Buscar

Ação Social junto à Criança Adolescente e 3° Idade UNIDADE 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Ação Social junto à Criança, Adolescente e Terceira Idade unidade 1
	A Lei Revisora da Lei dos Pobres, de 1834 pressupunha uma compreensão de que o socorro oferecido aos pobres:
	
c. deveria ser retribuído com o trabalho
Comentário: posto que no período em questão entendia-se que o socorro oferecido aos mais pobres deveria ser retribuído por meio do trabalho. Os pobres eram separados em capazes e incapazes. Os capazes deveriam trabalhar e retribuir o socorro que fora recebido.
	A Speenhamland Act foi uma legislação que definiu:
	
b. o pagamento de um valor financeiro complementar ao salário com base no preço do pão
Comentário: posto que a Speenhamland Act publicada no ano de 1795 delimitava que o Estado deveria pagar um valor para complementar a renda das famílias tomando como base o valor do pão naquele período. Foi uma conquista muito grande porque definiu um teto, ainda que mínimo, de subsídio para os segmentos mais pobres.
	A respeito das colocações de Beveridge podemos afirmar que:
	
d.Beveridge estabeleceu a necessidade de um mínimo social como referência a um padrão necessário à sobrevivência dos seres humanos
Comentário: visto que Beveridge como estudamos pertencia ao grupo conhecido como socialistas fabianos sendo esse um grupo que defendia o Welfare State. Dentre as principais colaborações de Beveridge   temos a sua orientação para que as ações em política social considerassem como referência um padrão mínimo e que garantisse a qualidade de vida das pessoas.
Dentre as categorias de Bem-Estar Social apontadas por Titmuss podemos indicar:
c. Bem-Estar Social, Bem-Estar Fiscal e Bem-Estar Ocupacional
Comentário: posto que de acordo com Titmuss o Estado de Bem-Estar Social não seguiu uma delimitação única, mas apresentou uma série de formatos de organização, denominadas por ele com o termo de “categorias”. No caso, ele usa as definições: Bem-Estar Social, Bem-Estar Fiscal e Bem-Estar Ocupacional para explicar essas possibilidades diferenciadas de organização do Welfare State.
	O Estatuto dos Trabalhadores, de 1349 definia que:
	
e. todos que possuíssem menos de 60 anos deveriam trabalhar
Comentário: já que para o Estatuto dos Trabalhadores todos aqueles que possuíssem condições, abaixo dos 60 anos deveriam trabalhar. Era quase uma “obrigação” para que todos trabalhassem, estando excluídos apenas as pessoas que fossem consideradas incapacitadas para o trabalho.
	O primeiro governo brasileiro em que tivemos a adesão ao neoliberalismo foi o de:
	
c. Collor
Comentário: já que conforme vimos o primeiro governo em que tivemos a defesa do neoliberalismo foi o governo Collor que, na década de 90 começou a propor a adoção de um novo modelo de Estado. Esse modelo propunha a redução do Estado, sobretudo na área social, ou seja, estava relacionado, diretamente ao ideal neoliberal.
	Os socialistas fabianos que surgiram na Grã-Bretanha eram intelectuais que:
	
b. estudavam a vida dos pobres e buscavam construir indicadores sobre os mesmos para motivar a ação estatal
Comentário: já que os socialistas fabianos eram teóricos que buscavam conhecer a realidade das populações pobres e com base nesses estudos buscavam construir indicadores sobre a vida dessa população. Partindo da construção desses indicadores o Estado poderia elaborar alternativas de intervenção junto a essa população.
	Para a argumentação neoliberal os gastos sociais:
	
e. estimulariam o déficit orçamentário
Comentário: já que como vimos o argumento neoliberal sustentava que os gastos sociais do Estado seriam prejudiciais porque causariam a esse ente o déficit orçamentário, ou seja, resultariam em um Estado que gastava muito mais do que arrecadava e isso era interpretado como negativo, como ruim segundo a ótica neoliberal.
	Partindo das compreensões de Marshall sobre o Estado de Bem-Estar Social está correto o que afirmamos em:
	
b. os direitos sociais estavam assentados na concessão de serviços e políticas sociais dentre os quais temos a consolidação do sistema educacional
Comentário: já que como vimos para Marshall temos os direitos civis, sociais e políticos. Além de pontuar sobre o surgimento desses direitos em períodos diferenciados de desenvolvimento do gênero humano, o autor nos diz que os direitos sociais que teriam surgido no século XX estariam relacionados à concessão de serviços e políticas sociais, sendo a política educacional apenas um dos serviços.
	Sobre o ideal neoliberal está correto o que afirmamos em:
	
e. segundo essa corrente era necessária a manutenção de uma taxa de desemprego
Comentário: já que conforme nós estudamos, para o neoliberalismo seria necessário a manutenção de um nível, de uma taxa de desemprego e essa taxa deveria estimular a concorrência e a competição. Hayek foi um dos principais defensores dessa forma de compreender o desemprego.

Outros materiais