Buscar

Metodologia Científica - Resumo analítico - texto mona lisa

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Trabalho de Metodologia Científica
Professora: Leila Franco
RESUMO ANALÍTICO
	Finalmente alguns dos segredos que Mona Lisa vem guardando por mais de 500 anos estão sendo desvendados. Um destes segredos é a identidade da modelo retratada por Leonardo Da Vinci. Pesquisadores do Conselho Nacional para Valorização do Patrimônio Histórico, Cultural, Arquitetônico e Ambiental da Itália afirmaram, após fotografar a obra em altíssima resolução, terem encontrado informações que garantem que o rosto é formado pela fusão dos semblantes de um homem (Salai, servo e aluno do pintor) e de uma mulher (Lisa Ghirardini, italiana que encomendou o quadro). 
Segundo os pesquisadores, a parte inferior do rosto, foi inspirada em Salai, com quem o pintor conviveu por mais de vinte anos, e a parte superior seria de Lisa Ghirardini, casada com um comerciante de Florença. Os pesquisadores explicam a fusão com a ideia de que Da Vinci teria tido uma relação amorosa com ambos os modelos e, além disso, acreditam que as imagens de ambos os modelos formam uma expressão de contrastes. Segundo Silvano Vicenti, diretor responsável pelo estudo, a dualidade masculino e feminino é usada para representar o mundo em seus contrastes. 
Em 19 de Dezembro, os pesquisadores já haviam anunciado que descobriram letras nas pálpebras de Mona Lisa. As consoantes S, B, D, as iniciais CE estariam sobre o olho direito e a inscrição LV no olho esquerdo, mas análises subsequentes mostraram que apenas as letras S e L estão gravadas, no olho direito e esquerdo respectivamente. Segundo os estudiosos, a primeira letra se refere à 1503, ano em que o quadro começou a ser pintado pois o pintor trabalhava nesta época para a família Sforza. Já o L vem do nome do autor. 
	Outra novidade trazida pelas pesquisas italianas é um detalhe quase imperceptível da obra. Acima do ombro de Mona Lisa está representada uma ponte sobre a qual foi gravado o número 72. No início acreditou-se que a ponte retratada era a ponte de Bobbio, e que os algarismos referiam-se ao ano de 1472, ano a qual foi demolida. Novos estudos mostraram, que na verdade se trata de uma estrutura localizada na região do Arno, devido as características arquitetônicas medievais representadas na ponte pintada. Quanto ao número 72 os pesquisadores acreditam que vai muito além da demolição de uma obra sem qualquer interesse público. Na cabala, filosofia bastante difundida durante o renascimento, o sete refere-se à criação do mundo de Deus, já no cristianismo está relacionado com os sete sacramentos. Já o número dois, segundo o pesquisador, representa a dualidade, o princípio e o fim.
	Apesar de parecem estranhos aos olhos do século 21, a presença de segredos eram comum nas obras da época. “Faz parte de uma corrente de pensamento em que a obra tem um função que vai além da estética”, explica a professora de arte, Tatiana Fernandes. No entanto o mistério ainda está longe do fim e novas informações ainda podem surgir “Isso porque Leonardo não representou só o aspecto físico mas também sua alma” conclui. 
Palavras-chave: Enigma; Cabala; Leonardo da Vinci.
Jôicy Francisca Silva – Comunicação Social – 1º período – noturno
UEMG – Universidade do Estado de Minas Gerais – Frutal MG

Outros materiais