Buscar

AD1 Sociologia

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ / UAB
Curso de Licenciatura em Pedagogia – modalidade EAD
Avaliação à distância 1 – 2018.
Disciplina: SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO		
Coordenador (a): 	ADRIANA DE ALMEIDA
Aluno (a): ANDREZA TORMEN DE FAIRA REIS
Matrícula: 18112080263
Polo: Três Rios 
Tutor presencial: LEANDRA JACINTO 
Questão 1: Observe as imagens abaixo:
FIGURA 1: População em situação de rua FIGURA 2: Crianças trabalhando na praia
As imagens acima retratam problemas sociais presentes na sociedade contemporânea. Vimos nas primeiras aulas que a intensificação do processo de urbanização, a partir da década de 1950, resultou na expansão das atividades industriais, atraindo cada vez mais pessoas para as cidades. Contudo, a falta de planejamento gerou inúmeros problemas de ordem social; considerando as discussões sobre o surgimento e o papel da Sociologia na sociedade contemporânea:
Indique porque, do ponto de vista sociológico, as situações das figuras 1 e 2 são problemas sociais. (2,0)
R.: De acordo com o material de estudo, a revolução industrial ocasionou a intensificação do processo de urbanização e nasceu assim o capitalismo em que uns possuíam os meios de produção e outros, a força de trabalho. As classes sócias assim de dividiam em ricos e pobres. As figuras acima são problemas sociais fruto da desigualdade social ocasionada pela corrida do capitalismo. O capitalismo não é a única causa dessa desigualdade, outros fatores também contribuem como o cultural por exemplo. 
Relacione o fato apresentado nas imagens com o problema da evasão escolar, o crescimento da educação de jovens e adultos e da educação a distância. (2,0)
R.: Muitos jovens deixam os bancos escolares motivados pela desigualdade social. Os mais carentes precisam, muitas vezes, largar os estudos para trabalhar, para ajudar os pais na criação dos filhos mais novos entre outros motivos. Fato é que ao perceber que a educação pode ser uma alavanca para projetá-los no mercado e trabalho e assim conseguir uma ascensão social eles retornam aos estudos que são oferecidos a pessoas que não tiveram oportunidade de cursar na idade certa, trata-se da Educação de Jovens e Adultos (EJA) onde estes jovens e adultos não precisam de deixar o trabalho para terminar seus estudos. E ainda, nessa mesma linha de raciocínio, aparece também a educação a distância. 
QUESTÃO 2: A partir das questões levantadas nas aulas 1 e 2 sobre as teorias sociológicas clássicas, apresente ao menos duas diferenças entre as visões de Émile Durkheim, Karl Marx e Max Weber sobre desigualdade social. Complemente sua resposta analisando se essas teorias auxiliam na compreensão dos fenômenos sociais da sociedade contemporânea. (6,0)
R.: Émile Durkheim via que a desigualdade social não era fruto da economia gerada pelo capitalismo. Ele pensava que quem determinava a conduta do indivíduo era a sociedade. Falava também em fatores sociais exteriores, coercitivos e gerais. Que a divisão das duas classes sociais era determinada pelo trabalho e a alienação.
Karl Marx via que a desigualdade social era gerada pelo capitalismo. Via que o motor da desigualdade que vem do capitalismo era gerado pelo conflito intenso entre as classes dirigentes x subalternos. Que o tratamento entre ricos e pobres não era o mesmo e que a economia explica a sociedade.
Max Weber via que a desigualdade social não possuía uma única causa. Ele analisa o indivíduo. Pensava que a sociedade é produto das consequências das ações individuais e que o comportamento individual era determinado pelo grupo.
Certamente a análise dessas teorias nos auxiliam muito na compreensão dos fenômenos sociais da sociedade contemporânea buscando assim soluções necessárias para compreensão do mundo e poder transformá-lo.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes