Buscar

CASO CONCRETO 6

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CASO CONCRETO 6 - FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
Para Comte a sociedade obedecia a uma coerência, passando pelas fases do teológico, metafísico e por fim o positivo. O positivo obedece às ciências naturais, onde seria possui prever para prover, gerando objetividade na estrutura social. Para Comte a sociedade era vista como um organismo vivo e deveria ser representada como ela realmente é organizada, dando possibilidade de estudá-la do ponto de vista científico.
a) O estado teológico ou "fictício" explica os fatos por meio de vontades análogas à nossa (a tempestade, por exemplo, será explicada por um capricho do deus dos ventos). Este estado evolui do fetichismo ao politeísmo e ao monoteísmo. 
b) O estado metafísico substitui os deuses por princípios abstratos como "o horror ao vazio", por longo tempo atribuído à natureza. A tempestade, por exemplo, será explicada pela "virtude dinâmica" do ar. 
c) O estado positivo é aquele em que o espírito renuncia a procurar os fins últimos e a responder aos últimos "por quês".
QUESTÕES DE MULTIPLA ESCOLHA
C) Contribuir para a solução dos problemas sociais decorrentes da Revolução Industrial, tendo em vista a necessária estabilização da ordem social burguesa.

Outros materiais