Buscar

Apol 4 Sistema de Informação de Marketing

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Sistema de Informação de Marketing
Estudamos que a pesquisa de marketing auxilia a empresa a entender as mudanças do mercado para enfrentar a alta competitividade experimentada no mundo atual, examinando tendências e alterações de comportamento, identificando novas oportunidades de mercado e possíveis ameaças para o negócio.
De acordo com o que vimos sobre as fases da pesquisa de marketing, analise a sentença abaixo e após selecione a alternativa que corresponde à descrição citada:
“Exige decisões sobre fontes de dados, abordagens e instrumentos de pesquisa, plano de amostragem e métodos de contato. A fonte pode utilizar dados primários, secundários ou ambos. Estes são armazenados dentro de um banco de dados de marketing, chamado database, pois organiza informações sobre consumidores atuais e consumidores potenciais e é preparado de acordo com os propósitos de marketing da empresa.”
	
	A
	Definição do problema e dos objetivos de pesquisa
	
	B
	Desenvolvimento do plano de pesquisa
	
	C
	Coleta de informações
	
	D
	Análise das informações
	
	E
	Apresentação dos resultados
Questão 2/5 - Sistema de Informação de Marketing
O CRM é muito mais do que software, ele é uma filosofia organizacional. Para que uma empresa prossiga com a construção de um CRM que seja eficiente e que traga inúmeros ganhos na relação empresa-cliente, ela deve saber qual o melhor CRM que se adapta a realidade dela.
Analise esses elementos a seguir, e enumere na ordem sequencial:
I - CRM Social.
II - CRM Analítico.
III - CRM Colaborativo.
IV - CRM Operacional.
(  ) É a forma de interagir com o cliente, por meio das mídias sociais, e ainda de enriquecer os dados e informações sobre ele, com base nas informações encontradas em seus perfis nas redes sociais.
(  ) É a aplicação de uma tecnologia de informação que permita a automação e a integração de todos os pontos de contato do cliente com a empresa. Neste caso, todos os canais de contato devem estar preparados, não só para permitir essa interação, mas também para garantir, resultantes para o resto da organização, o fluxo adequado dos dados.
(  ) É a aplicação da tecnologia de informação para melhorar a eficiência do relacionamento entre cliente e empresa. Neste caso, estamos falando sobre a automação do relacionamento com os clientes nos call centers e nas forças de venda, que são a interface direta com eles.
(  ) Componente do CRM que permite identificar e acompanhar diferentes tipos de clientes dentro da carteira de clientes de uma empresa. De posse dessas informações, pode-se determinar qual estratégia seguir para atender às diferentes necessidades dos clientes identificados. Através de tratamento diferenciado, pode-se conseguir uma redução significativa dos custos de atendimento aos clientes.
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	I, III, II, IV.
	
	B
	III, II, I, IV.
	
	C
	II, IV, I, III.
	
	D
	I, III, IV, II.
	
	E
	II, I, III, IV.
Questão 3/5 - Comportamento do Consumidor
Os compradores organizacionais, conforme Kotler (2000), agem de acordo com muitas influências ao tomarem suas decisões. Quando as ofertas dos fornecedores são parecidas, eles podem passar a dar mais valor ao tratamento pessoal que recebem. Quando, por outro lado, há uma variação substancial entre as ofertas, aumentam as suas responsabilidades pelas escolhas e os fatores econômicos recebem maior atenção.
Baseado nos conceitos abordados sobre o comportamento de compra organizacional marque V (Verdadeiro) ou F (Falso) e em seguida escolha a sequência correta:
(  ) As relações complexas com o cliente caracterizam as negociações no nível empresarial.
(  ) Em grandes organizações, as decisões em grupo são menos comuns do que as individuais.
(  ) A compra organizacional é resultado de uma série de decisões tomadas durante todo o processo. 
	
	A
	V – V – F
	
	B
	F – V – V
	
	C
	V – F – V
	
	D
	V – F – F
	
	E
	F - F - F 
Questão 4/5 - Sistema de Informação de Marketing
O Sistema de Informações Mercadológicas é um sistema composto por pessoas, equipamentos e procedimentos. Para Kotler (1998) citado por Paixão (2011), essa composição tem por objetivo coletar dados dos ambientes da empresa, selecionar os que são relevantes, analisar as informações, avaliar sua qualidade e distribuí-las de acordo com as necessidades dos tomadores de decisões em marketing. Kotler (1998, 2000) divide o SIM em quatro subsistemas.
Analise a sentença abaixo e após selecione a alternativa correspondente.
“Esse sistema é um conjunto de dados, sistemas, ferramentas e técnicas, com softwares e hardwares como suporte, por meio dos quais uma empresa coleta informações relevantes oriundas dos negócios e do ambiente e as transforma em uma base para a ação de marketing.”
	
	A
	SISTEMA DE REGISTROS INTERNOS
	
	B
	SISTEMA DE INTELIGÊNCIA DE MARKETING
	
	C
	SISTEMA DE APOIO À DECISÃO DE MARKETING
	
	D
	SISTEMA DE PESQUISA DE MARKETING
	
	E
	SISTEMA DE INTELIGÊNCIA GERENCIAL
Questão 5/5 - Comportamento do Consumidor
Aprendemos que ao contrário do consumo individual, a compra organizacional se configura como um processo complexo e nunca isolado. Várias características que encontramos presentes no ambiente do marketing organizacional foram enumeradas por Kotler, desta forma, relacione a coluna do tipo de característica com a de seu respectivo conceito, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
COLUNA 1 
1 - Poucos compradores
2 - Grandes compradores
3 - Relacionamento estreito entre fornecedor e comprador
COLUNA 2
(  ) Há uma grande concentração do volume de negócios no mercado empresarial.
(  ) No mercado empresarial, o número de compradores é muito menor do que no mercado de consumo.
(  ) Devido ao menor número de clientes existentes entre as indústrias, os fornecedores podem personalizar a oferta, pois conhecem mais profundamente a sua clientela.
	
	A
	2 – 3 – 1
	
	B
	3 – 2 – 1
	
	C
	2 – 1 – 3
	
	D
	1 – 3 – 2
	
	E
	1 - 2 - 3

Outros materiais