Buscar

APOL 4

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Psicologia e Comportamento Organizacional
Sobre a afirmação sobre as dinâmicas de grupo:
“A dinâmica de grupo com foco em competências terá como objetivo a observação de determinadas competências, aquelas que são exigidas para um cargo, que chamamos de perfil de competências do cargo (PC). As situações serão programadas e preestabelecidas com objetivo de que os candidatos, no caso de uma seleção, tenham condições de utilizar essas competências, caso elas façam parte do seu repertório. ”
Pensem na seguinte situação:
Existe na empresa em que você trabalha uma vaga aberta para o cargo de Vendedor Externo e solicitaram a você que escolhesse o melhor método para levantar as competências dos candidatos. Você resolveu aplicar uma dinâmica de grupo.
O ocupante do cargo desenvolverá as seguintes atividades:
Organizar uma agenda de principais clientes.
Contatar, visitar e entrevistar clientes.
Demonstrar os produtos.
Realizar a negociação do preço do produto ou serviço, negociação do prazo, das condições de pagamento e dos descontos da pós-venda.
Organizar as datas de entrega ou retirada dos produtos ou de instalação de serviços, dependendo de cada caso.
Frente a essas atividades, quais serão as competências que deverão ser observadas e avaliadas durante a aplicação da dinâmica de grupo?
	D
	Capacidade de comunicação, flexibilidade,  Foco em resultados.
Questão 2/5 - Gestão de Recursos Humanos
As competências humanas têm um valor social inequívoco. Justifica-se, assim, o interesse dos gestores do trabalho por elas. Querem saber como nascem e se desenvolvem, como podem ser estimuladas e administradas tendo em vista o aumento da produtividade e a melhoria da qualidade de processos e produtos.
A gestão do desenvolvimento e uso das competências dentro de um contexto de valorização do trabalho humano, numa perspectiva de qualidade social, visando o interesse coletivo, constitui uma questão estratégica para a construção de uma sociedade superior em generosidade, participação e distribuição social. Trata-se, da afirmação da subjetividade ativa, criadora e crítica dos indivíduos, condição imprescindível para o desenvolvimento livre de seus potenciais e a realização do sentido da vida.
Para o desabrochamento das competências humanas e o pleno cumprimento de suas funções de emancipação é preciso, no entanto, que a sociedade favoreça a distribuição social, que as pessoas tenham acesso a recursos (cognitivos, relacionais, instrumentais, etc.) para que possam articulá-los e mobilizá-los. Além do acesso às informações, aos meios de trabalho adequados, é também fundamental que haja liberdade no processo de trabalho, para que o exercício da autonomia seja de fato, o julgamento possa ser realmente crítico e a criatividade não seja regulada.
Considerando o texto apresentado, avalie as afirmações  a seguir.
I. O desenvolvimento das competências depende do acesso aos bens intelectuais e tecnológicos da sociedade.
II. Os gestores empresariais se preocupam com as competências dos funcionários em função de uma maior produtividade e qualidade dos produtos.
III. O aprimoramento das competências pessoais contribui para a formação de uma sociedade mais avançada e justa.
IV. A liberdade e autonomia dos funcionários no ambiente de trabalho prejudicam o desenvolvimento das competências.
 
É correto apenas o que se afirma em:
	B
	I, II e III, apenas.
Questão 3/5 - Gestão de Recursos Humanos
A forma de administrar as pessoas nas organizações, a situação de trabalho, as relações com os funcionários e as exigências do entorno tem variado nos últimos anos. Uma ferramenta indispensável para enfrentar os novos desafios das empresas hoje,  é a Gestão por Competências. Esta ferramenta favorece o desenvolvimento e comprometimento das pessoas, ajudando a elevar a um grau de excelência as competências de cada um dos indivíduos envolvidos nos processos da empresa. Trata-se de dispor de competências adequadas e no momento certo, para responder aos  compromissos e desafios adquiridos pela organização.
Com base nessas informações quais seriam as atividades, passos, para a implantação de um modelo de Gestão por Competências?
I. delinear um modelo básico de competências genéricas com base principalmente no planejamento estratégico.
II. definir as competências requeridas com base nos processos da organização.
III. Identificar e avaliar as competências existentes entre os funcionários e na organização como um todo.
 
