Buscar

avaliação escolar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Voltar
 
LOURDES BUENO 
RU: 1272214 
Aviso
s
Avaliação Escolar
Nota 100
Questão 1/5
Observe a imagem a leia o fragmento do texto a seguir:
 
Há muito o que se pensar sobre avaliação como prática de construção de conhecimento, sendo necessário para isso entender primeiramente que o processo de avaliação é muito maior do que a atribuição de notas.
 
Fonte: Avaliação Educacional. Disponível em <http://webquestfacil.com.br/webquest.php?pg=tarefa&wq=316> Acesso em: 22 mar.
2015.
Fonte: DALLA VALLE, L. R. L; LUCA, N, L, R. Avaliação Educacional. Curitiba: Opet, 2012, p. 26.
Considerando a imagem e os conteúdos abordados nas aulas e no livro da disciplina, as diferentes formas de obtenção de resultados se resumem praticamente a duas: avaliação e verificação.
Apresente a diferença entre os processos de avaliação e verificação
Nota: 20.0
Espera-se que o acadêmico apresente em seu texto os seguintes conceitos: (Livro-base, p. 34-35 e 38)
A verificação, como instrumento classificatório, possui livre trânsito quando se trata de concursos, como o vestibular e outros mais, visto representar processo rápido, quantitativo, de constatação, de valor numérico.
A avaliação atua sob aspectos mais processuais, se preocupa pontualmente com a melhoria de desempenho do estudante ou de qualquer outro profissional. A avaliação configura-se como diagnóstico da realidade quanto ao aluno e à aprendizagem, tanto no início como ao longo do processo, constituindo como elemento facilitador para a tomada de decisão.
Resposta:
A diferença entre os processos de avaliação e verificação é que avaliação é uma prática de construção de conhecimento ou seja considerar o que o aluno aprendeu durante o processo de ensino aprendizagem, a competência ou seja o domínio dos conhecimentos adquiridos.Avaliar se o aluno sabe relacionar e aplicar os conhecimentos. Verificação é um processo onde apenas verifica se o aluno aprendeu o conteúdo passado para atribuição de notas.
Questão 2/5
Considere o fragmento de texto a seguir:
 
“É conveniente fazer distinção entre três tipos gerais de aprendizagem: cognitiva afetiva e psicomotora. A aprendizagem cognitiva é aquela que resulta no armazenamento organizado de informações na mente do ser que aprende e esse complexo organizado é conhecido como estruturas cognitivas. A aprendizagem afetiva resulta de sinais internos ao indivíduo e pode ser identi?cada com experiências tais como prazer dor satisfação ou alegria e ansiedade. A aprendizagem afetiva é concomitante com a cognitiva. A aprendizagem psicomotora envolve respostas musculares adquiridas mediante treino e prática mas alguma aprendizagem cognitiva é geralmente importante na aquisição de habilidades psicomotoras tais como aprender a tocar piano jogar golfe dançar balé”.
 
Após a avaliação, caso queira ler integralmente esse livro, ele está disponível em: MOREIRA M. A.; MASINI E. F. S. Aprendizagem signi?cativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo: Moraes 1982, p.89-90. 
 
 
Considerando o conteúdo abordado no livro base Pesquisa e recursos didáticos na formação e prática docentes, explique quais tipos de aprendizagem são fundamentais e prioritários para a prática pedagógica.
Nota: 20.0
Todas elas são importantes e necessárias, pois quando combinadas: comportamentalista, cognitivista e humanistas, elas possibilitam a integração da teoria e prática. (livro-base, p.76)
Resposta:
Os tipos de aprendizagem que são fundamentais para a prática pedagógica: aprendizagem cognitiva é aquela onde o aluno organiza as informações na sua mente, sendo importante na aquisição de habilidade como aprender a dirigir,dançar, jogar. A aprendizagem psicomotora envolve respostas musculares adquiridas através de treino e prática.
Questão 3/5
Leia o fragmento do texto a seguir:
 
O papel do educador ante o educando é o de lhe mostra e o de ajuda-lo a interpretar a realidade social que se apresenta e lavá-lo a compreender, a reagir e a identificar alternativas de solução.
 
