Buscar

DIARIO DE CAMPO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
PORTFÓLIO
UTA: GESTÃO ESCOLAR
MÓDULO A – FASE I
CONCÓRDIA – SC
2018
				Observação da Unidade Escolar
 Com a evolução da educação no cenário brasileiro, muitas mudanças aconteceram, pois juridicamente todos têm direito à educação básica gratuita, sem distinção de sexo, raça, cor ou credo, sendo tal direito garantido constitucionalmente, estando, portanto, as pessoas portadoras de necessidades especiais contidas nesse conceito de ‘todo’, sendo que as estas além de garantido o direito de acesso à educação básica – regular – também é garantido o atendimento educacional especializado. A educação inclusiva veio com o princípio de inserir os portadores de necessidades especiais ou distúrbios de aprendizagem no sistema regular de ensino, contribuindo para uma nova perspectiva de aprendizagem. 
“Educar, nessa perspectiva, tem como marco uma sociedade democrática e, portanto, configura-se em um processo amplo de construção e de reconstrução de conhecimentos que surgem como base nas interações entre pessoas, que se distinguem em termos de valores, de ideias, de percepções, de interesses, de capacidades, de estilos cognitivos e de aprendizagens. A compreensão do processo de aprendizagem de pessoas com deficiências requer o rompimento com o paradigma nivelador e a criação de outras formas de ensiná-las.( MITJÁNS e TACCA,2011,p.110.).
	A observação se deu em uma escola do município de Concórdia, da qual a vários alunos que necessitam de apoio especial. A análise para o relato foi em uma turma do 9 ano, está com um aluno com necessidades especiais, sendo acompanhado o tempo todo por uma professora especializada. Como é uma rotina ter mais um professor em sala para os alunos nossa intervenção não inibiu suas indagações e participações no decorrer das aulas. 
	Durante as observações houve a troca de informações com a professora, está que durante as explanações entre nós auxiliava seu aluno nas atividades da aula. Segundo a mesma, trabalhar com alunos especiais é uma dádiva, pois são poucos profissionais que estão preparados para lidar com determinadas tarefas do cotidiano, como ter paciência, domínio do conteúdo, conseguir “dominar” o aluno, já que muitos são agitados e violentos. Sabemos que o professor é sujeito intencional no ato educativo, o processo de ensino e aprendizagem circunscreve o contexto institucional e tem como principal característica a intencionalidade. Nele se desenrolam as estratégias necessárias para promover o desenvolvimento da aprendizagem de pessoas com essas características especiais. Segundo Tacca,
 “A estratégia pedagógica não pode ser simplesmente um recurso externo, algo que movimenta o aluno em direção ao conhecimento. Ela se orienta para a relação social que passa ser uma condição para a aprendizagem, pois só ela dá possibilidade de conhecer o pensar do outro e interferir nele. (TACCA, 2006, p. 48).
	Em observação ao layout da unidade escolar é possível identificar que há mudanças físicas para atender alunos com necessidades especiais, é possível de visualizar uma rampa com corrimão que dá acesso a todos os segmentos da escola, nos banheiros existem estrutura apropriadas para alunos cadeirantes, cadeiras e mesas diferenciadas a fim de atender a toda demanda. 
	Nesta escola um dos pontos favoráveis é a sala do AEE (Atendimento Educacional Especializado), na qual conta com um professor capacitado e formado na área da Educação Especial que fica na unidade duas vezes por semana para dar atendimento aos alunos que apresentam dificuldade cognitiva. Dentro desta sala podemos encontrar diversos materiais que servem como apoio a formação destes alunos, os materiais vão deste computadores com software especializados, a jogos educativos diferenciados que preenchem uma prateleira, mobília apropriada para receber todos os alunos, também encontramos nesta sala um alfabeto em braile para caso seja necessário atender a demanda futura.
	A escola em si está preparada para receber a qualquer aluno que necessite de um atendimento especial, isto é visível no Projeto Político Pedagógico da escola, aonde tem material destacado da importância de se trabalhar com este aluno para inseri-lo cada vez mais no contexto social e escolar. Uma forma de inserir todos os alunos nos assuntos especiais é que no dia da Síndrome de Down a escola realiza painéis e cartazes que ficam expostos na escola a fim de todos os alunos tenham ciência da doença e que estes alunos podem e devem estar inseridos em nosso cotidiano.Entretanto houve também o relato de que a diversos alunos com dificuldade e que possuem professores, mas nem sempre os profissionais que acompanham estes alunos são capacitados para o atendimento, isso se dá pelo corte de verbas para contratação de profissionais gabaritados a atender esta demanda.
	Entretanto, a turma que estávamos realizando a análise se diz inclusiva com os alunos que necessitam de apoio, lembramos que há uma contribuição mutua entre eles nos momentos de necessidade. Estes relatos são reafirmados pela professora que acompanham este aluno em sala de aula, durante a atividade física interagem com o aluno, chamam ele para realizar diferentes brincadeiras e atividades propostas pelos professores.
	No depoimento prestado pela professora, ela aponta a necessidade de uma capacitação a todos os profissionais que trabalham com estes alunos, pois nem sempre o professor da matéria tem o manejo com estes alunos, como exemplo um trabalho diferenciado para ele, sendo que a profissional do aluno especial necessita ajustar para melhor compreensão do adolescente. 
	Outro ponto relevante, é que com o surgimento de diversos transtornos, doenças e outros anseios que abrangem uma grande parcela de alunos a necessidade de capacitar o maior número de profissionais possíveis, pois nem sempre há a disponibilidade de um segundo professor em sala para o atender de forma assídua estes alunos. 
	Enfatizamos que os profissionais que trabalham diariamente com os alunos especiais da escola, executa suas tarefas da melhor forma possível, estes tem um planejamento especial com atividades diferenciadas a fim de suprir todo e qualquer anseio do seu aluno.
	Os pais se fazem presentes em diversos momentos na escola, mas ainda assim é necessário chamá-los a participar da vida acadêmica do seu filho, pois se entende que as crianças com necessidades especiais precisam de afeto e carinho para conseguir doar se ao máximo na realização das atividades escolares.
	Num contexto geral a escola está capacitada para atender o máximo das leis explicitas para o atendimento aos alunos especiais. Os espaços físicos, materiais educativos e a maior parte dos profissionais estão adequados a receber e trabalhar com estas crianças. Todavia, as políticas públicas necessitam dar mais atenção a capacitação dos profissionais da área e ofertar o máximo de professores conhecedores das práticas para inserir ainda mais estes alunos no anseio social e escolar.
	 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BRASIL.Decreto n° 6.571, de 17 de setembro de 2008 – Atendimento educacional especializado.Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007010/2008/decreto/d6571.htm. Acessado em: em 13 de abr.2018.
TACCA, M .C ; MITJÁNS MARTÍNEZ, A. M. Possibilidades de aprendizagem: ações pedagógicas para alunos com dificuldades e deficiências. Campinas:Editora Alínea,2011.
TACCA,M.C.V.R. A complixidade da aprendizagem:destaque ao Ensino Superior.Campinas: Alínea,2009.

Outros materiais