Buscar

Metodologia Científica - Resumo crítico - texto mona lisa

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Trabalho de Metodologia Científica
Professora: Leila Franco
RESUMO CRÍTICO
	Finalmente um dos maiores enigmas da história da arte parece estar se resolvendo. Pesquisadores do Conselho Nacional para Valorização do Patrimônio Histórico, Cultural, Arquitetônico e Ambiental da Itália dizem ter descoberto a identidade da modelo da tão misteriosa obra: Mona Lisa. Segundo os pesquisadores Leonardo Da Vinci teria usado dois modelos. Da Vinci teria representado Salai, seu servo e aluno do nariz para baixo e do nariz para cima, Lisa Ghirardini, italiana que encomendou o quadro. Para explicar esta fusão além da hipótese de que ele teria tido relações com ambos os modelos, os pesquisadores acreditam que a dualidade masculino feminino teria sido usada para representar o mundo em seus contrastes. 
	Pouco tempo atrás, o grupo de pesquisadores italianos já haviam divulgado a descoberta de letras nas pálpebras de Mona Lisa. As letras S e L estão gravadas respectivamente do lado direito e esquerdo. De acordo com a pesquisa, o S se refere a família Sforza, para qual o pintor trabalhava no ano em que iniciou o quadro. Já o L, seria a inicial do nome do pintor, representando a relação dele com a obra. 
	As explicações para tantos enigmas e para a demora em solucioná-los plenamente baseia-se na ideia de que Mona Lisa não deve ser vista apenas como uma obra, deve ser lida em várias camadas pelo fato de representar os princípios fundamentais do humanismo e a síntese da vida e do pensamento de Da Vinci, considerando-a assim como um testamento pictórico do pintor.
	Outra novidade também trazida pelas pesquisas italianas diz respeito a um detalhe quase imperceptível na obra: acima do ombro de Mona Lisa, está representada uma ponte sobre a qual foi grafado o número 72. No início acreditou-se que se tratava da ponte de Bobbio e que 72 fazia referencia ao ano de 1472, ano em que a ponte foi demolida. Novas análises, provaram que na verdade trata-se de uma ponte que fica na região do Arno, na Toscana pela suas características arquitetônicas medievais. Quanto ao número 72 os pesquisadores identificaram uma simbologia muito mais complexa do que uma simples demolição sem qualquer interesse público. Na cabala, filosofia muito divulgada durante o renascimento, o sete refere-se à criação do mundo de Deus, já no cristianismo este número está relacionado com os sete sacramentos. Já o número dois representa a dualidade, oposição, princípio e fim, ideias que, segundo os historiadores, eram justamente o que Da Vinci queria transmitir em seu quadro.
	Símbolos ocultos, enigmas e mensagens secretas podem até soar muito estranho aos pobres ouvidos do século XXI, mas eram tremendamente comuns nas obras da época. De acordo com os estudos, grande parte dos artistas do período faziam parte de uma corrente de pensamento em que as obras possuíam funções que iam além da estética. Infelizmente para muitos o mistério ainda está longe do fim e novos dados podem surgir não só sobre Mona Lisa mas também de tantas outras obras da época que não deixam enigmáticas. 
	
Jôicy Francisca Silva – Comunicação Social – 1º período – noturno
UEMG – Universidade do Estado de Minas Gerais – Frutal MG

Outros materiais