Buscar

RTP e RTCP

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Protocolos RTP e RTCP
Aluno: Antônio Alves de Lima Júnior
Professor: Antonio Gustavo
Disciplina: Redes
				 
					 Quixadá - CE
					
					 26/03/2017
					 RTP
	O objetivo do RTP é fornecer um meio uniforme para transmitir em IP dados sujeitos a restrições de tempo real. A principal função do RTP é a de aplicar números de sequência de pacotes IP para reconstituir as informações de voz ou vídeo, mesmo que a rede subjacente altere a ordem dos pacotes. O RTP permite identificar o tipo de informação transportada, acrescentar indicadores temporais e números de sequência à informação transportada e controlar a chegada ao destino dos pacotes. Além disso, o RTP pode ser veiculado por pacotes Multicast para encaminhar conversas para destinatários múltiplos. 
	O RTP é executado sobre o UDP, que é um protocolo rápido, simples, sem conexão e que combinado com o RTP é capaz de multiplexar os diversos fluxos de informações multimídia, sobre um único fluxo de pacotes UDP. O RTP é um protocolo que provê o transporte fim-a-fim das informações multimídia, fazendo uma interface entre a camada de aplicação e de transporte. 
Os cabeçalhos dos protocolos de transporte não fornecem nenhuma informação sobre o tempo de transmissão dos pacotes. Essas informações possibilitam ao receptor tentar compensar atrasos, tais como o jitter e a latência. 
	O RTP tem no seu cabeçalho tem um campo especifico para as informações de tempo , em destaque na figura a seguir. Essas informações são usadas para determinar o jitter e outros atrasos na rede. 
	Para monitorar a qualidade de serviço o RTP faz uso de um protocolo de controle chamado RTCP. Esse protocolo não transporta quaisquer dados e a sua principal função é fornecer feedback sobre as informações de propriedade de rede para os participantes de uma conferência multimídia. 
	Os pacotes de controle carregam uma identificação que associa os dados transferidos aos seus participantes. Para tornar o controle mais eficiente todos os participantes da conferência enviam pacotes RTCP periodicamente, sendo que o consumo de banda desses pacotes não deve superar 5% da banda consumida pela sessão. 
	O RTCP usa o mesmo método de envio dos pacotes RTP, porém em porta UDP diferente. Esse protocolo envia periodicamente aos participantes de uma sessão as informações de controle. As fontes RTP podem usar essa informação para ajustar a sua taxa de comunicação, enquanto que outros receptores podem determinar se os problemas na qualidade do serviço são locais ou gerais. 	
							 
					 RTCP 
	O protocolo RTCP baseia-se em transmissões periódicas de pacotes de controle por todos os participantes da sessão. É um protocolo de controle dos fluxos RTP que permite veicular informações básicas sobre os participantes de uma sessão e sobre a qualidade de serviço. 
	O protocolo RTCP realiza basicamente quatro funções: 
	O RTCP provê um retorno da qualidade do serviço da distribuição de dados. Tal distribuição é parte do protocolo de transporte RTP e está relacionado com o controle de fluxo e congestionamento de outros protocolos de transporte. 
	O RTCP carrega um identificador do nível de transporte para um código RTP chamado de nome canônico ou CNAME. Já que o identificador SSRC pode mudar se um conflito for descoberto ou um programa for reiniciado, os receptores pedem o CNAME para saber a localização de cada participante. Receptores também podem requisitar o CNAME para associar múltiplos fluxos de dados de um determinado participante num conjunto de sessões RTP, para sincronizar áudio e vídeo. 
	As duas primeiras funcionalidades requerem que todos os participantes enviem pacotes RTCP, portanto a taxa deve ser controlada para que RTP possa ser escalado para um grande número de participantes. Com cada participante enviando os seus pacotes de controle para todos os outros, cada um pode observar independentemente do número de participantes. Esse número é usado para calcular a taxa que cada pacote é enviado. 
	As funções um, dois e três devem ser utilizadas em todos os ambientes, mas particularmente em ambientes de transmissão múltipla IP. Os designers de aplicações RTP devem evitar mecanismos que trabalhem apenas com uma transmissão e que não vão escalonar para um grande número de usuários. Transmissões de RTCP pode controlar separadamente os remetentes e destinatários para os casos como os links unidirecionais onde o feedback dos receptores não é possível.O protocolo ainda pode ser utilizado com o enfoque em segurança. Ele pode ser usado para encriptar a mensagem de um usuário, caso ele assim deseje. 
			Como utilizar o RTP e o RTC 
	Um canal RTP é empregado por tipo de fluxo: um para o áudio e outro para o vídeo.O RTP oferece um serviço do começo ao fim. Ele acrescenta um cabeçalho que fornece as informações de timing necessárias para a sincronização de fluxos de tempo real do tipo som e vídeo. O RTP e o RTCP permitem, respectivamente, transportar e controlar ondas de dados que têm propriedades de tempo real. 
	O RTP e o RTCP são protocolos que se situam no aplicativo e utilizam os protocolos subjacentes de transporte TCP ou UDP. Porém, a utilização do RTP/RTCP é feita, geralmente, com base no UDP. O RTP e o RTCP podem utilizar o modo Unicast bem como o modo Multicast. Cada um deles utiliza uma porta separada: o RTP utiliza a porta par e o RTCP a porta ímpar, imediatamente superior.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Outros materiais