Buscar

Avaliação Parcial ECA 6

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

a Questão
	
	
	
	Um conselheiro tutelar, ao passar por um parquinho, observa Ana corrigindo o filho, João, por ele não permitir que os amigos brinquem com o seu patinete. Para tanto, a genitora grita, puxa o cabelo e dá beliscões no infante, na presença das outras crianças e mães, que assistem a tudo assustadas. Assinale a opção que indica o procedimento correto do Conselheiro Tutelar.
		
	
	Apenas colher elementos para ingressar em Juízo com uma representação administrativa por descumprimento dos deveres inerentes ao poder familiar.
	
	Não intervir, já que Ana está exercendo o seu poder de correção, decorrência do atributo do poder familiar.
	 
	Intervir imediatamente, orientando Ana para que não corrija o filho dessa forma, e analisar se não seria recomendável a aplicação de uma das medidas previstas no ECA.
	
	Requisitar a Polícia Militar para conduzir Ana à Delegacia de Polícia e, após a atuação policial, dar o caso por encerrado.
	
	Não intervir, mas tão somente chamar o juiz da Infância e Juventude.
	
	 
	Ref.: 201601921182
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Assinale a alternativa CORRETA: Com a criação do Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei no 8.069/90), alterou-se substancialmente a situação da infância e juventude brasileiras, uma vez que esta lei implementou a doutrina:
		
	
	higienista, afastando das ruas as crianças e adolescentes expostos a vulnerabilidades sociais, como medida de saúde pública.
	 
	da proteção integral, envolvendo Estado, família e sociedade na proteção dos direitos de crianças e adolescentes.
	
	repressiva, buscando-se medidas para controle das atitudes infanto-juvenis.
	
	da situação irregular, criando vários institutos de acolhimento para crianças e adolescentes, fossem infratores ou vítimas de abandono por omissão ou maus tratos.
	
	menorista, estabelecendo a proteção do vulnerável que não se ajustava a um padrão estabelecido, justificando assim, a intervenção estatal.
	
Explicação:
O art. 1º da Lei 8069/90 estabelece que a doutrina que vige desdea promulgação e entrada em vigor do Estatuto da Criança e do Adolescente é a Doutrina da Proteção Integral estabelecida na Convenção dos Direito da Criança /ONU a qual foi ratificada integralmente pelo Brasil e que foi aceita como lei interma por intermédio das normas:a) Decreto Legislativio nº 28 e, b) Decreto 99.710/90
	
	 
	Ref.: 201601469656
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Com o objetivo de garantir o desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, em condições de liberdade e dignidade, o Estado brasileiro tem o dever de garantir as necessidades das crianças e dos adolescentes, velando pelo seu direito à vida, à saúde, à educação, à convivência, ao lazer, à liberdade, à profissionalização, entre outros. Nesse sentido, é correto afirmar que o ECA:
		
	
	aperfeiçoou a doutrina da situação irregular, esposada pelo Código de Menores.
	
	reconhece que as crianças e os adolescentes são sujeitos especiais, titulares de direitos absolutos, porém não são merecedores de atenção jurídica preferencial.
	
	reconhece que as crianças e os adolescentes são sujeitos especiais, titulares de direitos absolutos e merecedores de atenção jurídica preferencial, posto que a CF, ao consagrar o princípio da proteção integral, impõe ao juiz que desconsidere a finalidade social, o bem comum e os direitos individuais e coletivos.
	
	não reconhece crianças e adolescentes como sujeitos de direitos, embora tenham estes a proteção estatal.
	 
	afastou-se da doutrina de situação irregular que caracterizou o antigo Código de Menores, haja vista este ser voltado apenas aos menores em situação irregular, isto é, àqueles que se encontram em conflito com a lei ou que se encontram privados de assistência, por qualquer motivo. O ECA, ao contrário, segue a doutrina da proteção integral, que se baseia no princípio do melhor interesse da criança.
	