É correto o que se afirma em:
	B
	II e III, apenas.
Questão 4/5 - Psicologia e Comportamento Organizacional
Estudamos que “para a formação do empreendedor é preciso construir em suas características pessoais um processo de criação visionária, no qual a compreensão do setor onde se pretende atuar, conjugada à visão clara das expectativas do mercado, e com base nos relacionamentos estabelecidos (...) leva a criação de um novo conceito de si mesmo (...)”.
Aplique esse conceito na história relatada abaixo:
Márcia é uma das designers da B&H, uma empresa 100% brasileira. A empresa é conhecida principalmente pelas donas de casa que necessitam fazer as atividades domésticas cada vez mais sozinhas e em um tempo cada vez mais curto.
Márcia tem desenvolvido uma série de acessórios para cozinha e acabou de criar algo inovador. Uma lixeira que separa e tritura os resíduos gerados no dia a dia. Mas a maior inovação é que essa lixeira acondiciona os restos de vidros que tenham sido gerados por quebra de utensílios como: pratos, copos, xícaras, entre outros.
Isso será algo que gerará um grande benefício para as donas de casa, para os lixeiros que correm o risco de se machucarem quando os vidros não são bem acondicionados e também para o meio ambiente.
Agora leiam as assertivas colocadas abaixo e respondam quais são pertinentes ou não ao perfil de criação visionária que foi desenvolvido por Márcia e reforçado pela B&H. 
I. As principais características de Márcia são a energia, liderança e criatividade e foram estimuladas pela B&H.
II. Márcia está sempre pronta a aprender, pois sabe que o processo de aprendizagem deve ser contínuo.
III. Márcia para criar tantos produtos inovadores mantém o equilíbrio entre motivação e controle da situação. Ela sabe que criar sem analisar e testar pode levar a criação de coisas inúteis.
IV. A B&H estimula o trabalho em equipe, pois está ciente que a melhor maneira de conseguir um resultado sinérgico é com grupos de trabalho motivados. Márcia para criar tantos produtos inovadores necessita o apoio de seus colegas de trabalho.
	E
	Todas as assertivas  estão Corretas.
Questão 5/5 - Gestão de Recursos Humanos
Uma abordagem diferenciada é proposta por Philippe Zarifian, que destaca três características do sistema produtivo atual de grande importância para o entendimento dos desafios da gestão por competência (ZARIFIAN, 2001):
- A primeira é a noção de incidente, que representa a capacidade de convivência com fatos imprevistos, cuja ocorrência altera as rotinas produtivas. Os incidentes, cada vez mais freqüentes devido à complexidade que marca a nossa época, fogem à capacidade de previsão e auto-regulação dos sistemas produtivos tradicionais. Cada pessoa precisa buscar continuamente recursos para adaptar-se às novas exigências de seu trabalho.
 - A segunda característica é a crescente importância assumida pela comunicação. Os sistemas de comunicação corporativos proporcionam a ampliação do conhecimento sobre objetivos, valores e normas da organização. A aquisição de competências relacionadas ao relacionamento interpessoal é a conseqüência mais imediata dessa situação. Faz-se necessária, também, a abertura para a constante interação e troca de informações com outras pessoas, setores da organização e com o ambiente externo.
- A terceira característica destacada por Zarifian. Cada pessoa deve perceber que sua missão no trabalho não é apenas desempenhar as tarefas que lhe são atribuídas ou cumprir normas e rotinasestabelecidas. O que importa, de fato, é a capacidade que a pessoa possui para atender às necessidades de seus clientes internos e externos.
Com base nas três características por ele percebidas nos sistemas produtivos atuais, Zarifian define a competência como sendo a inteligência prática, aplicada na solução dos problemas que surgem. Essa inteligência precisa apoiar-se nos conhecimentos adquiridos, procurando constantemente revê-los e atualizá-los, de modo a adaptá-los aos desafios cotidianos.
III     A competência é uma forma de resolver problemas e desafios constantes com inteligência e sentido prático.
 
De acordo com o pensamento de Zarifian é correto o que se afirma em:
	D
	III, apenas.
 
Psicologia e Comportamento Organizacional
Você trabalha em uma empresa Multinacional a qual está presente nas regiões Sul e Sudeste d o País. Atualmente ocupa o cargo d e 
Gestor de Pessoas, sendo o responsável pelas duas Regiões. A organização possui um contingente de 70% de profissionais 
brasileiros e os 30% restantes são oriundos de outros países como o Japão, Espanha, Portugal, Estados Unidos e Alemanha neste 
grupo existem homens e mulheres. A organização verifica a necessidade de realizar uma política que contemple a diversidade de 
situações que se apresentam. Para isso, você terá que avaliar o que é essencial e fundamental que conste na mesma d e modo que 
minimize as possíveis desigualdades que possam vir a surgir destas r elações sociais no ambiente de trabalho. 
Considerando a teoria estudada na cartilha sobre Ferramentas de gestão para a igualdade, de gênero e raça, analise as assertivas 
abaixo verificando aquelas ações que melhor se aplicam para a elaboração d a política solicitada. 
I – Ações afirmativas voltadas para mulheres, negros e portadores de necessidades especiais. 
III – Ascensão funcional de acordo com a cultura instituída pela empresa e não pela democratização da diversidade. 
B - As assertivas I e III estão Incorretas. 
Psicologia e Comportamento Organizacional
Estudamos que é possível realizar a Contabilidade do Capital Humano n as organizações e com isso podemos perceber o quanto 
essa valorização é ainda algo novo de ser visualizado e aplicado pela Gestão de Pessoas em sua s ações. Sendo um assunto novo 
e importante, estudamos em nossas aulas os objetivos básicos dessa contabilização do Capital Humano. Abaixo foram elencadas algumas afirmativas que traduzem como esses objetivos devem ser desenvolvidos e quais ações repercutem na empresa a partir da aplicação da contabilidade dos recursos humanos. 
I. Melhor planejamento de recursos humanos: o que significa pensar as pessoas da organização sob uma perspectiva de presente e futuro. 
 
II. Visão de longo termo do valor dos recursos hum anos: o quanto as pessoas valem para a organização ao longo do tempo. 
 
III. Preocupação administrativa com recursos hum anos: refere -se ao empenho por parte de todos os componentes da organização 
em bem gerir as pessoas em toda a sua trajetória organizacional. 
 
IV. Melhores decisões sobre a s pessoas: pensar estrategicamente as pessoas na organização de modo a valorizar e aproveitar todo 
o seu potencial criativo e produtivo. 
E 
Todas as assertivas estão Corretas.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes