Buscar

Semiotécnica em Enfermagem

Prévia do material em texto

Semiotécnica em Enfermagem
Sistematização da Assistência de Enfermagem – SAE (é mundial, em outros países tem outro nome)
Dinâmica das ações sistematizadas inter-relacionadas, visando a assistência ao ser humano.Tem como objetivo atender as necessidades individualizadas do cliente, da família e da comunidade através do método específico.
- Decisão COFEN 001/2000 de 4 de janeiro de 2000
SAE; é todo o planejamento registrado da assistência que abrange, desde a criação e implantação do manual de normas e rotinas das unidades à descrição padronizada dos procedimentos técnicos até, finalmente a adoção do Processo de Enfermagem.
- Processo de Enfermagem segundo Wanda Horta (teorista das NHB); dinâmica das ações sistematizadas e inter-relacionadas visando a assistência ao ser humano.
Etapas da SAE;
1.Histórico de Enfermagem; entrevista e exame físico. - Roteiro sistematizado para o levantamento de dado
- Dados subjetivo (entrevista); 
- Dados objetivos (exame físico).
Características: precisão e individualização, significativos para o enfermeiro, tornam possívl a identificação de problemas de enfermagem.
2. Diagnóstico de Enfermagem: Identificação das necessidades básicas do ser humano que precisam de atendimento;
- Problemas de Enfermagem; levanta os problemas que o paciente tem.
- Determinação pela enfermeira do grau de dependência deste atendimento; 
- Dependência total: Fazer
- Dependência parcial: Ajudar, Orientar
- Superviosionar e Encaminhar. 
3. Plano assistencial: determinação global da assistência de enfermagem que o paciente receber mediante o diagnóstico de enfermagem. Planejamento.
4. Plano de Cuidados ou Prescrição de Enfermagem; implementação do plano assistencial, roteiro diário que coordena a ação da equipe de enfermagem, enumerada por ordem de prioridade, objetivo operacional: verbo no infinitivo traduzindo o grau de dependência – FAOSE., concisa, clara especifíca.”
“Roteiro diário que coordena a ação da equipe de enfermagem na execução dos cuidados adequados ao atendimento das necessidades básicas e específicas do ser humano” (Horta,1979)
Atividade privativa do enfermeiro
Cronologia: Primeira é elaborada logo após o histórico, Demais sempre após a evolução do dia, Validade de 24 horas, podendo ser alterada de acordo com a evolução.
Utilizar vernos no infinitivo. Ex: avaliar, comunicar, auxiliar, encaminhar, estimular, proporcionar.
Passos: 1.Identificar problemas e determinar o diagnóstico de enfermagem
2.Estabelecer as prioridades sobre a necessidade do cuidado
3. Formule os resultados esperados
4. Coloque horários para serem checados
5. Não prescreva rotinas
5.Evolução de Enfermagem: relato diário das mudanças sucessivas que ocorrem no ser humano enquanto estiver sob assistência profissional; Avaliação global do plano de cuidados; Da evolução poderá advir alterações no diagnóstico de enfermagem, no planoassistencial e na prescrição de enfermagem; Permite controlar a qualidade e quantidade do atendimento de enfermagem.
“Relato diário ou periódico das mudanças sucessivas que ocorrem no ser humano enquanto estiver sob assistência profissional” (Horta,1979)
- Avaliação diária
- Identifica alterações no estado clínico do paciente
- Avalia resposta (eficácia) as prescrições anteriormente implementadas
- Identifica novos problemas
- Identifica alterações na gravidade dos problemas anteriormente identificados
- Permite tomada de decisão (manutenção ou modificação da prescrição de enfermagem)
Recursos utilizados; Histórico de enfermagem, Anotação de enfermagem, Exame físico diário, Dados da passagem de plantão.