	 
	Ref.: 201601468922
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Em 1874, a menina Mary Ellen sofreu inúmeros maus tratos familiares. O caso se tornou um marco na discussão dos direitos da criança. Assinale a assertiva que demonstra a base utilizada para a proteção da vítima à época:
		
	 
	Regras atinentes à prevenção de maus tratos contra animais
	
	Declaração Universal dos Direitos da criança
	
	Declaração de genebra
	
	Convenção internacional dos direitos da criança
	
	Convenção de direitos dos animais
	
	 
	Ref.: 201601534533
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Assinale a assertiva que corresponde à doutrina que rege o Estatuto da Criança e do Adolescente:
		
	
	do direito penal do menor
	
	da situação de risco
	 
	da proteção integral
	
	da situação irregular
	
	da proteção parcial
	
	 
	Ref.: 201602358160
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	A Emenda Constitucional nº 65, de 2010, a qual modificou a lei 8069/90( ECA) para incluir o jovem no art. 227 do CRFB, nos leva a seguinte questão: Qual a idade de Jovem está incluída na proteção integral do ECA, de acordo com caput do art. 2º do ECA? Marque a opção correta dentre as letras de A até a letra E.
		
	
	16 anos a 24 incompletos;
	 
	15 anos a 18 incompletos
	
	12 anos a 20 anos incompletos;
	
	14 anos a 22 completos;
	
	13 anos a 19 completos;
	
Explicação: Gabarito: Resposta correta é de 15 anos a 18 incompletos >letra C A categoria instituída pela E.C. nº 65 foi o Jovem o qual pela lei 12852/13 vai de 15 anos a 29 anos completos, mas com relação a PROTEÇÃO INTEGRAL contida no art. 2ºcaput do ECA, que é uma lei especial, será correto o item que consta de 15 anos a 18 incompletos. OBS: Não será 18 completos, pois não é exceção do § único do art. 2º da lei 8069/90. Vale lembrar que nos casos expressos em lei são do próprio ECA. Art. 2º Considera-se criança, para os efeitos desta Lei, a pessoa até doze anos de idade incompletos, e adolescente aquela entre doze e dezoito anos de idade. Parágrafo único. Nos casos expressos em lei, aplica-se excepcionalmente este Estatuto às pessoas entre dezoito e vinte e um anos de idade.
	
	 
	Ref.: 201601469677
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, é dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária. Analise as assertivas abaixo no que tange à absoluta prioridade: I - Primazia de receber proteção e socorro em quaisquer circunstâncias, além da precedência de atendimento nos serviços públicos ou de relevância pública. II - Preferência na formulação e na execução das políticas sociais públicas. III - Destinação privilegiada de recursos públicos nas áreas relacionadas com a proteção à infância e à juventude. Assinale a assertiva correta:
		
	
	Estão corretas as assertivas I e III
	
	Estão corretas as assertivas I e II
	 
	Todas as assertivas estão corretas
	
	Todas as assertivas estão incorretas
	
	Estão corretas as assertivas II e III
	
	 
	Ref.: 201602420862
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Segundo o ECA, ¿A criança e o adolescente têm o direito de ser educados e cuidados sem o uso de castigo físico ou de tratamento cruel ou degradante, como formas de correção, disciplina, educação ou qualquer outro pretexto, pelos pais, pelos integrantes da família ampliada, pelos responsáveis, pelos agentes públicos executores de medidas socioeducativas ou por qualquer pessoa encarregada de cuidar deles, tratá-los, educá-losou protegê-los.¿ Nesse sentido, entende-se por I castigo físico a ação de natureza disciplinar ou punitiva aplicada com o uso da força física sobre a criança ou o adolescente e que lhes cause sofrimento físico ou lesão. II tratamento cruel ou degradante a conduta ou forma cruel de tratamento em relação à criança ou ao adolescente que lhes humilhe, ameace gravemente ou ridicularize. III tratamento cruel ou degradante a alienação parental praticada por um dos genitores, por ser uma forma de humilhar a criança ou o adolescente. Assinale a opção correta.
		
	
	Apenas o item III está certo.
	
	Nenhum item está certo.
	
	Apenas os itens II e III estão certos.
	 
	Apenas os itens I e II estão certos.
	
	Todos os itens estão certos.

Outros materiais