Buscar

Histórico, Objetivos e Campos de Aplicação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Técnicas de Investigação de Personalidade – Airton (PS5B17)
Rorschah
Histórico e Objetivos da Técnica
Hermann Rorschah (1884-1922) se forma médico e publica “Métodos e Resultados de experimentos de diagnóstico através da percepção”. Buscava encontrar padrões nas respostas das pranchas para diagnosticar os pacientes através da comparação de respostas dos pacientes e criando, assim, uma prova para analise da personalidade discutida, ampliada e modificada por inúmeros autores – sua morte prematura interrompeu seus estudos, mas deram seguimento na Europa e posteriormente nos Estados Unidos no final da década de vinte. Não se apoiou tanto no que o sujeito via, mas na maneira com que o sujeito manuseava o material. Seu alvo era descobrir “como” antes de “o que” a pessoa experimentava, uma vez que envolve muito mais um processo de construção e não de mera identificação de imagens. De que forma as imagens eliciam sensações de outra natureza psíquica?
Utilizou 188 esquizofrênicos e 117 normais para padronização do teste.
Campos de Aplicação
Antropológico: 
estudo da visão de mundo e das mentalidades em diferentes culturas (funcionamento das pessoas de determinada cultura, ex. suicídio coletivo dos índios)
Clínico:
estudo dos distúrbios mentais e níveis de comprometimento do psiquismo (identificar uma psicose, neurose; verificar se tem recursos para melhorar. Conativo: disposição para a ação e também para freá-la. Como a pessoa engloba a tudo que está percebendo?)
Psicologia Genética:
 estudo dos processos envolvidos em diferentes fases do desenvolvimento
Judiciário:
estudo da ocorrência de distúrbios cognitivos, motores ou emocionais que afetam o julgamento de realidade e provocam desvios de comportamento
 Orientação Vocacional:
 estudo dos recursos e interesses pessoais do examinando
Seleção e integração profissional:
para a orientação e seleção profissional, o examinador deverá levar em conta os recursos individuais desejáveis ao exercício de cada profissão e aos diferentes cargos exercidos em cada uma delas. Considerar ainda os desvios de personalidade ou as carências cognitivas e práticas que interditam o exercício eficiente de uma tarefa

Outros materiais