Prescrição de Enfermagem: Ao prescrever responda estas três questões;
1.O que pode ser feito para prevenir ou minimizar as causas desse problema? 2. O que pode ser feito para minimizar o problema? 3. Como posso elaborar intervenções para preencher os resultados esperados.
6. Prognóstico de Enfermagem; é a estimativa da capacidade o ser humano em atender suas necessidads básicas e realizar autocuidado.
Lei do exercício profissional; Lei no 7498 de 25 de Junho de 1986
Art.11- O enfermeiro exerce todas as atividades de Enfermagem, cabendo-lhe privativamente:
I- i)consulta de Enfermagem
j)prescrição da assistência de Enfermagem
Decisão COREN-SP/DIR/008/99
Artigo 2o- A implementação da Sistematização da Assistência de Enfermagem-SAE-torna-se obrigatória em toda Instituição de Saúde, pública ou privada, como Hospital, Casa de Saúde, Asilo, Casa de Repouso, Unidade de Saúde Pública, Clínicas e Ambulatórios, Assistência Domiciliar (Home-Care)”
Decisão COREN-SP/DIR/008/99
Artigo 5o- A implementação da SAE deverá ser registrada formalmente no prontuário do paciente/cliente, devendo ser composta por:
- Histórico de Enfermagem
- Exame físico
- Prescrição da assistência de enfermagem
- Evolução da assistência de enfermagem
- Relatório de enfermagem
Processo de Enfermagem; método para sistematizar o cuidado, propiciando condições para individualizar e administrar a assistência.
Histórico do Processo de Enfermagem: Década de 20 - Harmer afirma que enfermeiros devem usar o método científico, identificar problemas específicos de enfermagem, registrá-los e prescrever cuidados
• Década de 50- Teorias de Enfermagem
• Década de 70- Brasil - Processo de Enfermagem - Wanda Horta
• 1973- Termo diagnóstico passa a ser incorporado pela ANA
• 1982- criada a NANDA
• Final da década de 80- interesse pelos diagnósticos
•1987-Classificação das Intervenções de Enfermagem (NIC)
•1991-Classificação dos Resultados em Enfermagem (NOC)
A.N.A – 5 fases
1° Histórico: coleta de dados
2° Diagnóstico – NANDA
3° Planejamento - NIC/NOC
4° Implementação = Prescrição de Enfermagem
5° Avaliação = Evolução de Enfermagem
Passos do Processo de Enfermagem: 
1.Investigação (Histórico de Enfermagem): Coleta de dados (entrevista e exame físico) e exame de informação sobre a situação da saúde, procurando evidências do funcionamento anormal ou de fatores de risco que possam contribuir para os problemas de saúde. 
2. Diagnóstico de Enfermagem (NANDA): Análise dos dados com identificação dos problemas vigentes ou potenciais, Segundo NANDA, é um julgamento clínico acerca das resposta do indivíduo, da família ou da comunidade aos problemas reais ou potenciais de saúde ou processo de vida.Constituem a base para a seleção de intervenções de enfermagem e os resultados pelos quais é responsável.
Ligação Histórico/Diagnóstico :
identificação de dados relevantes } Raciocínio
agrupamento dos dados } Clínico
definição de diagnóstico Julgamento clínico
3. Planejamento (Plano assistencial): Determinação das prioridades que será de enfoque do enfermeiro, quais serão delegadas e quais serão encaminhadas.
2. Estabelecimento dos resultados esperados (metas) e em quanto tempo
3. Determinação das intervenções
4. Registro do plano de cuidados individualizado
4. Implementação (Prescrição de Enfermagem); É a real prestação de cuidados de enfermagem. Realiza as intervenções planejadas e registra (anotação de enfermagem).
5. Avaliação (Evolução de Enfermagem); Determina se os resultados desejados foram atingidos ou se são necessárias modificações.
Benefícios do Processo de Enfermagem: 
