Buscar

Sucesso da Ethernet e suas Variações

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Razões para o sucesso da Ethernet
Ela foi a primeira LAN de alta velocidade amplamente disseminada. Como foi disponibilizada cedo, os administradores de rede ficaram bastante familiarizados com a Ethernet e relutaram em mudar para outras tecnologias LAN quando estas apareceram em cena.
Soluções alternativas como token-ring, FDDI e ATM são tecnologias mais complexas e mais caras do que a Ethernet, o que desencorajou ainda mais os administradores na questão da mudança.
A razão mais atraente para mudar para uma outra tecnologia LAN (como FDDI e ATM) era, em geral, a velocidade mais alta da nova tecnologia. Contudo, a Ethernet sempre se defendeu produzindo versões que funcionavam a velocidades iguais ou mais altas. E, também, a Ethernet comutada (que usa o switch) foi introduzida no início da década de 1990, o que aumentou ainda mais suas velocidades efetivas de dados.
Como se tornou muito popular, o hardware para Ethernet (ex: adaptadores, HUBs e switches) passou a ser mercadoria comum de custo muito baixo.
Um HUB é um dispositivo de camada física que atua sobre bits individuais e não sobre quadros. Ou seja, HUB não compreende endereços MAC nem endereços IP , nem qualquer outra informação constante nos cabeçalhos das camadas de enlace, rede e transporte.
Um switch é um dispositivo mais elaborado que os HUBs, pois não são apenas “sem colisões”, mas também um autêntico comutador do tipo store-and-forward (armazena-e-reenvia).
Questão 1 - O Switch é um dispositivo de camada:
R: Rede.
Questão 2 - Qual é o campo do cabeçalho Ethernet responsável por sincronizar a interface receptora ao clock da interface emissora?
R: Preâmbulo.
Se houver lacunas por causa de quadros Ethernet descartados, a aplicação no host B também verá essas lacunas?
Isso dependerá se a aplicação está usando UDP ou TCP. Se estiver usando UDP, então a aplicação no hospedeiro B verá de fato lacunas nos dados.
Por outro lado, se a aplicação estiver usando TCP, então o TCP no host B não confirmará os dados contidos em quadros descartados fazendo que o TCP no host A retransmita o que foi descartado.
Note que, quando o TCP retransmite dados, estes eventualmente retornarão ao adaptador Ethernet no qual foram descartados. Assim, nesse sentido, o Ethernet de fato transportará uma retransmissão de dados, embora não saiba se está transmitindo um datagrama novo com dados novos ou um datagrama que contém dados que já foram transmitidos pelo menos uma vez.
Questão 3 - O Ethernet fornece que tipo de serviço na camada de enlace?
R: Sem conexão, não confiável.
Variações do padrão Ethernet IEEE 802.3
Questão 4 - Após todas as evoluções e variações propostas para o padrão Ethernet (IEE 802.3) original, uma única característica permanece inalterada, e representa a característica comum entre todas elas. Marque a opção abaixo que representa esta característica:
R: O formato do quadro Ethernet
Questão 5 - Quando lê-se um acrônimo 100BASET do Ethernet, qual é o significado do “100”?
R: Taxa de transmissão.

Outros materiais