Buscar

Gestão de Cargos e Salários

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Gestão de Cargos e Salários.
Questão 1 –
 A empresa alfabeto opera com serviços que exigem preços baixos, visto que seus serviços são oferecidos, sem grande diferenciação, por muitas empresas. O controle de custo é fundamental para que a empresa seja rentável. Como empresa de serviços, a folha de pagamentos representa parcela significativa no seu custo operacional. Nos últimos tempos, a empresa vem perdendo profissionais para outras empresas de ramos diferentes de seu, as quais têm condições de pagar melhor salario. Preocupada com o problema a Alfabeto encomendou uma pesquisa de salários convidando empresas do mesmo segmento de mercado. Verificou com a pesquisa que seus salários estão um pouco acima da média desse mercado.
Considerando as características dessa empresa, responda: Qual é a estratégia de salario que a Alfabeto deve adotar? Explique sua resposta.
A estratégia salarial de uma empresa pode atrelar o salário fixo ao cargo que o profissional ocupa, com a clara definição das atribuições, responsabilidades e competências. A metodologia focada no salário fixo é utilizada por empresas que não têm sua estrutura de cargos adequadamente estabelecida. Atribuem cargos e salários sem uma prévia organização. A metodologia focada no cargo é utilizada por organizações que fazem a gestão de sua estrutura de cargos e atrelam os salários às responsabilidades que o cargo requer do ocupante.
Questão 2/5 
Knapik (2012, p. 251) apud Dutra (2002), aponta que as organizações, cada vez mais, 
estão interessadas em estimular que as pessoas assumam a gestão de suas carreiras. 
Com base no acima exposto, relate e explique os motivos que levam os funcionários 
a serem estimulados pelas organizações com relação à gestão de carreiras.
Res: A gestão da carreira é construída e desenvolvida em duas mãos, tanto pelo profissional quanto pela organização. É importante que qualquer indivíduo se preocupe em olhar para o seu futuro profissional, para desenvolver um planejamento sobre qual caminho pretende traçar e, com isto, realizar ações para atingir suas metas. Como os indivíduos representam o capital intelectual para as organizações, estas buscam estruturar formas de trabalho que possibilitem aos colaboradores encontrarem espaço para a realização de seus propósitos profissionais.
Questão 3/5
 A remuneração por competências surge como uma forma de estabelecer uma estratégia para remunerar os colaboradores que buscam aumentar o seu desenvolvimento e a sua perfomance, agregando melhoria de resultados para a organização. Para Chiavenato (2009, p. 103), as competências constituem os atributos básicos das pessoas que agregam valor à organização. 
Quando uma organização propõe estruturar a remuneração por competências, o que ela está buscando? Identifique, na prática quais fatores ela busca.
Resp: A base deste tipo de remuneração está em estabelecer a associação de diversos fatores tais como: avaliação de desempenho, sistema de avaliação de cargos, dados de mercado para estabelecer os níveis de remuneração com também um sistema de gestão de cargos flexível suficiente para acompanhar tantas variáveis. A sua sustentação está em se criar um programa de educação continuada para que o quadro funcional esteja em constante aquisição de competências que é à base desta remuneração (FLANERRY, 1997).
Questão 4/5
 “Remunerar é uma das principais funções da organização; por essa razão, esta sempre mereceu especial atenção dos acionistas, dirigentes e administradores de empresas. Com o passar do tempo, contudo, a remuneração ganhou maior relevância, levando a administração dessa área a adquirir um matiz todo especial, à medida que foi se percebendo a grandeza dessa figura no contexto geral do trabalhador”. (MARRAS, 2012, p.2)
Dentre os elementos da remuneração podemos citar a Remuneração Básica, os Incentivos Salariais e os Benefícios, explique a diferença entre eles:
Resp: A remuneração básica refere-se ao pagamento fixo que os funcionários recebem de maneira regular e na forma de salários mensal ou salário por hora. Incentivos salariais são programas desempenhados para recompensar os funcionários com bons desempenhos, os incentivos são concedidos sob diversas formas. Benefícios quase sempre remuneram indiretamente e muitas empresas por terem uma política de tabelas de salários oferecem uma serie de benefícios que geralmente influenciam no ganho profissional. 
Questão 5/5 
Para Chiavenato (2008, p.271): “Benefícios são certas regalias e vantagens concedidas pelas organizações, a título de pagamento adicional dos salários, à totalidade ou a parte de seus funcionários. Constituem geralmente um pacote de benefícios e serviços que é parte integrante da remuneração do pessoal.” Ainda citando Chiavenato (2008, p.271)”: “(...) os benefícios, além do seu aspecto pecuniário ou financeiro, servem para livrar os funcionários de uma série de transtornos, como a busca de meios de transporte até a companhia ou a procura de restaurantes.” 
 O programa de benefícios atende dois campos de objetivos, da organização e dos indivíduos. Com base nessas informações podemos citar dois tipos de benefícios, os compulsórios e os espontâneos. Descreva cada um deles.
Resp: Os compulsórios procuram preencher as lacunas ou carências da previdência social do sistema educacional e dos demais serviços prestado pelo governo ou pela comunidade; os espontâneos são planos que trazem benefícios de acordo com as necessidades de cada pessoa, sendo que a pessoa não utiliza este beneficio.

Outros materiais