Fonte: Fonte: BOTH, Ivo José. Mais do que avaliar por competência cabe valorizar a capacidade criadora e empreendedora.
Revista Diálogo Educacional. Curitiba, v. 2, n2, p. 199, 234, jul/dez, 2001.
 Sabe-se que avaliar a aprendizagem do aluno significa, concomitantemente, avaliar o ensino oferecido. Diante disso, escreva um texto abordando:
O ato concomitante de ensinar e avaliar, e o processo de condução a aprendizagem significativa.
Nota: 20.0
Espera-se que o acadêmico apresente os seguintes aspectos (Livro-base, p. 120):
A aprendizagem ocorre tanto mais significativamente quanto maio for a interação entre o ato de ensinar e o de avaliar. Assim, avaliar a aprendizagem do aluno significa, concomitantemente, avaliar o ensino oferecido. Não havendo a aprendizagem esperada, o ensino não terá cumprido sua finalidade de fazer aprender.
Não se avalia o aluno para saber se ele aprendeu a informação que lhe foi repassada pelo professor e, sim, para saber se ele, além dos conhecimentos construídos a partir das informações transmitidas pelo professor ou buscadas por ele próprio, adquiriu as competências, capacidades e habilidades essenciais para sua participação efetiva na sociedade.
Resposta:
O ato de ensinar e avaliar é o processo que conduz a aprendizagem e avaliar o aluno quanto a sua aprendizagem significa também avaliar o trabalho do professor como transmissor do conhecimento.O professor precisa ter bom senso ao avaliar seus alunos,considerando a capacidade cognitiva de cada um. Cabe ao professor ajudar os seus alunos a interpretar a realidade social em que vive levando-os a compreender e identificar alternativas de solução.
Questão 4/5
Leia o fragmento de texto a seguir:
 
“No contexto educativo é fundamental estabelecer a estreita correlação entre os materiais didáticos, a criatividade e os objetivos educacionais. Nesta direção percebe-se que há muito ainda o que se fazer no que se refere à constituição de maior correlação entre o sistema de ensino, dimensão macro, que possibilita a adoção de materiais didáticos padronizados e o contexto da sala de aula, sua dimensão micro”.
 
Após a avaliação, caso queira ler integralmente esse artigo, ele está disponível em: SILVA, Evellyn L. da; GIORDANI, Estela M.; MENOTTI, Camila R. M. As tendências pedagógicas e a utilização dos materiais didáticos no processo de ensino e aprendizagem. Disponível em http://www.histedbr.fe.unicamp.br/acer_histedbr/seminario/seminario8/_files/qMP2rpp.pdf. Acesso em 12/05/2016.
 
 
Com base nos conteúdos de aula e do livro-base Pesquisa e recursos didáticos na formação e prática docentes, explique o objetivo da utilização dos materiais didáticos no processo educacional.
Nota: 20.0
Os materiais didáticos são instrumentos que servem para que os profissionais do processo educacional, professores e pesquisadores, possam realizar o trabalho pedagógico, visando à construção do conhecimento por meio da interpretação e aplicação das tecnologias educacionais presentes nesse contexto. (livro-base, p. 110-111)
Resposta:
A utilização dos materiais didáticos no processo educacional tem o objetivo de ajudar o professor a passar os conteúdos de uma forma mais dinâmica, que atraia a atenção dos seus alunos.Ou seja são instrumentos que que servem para ajudar o professor a realizar o trabalho pedagógico visando a construção do conhecimento por meio da interpretação e aplicação dos meios tecnológicos presentes.
Questão 5/5
Lei ao fragmento do texto :
 
[...] em 2004, com a Lei n° 10.861, foi instituído o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), o qual avalia as instituições a partir de indicadores inter-relacionados, dos quais destacam-se o ensino, a pesquisa, a extensão, a gestão, o desempenho discente, o corpo docente e a infraestrutura.
Fonte: DALMOLIN; A. M. T. Avaliação institucional e gestão democrática na educação superior brasileira, segundo dois periódicos da área da educação. IX Anped Sul – Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul,2012, p. 1. Disponível em: < http://www.portalanpedsul.com.br/admin/uploads/2012/Politica_de_Educacao_Superior/Trabalho/05_40_28_2956-7383-1PB.pdf>Acesso em: 05 abr. 2015.
 
Apresente as condições que ajudam a dar consistência à avaliação institucional como processo:
Nota: 20.0
Espera-se que o acadêmico apresente em seu texto os seguintes conceitos: (Livro-base, p. 106)
A avaliação institucional necessita ser útil, beneficiando a todos os envolvidos.
A avaliação institucional precisa ser viável, principalmente em termos de possibilidade e viabilidade de execução.
A avaliação institucional deve ser exata, tendo em vista a necessidade de sua condução correta e do emprego de instrumentos adequados para obtenção de informações confiáveis.
Resposta:
As condições que ajudam a dar consistência à avaliação institucional são os indicadores inter-relacionados que destacam o ensino oferecido pela instituição, avaliando o desempenho dos discentes na aquisição dos conhecimentos transmitidos pela instituição. Na formação do corpo docente, ou seja se os professores estão em constante busca por novos métodos de transmitir os conhecimentos para que todos os alunos realmente assimilem os conteúdos.

Outros materiais