Dados do médico (enfoque da doença): “ A Sra. Garcia tem dor e edema em todas as articulações. Os estudos diagnósticos indicam artrite reumatóide. Será iniciada a administração de antiinflamatórios para o tratamento. (Enfoque no tratamento da artrite). 
Dados da Enfermeira (enfoque holístico, considerando tanto os problemas quanto seus efeitos sobre a capacidade de funcionamento independente da pessoa): “ A Sra. Garcia tem dor e edema em todas as articulações, o que dificulta a alimentação e o vestir-se. Ela mencionou a dificuldade de sentir-se valorizada, quando nem mesmo consegue alimentar-se. Relata estar deprimida, pela falta que sente dos dois netos menores. Necessitamos desenvolver um plano para ajudá-la em sua dor, auxiliá-la a alimentar-see a vestir-se, a elaborar seus sentimentos de baixa auto-estima e para providenciar visitas dos netos.
SAE – Dificuldades; Preparo inadequado na formação, Organização do cuidado centrado (foco) em tarefas, Realizada de forma fragmentada, Imposição da chefia valoriza mais a documentação à implementação dessa metodologia de forma efetiva na prática, Tende a ser realizado durante o período noturno, seria o melhor momento?
Diagnóstico de Enfermagem: é um julgamento clínico sobre as respostas do indivíduo, família e comunidade aos processos vitais ou aos problemas de saúde atuais ou potenciais.
Justificativas: Linguagem padronizada, Informações para a tomada de decisão, Individualizar a assistência, Sistema de informações, Visibilidade do trabalho do enfermeiro, Quantificar e qualificar clientela assistida, Desenvolvimento de pesquisa.
- Processo: raciocínio para diagnosticar
- Coleta de dados: exame físico e entrevista
- Interpretação dos dados: comparação com padrão de normalidade
- Determinação de alterações, condições de risco e de bem estar
- Agrupamento dos dados que se combinam
- Denominação do agrupamento
Tipos:
Real; julgamento clínico validado (presença de características definidoras (sinais e sintomas) que se agrupam de indícios ou inferências relacionadas.
Risco; É sustentado por fatores de riscos que contribuem para aumento da vulnerabilidade.
Síndrome; Conjunto ou grupos de sinais de sintomas que quase sempre ocorrem juntos. Juntos esses grupos representam um quadro clinico distinto.
Promoção da saúde; julgamento clínico da motivação da pessoa, família ou comunidade de aumentar o bem estar. Essa disposição é sustentada por características definidoras.
Bem estar; respostas humanas em níveis de bem estar em indivíduos, família ou comunidade com disposição para aumento ou melhora.
Teoria das Necessidades Humanas Básicas – Wanda Horta; Leis Gerais:
- Lei do Equilíbrio: equilíbrio dinâmico entre os seres do universo
- Lei da Adaptação: todos os seres do universo interagem com o meio externo buscando formas de ajustamento
- Lei do Holismo: totalidade do mundo, do ser humano, não apenas a soma de partes constituintes de cada ser.
Teoria da Motivação Humana (1970); Hierarquia das NHB’s; Fisiológica, segurança, amor, estima, auto-realização. 
Necessidades Humanas Básicas – João Mohana (1964); 
	Psicobiológico
	Psicossocial
	Psicoespiritual
	Oxigenação
	Segurança
	Religiosa
	Hidratação
	Amor
	Teológica
	Eliminação
	Comunicação
	Ética
	Sono
	Lazer
	Filosófica
	Sexualiade
	Auto-estima
	
	Higiene
	Aprendizagem
	
	Locomoção
	Participação
	
Princípios da Teoria das NHB’s;
- Respeitar e manter a unicidade e individualidade do ser humano
- Prestar assistência ao ser humano e não à sua doença ou desequilíbrio
- O cuidado de enfermagem é preventivo, curativo e de reabilitação
- Reconhecer o ser humano como membro de uma família e de uma comunidade
- O ser humano é elemento participante ativo no seu autocuidado.

Outros materiais