Buscar

Tecnologia aplicada na educação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Tecnologia aplicada na educação
Os recursos tecnológicos trazem muitos benefícios para a educação, no entanto muitos professores se recusam a utilizar as tecnologias na sala de aula. Assinale a alternativa que demonstra um dos fatores que justificam a não utilização das tecnologias na educação escolar pelos professores:
E- no curso de formação de professores valorizava-se muito mais os conteúdos específicos em detrimento das disciplinas pedagógicas.
A formação de professores deve procurar desenvolver competências pedagógicas, tecnológicas e didáticas referentes ao conhecimento do professor sobre sua disciplina, habilitando-o para trabalhar na educação escolar. Assinale a alternativa que indica competência a docência.
Utilizar pedagogicamente os recursos existentes na escola (retroprojetor, televisão, computador, internet, cartazes, outros...).
Planejamento
Orientar trabalhos em grupo orientados
Colocar o aluno como protagonista nas ações
(E) todas estão corretas
As tecnologias da informação e da comunicação conduzem a novas formas de atividades mentais, que afetam o modo de agir e de pensar do individuo. Assim, as inovações tecnológicas podem ser consideradas agentes de mudanças, propiciando novas formas de acesso a informação novos estilos de raciocínio e de conhecimento. Assinale alternativa que demonstra a nova categoria do conhecimento neste mundo tecnológico.
Digital 
A aquisição da informação dependera cada vez menos do professor. As tecnologias podem trazer hoje dados, imagens, resumos de forma rápida e atraente. Leia os itens a seguir e assinale e alternativas que demonstra qual o papel do professor neste contexto.
Ajudar o aluno a interpretar esses dados
Ajudar o aluno a relacionar os dados
Ajudar os alunos a contextualizar os dados
Passar as informações para os alunos
(Resposta b) 1 2 3
No período de 1950 a 1960 a educação brasileira vivenciou um cenário tecnicista. Assinale a alternativa que caracteriza este cenário na educação.
Imposição aos professores para utilizarem técnicas baseadas nas teorias comportamentalistas, defendiam a autoaprendizagem, mas impunham excessivo rigor para se construir um plano de ensino. 
Percebe- se a não valorização das tecnologias por parte de alguns professores, ou seja, muitos não as utilizam pedagogicamente em sala de aula. Assinale a alternativa que demostra uma das razoes da não valorização das tecnologias na educação, oriunda de formação dos professores.
As disciplinas pedagógicas são vistas apenas como obrigação para se ter um diploma. 
Pierry Levy (1993), afirma que a comunicação pode ser apresentada de três formas diferentes: oral, escrita, e digital. Segundo o autor, uma se apresenta de forma veloz que as demais.
D - digitais 
Ao atualizar o videio na sala de aula o professor poderá questionar como são apresentadas a s ideias de justiça, trabalho, amor, mundo e como cada aluno participante julga esses valores. Diante do exposto, assinale a alternativa que identifica esse processo utilizado pelo professor.
E- analise da ideologia do programa
Em um ambiente virtual de aprendizagem, cada pessoa tem a oportunidade de percorrer distintos caminhos, nos e conexões existentes ente informações, textos e imagem; criar novas conexões, ligar contextos, mídias e recursos. Colaboradores e alunos logados ao ambiente virtual da nossa instituição executam as ações dos aplicativos google no próprio ambiente de ensino e aprendizagem (moodle). Assinale a alternativa que identifica a que são incitadas os participantes de um ambiente virtual de aprendizagem.
E- todas alternativas estão corretas
O computador e a internet estão cada vez mais presentes na escola. Assinale a alternativa que não identifica o pensamento de José Manuel Moran no seguinte aspecto “os alunos devem ultrapassar a tecnologia”.
D- assistir programas televisivos

Outros materiais