados 37 bilhões de m³ de água. Portanto, o problema da seca poderia ser resolvido apenas com a conclusão das mais de 23 obras de distribuição que estão paradas nos municípios contemplados pela obra de transposição a um custo muito mais barato e viável do que a transposição do maior rio inteiramente nacional.
Rio São Francisco
Conclusão
 4/10/1501 – Descoberta a nascente do Velho Chico.
23/09/2014 - Seca a principal nascente do Velho Chico.
 3/10/2014 - Um dos trechos mais turísticos do Rio secou na cidade de Pirapora.
 Após 513 anos foi decretada a seca total de sua nascente. 
A que ponto chegamos de acabar com um Rio de tamanha a importância como a do Rio São Francisco ?
Bibliografia
www.alterosa.com.br/riosaofrancisco
http://www.fazendapassaredo.com/rio-sao-francisco.html
http://g1.globo.com/mgsaofrancisco

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais